Engana-se quem pensa que o trabalho remoto — ou home office, como queira chamar —, é uma alternativa pouco eficiente. 

Por inúmeros motivos, várias empresas têm adotado esse modelo de jornada profissional e, hoje, vamos te mostrar um guia rápido para ter sucesso na produtividade, caso você faça parte desse grupo. Confira!

Guia rápido do trabalho remoto

O trabalho remoto possui inúmeras vantagens, como a comodidade, conforto, flexibilidade de horários, melhor qualidade de vida, entre outros. Porém, há desafios que devem ser superados caso queira entregar um bom resultado.

Afinal, a distração com atividades exclusivas da casa, por exemplo, pode te atrapalhar e prejudicar o seu rendimento. Por isso, para fazer com que o seu trabalho remoto renda mais, siga as dicas abaixo:

1. Planeje seu dia

Assim como em qualquer empresa, planejar as atividades do dia e da semana deve ser o primeiro passo para uma jornada eficiente. 

Você pode escrever as suas prioridades em uma agenda ou planner e, conforme for realizando, risque as atividades acabadas. Ou, ainda, pode usar da tecnologia ao seu favor. 

Há várias ferramentas de otimização para gerenciar tarefas, inclusive, que contabilizam o tempo gasto nelas. Experimente o uso do Trello ou do Asana para o seu planejamento! 

2. Determine horários

Manter uma rotina com horários fixos pode facilitar muito o seu home office. Determine um horário para começar, por exemplo, oito horas da manhã, e outro para o almoço, como meio dia. 

Dessa forma, o seu corpo se acostuma e faz com que o seu dia renda mais. Além disso, respeite o horário do fim de expediente e o do almoço. Pense como se estivesse realmente na empresa. 

3. Tire o pijama

 

Tirar o pijama para trabalhar? Sim, inclusive, deve ser obrigação. Faça com que o seu cérebro entenda que, mesmo em casa, você vai trabalhar.

Ficar o dia inteiro com a roupa que dormiu pode remeter à sensação de que você está relaxando. Use roupas confortáveis, como moletom, mas caso precise fazer uma videoconferência, se vista de acordo. 

4. Evite distrações

As distrações no home office são muitas, ainda mais se você mora sozinho e precisa realizar os afazeres domésticos. Porém, você pode começar tentando evitar lazeres básicos, como não ligar a televisão, não ouvir músicas e não responder mensagens durante o seu horário comercial. 

Organize um espaço de trabalho longe dessas distrações e use os momentos de pausa (coffee break) para se entreter. 

Aplique esse guia simples e rápido na sua rotina e veja como a sua produtividade pode aumentar. Para mais dicas como essa, continue acompanhando o blog da Locaweb!

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