O trabalho remoto exige alguns cuidados e requer algumas adaptações para elevar a carga produtiva de um desenvolvedor. Organização de rotina, reestruturação de processos, uso de metodologias e revisão e teste das aplicações, estão entre as principais tarefas desta modalidade, principalmente para aqueles que querem minimizar possíveis falhas no seu backlog. E junto com tudo isso, ainda é preciso cuidar para que o mergulho nas atividades não te distancie do time e dos clientes. Bastante coisa, né?

Para te ajudar, selecionamos 5 dicas de home office para desenvolvedores serem ainda mais produtivos. Vamos conferir?

 

Navegue pelo índice

     1. Crie uma rotina 

    É comum alguns desenvolvedores lidarem com mais de um projeto, principalmente se ele faz trabalhos como freelancer ou possui uma carteira de clientes para administrar.

    Para manter tudo funcionando, precisamos nos atentar a alguns pontos que podem fazer diferença na hora de desenvolver um projeto: 

     

    Escolha um local apropriado

    Um desenvolvedor não precisa de muito para começar suas atividades: basta um computador e uma conexão a internet. Esses são os principais ativos da rotina de um dev, mas o ambiente pode interferir tanto na conexão, quanto na produtividade do trabalho. 

    Por isso, tente escolher um local que estabelece uma conexão com a internet de forma segura – não utilize redes públicas, pois oferecem menos proteção aos seus dados e, consequentemente, de dados confidenciais da empresa, do projeto ou de seu cliente. 

    Dependendo do que você está desenvolvendo, opte por um local que tenha menos interferências ou que de preferência, você possa se concentrar.

     

    Faça uma lista de tarefas

    Ao listar as tarefas necessárias, é possível organizar e compreender o que é importante e o que é prioridade no seu dia a dia. 

    Além disso, quando criamos uma lista de to do’s, conseguimos gerenciar o nosso tempo e ser mais produtivo com objetivos e metas estabelecidas. 

    Aplicativos como Evernote, Google Keep e Todoist, podem auxiliar nessa missão.

     

    Comunicação real time

    A comunicação é um recurso essencial para se manter ativo. Frequentemente a troca com outros times e contatos precisa ser feita em tempo real e de maneira instantânea. Por isso, crie grupos ou encontre aplicativos que permitam conversas em chats ou por vídeo. 

    Adicione seus contatos e fique online para garantir feedbacks e troca de informações de forma rápida. Slack e Rocket Chat, são alguns comunicadores famosos no meio Dev.

     2. Use uma metodologia

    Todo profissional possui um estilo de trabalho, seja para traçar um planejamento, executar ou concluir uma tarefa. 

    Algumas metodologias são essenciais – principalmente para quem desenvolve. Existem técnicas que aceleram a performance de um desenvolvedor e pode ser usado para o lançamento de um produto ou software até o deploy da sua aplicação. 

    Vale ainda ressaltar que as metodologias são plurais e o que principal objetivo é pela qualidade e melhoria das execuções e o avanço das entregas.

    Vamos conhecer as mais utilizadas e seus principais fundamentos?

     

    Dynamic Systems Development Method (DSDM)

    O DSDM é um dos principais métodos de desenvolvimento ágil de software e também um dos mais antigos da área. Visa acelerar a interatividade e interligar as partes incrementais, ou seja, aproxima as partes de concepção, modelagem e construção, e implementação para o desenvolvimento do projeto em conjunto. 

     

    SCRUM

    Este método se concentra no gerenciamento de tarefas baseado em time. É simples de implementar e aborda todos os aspectos de gestão, ressaltando oportunidades e ameaças. 

    As etapas evoluem semanalmente e aceleram o andamento do projeto.

     

    Extreme Programming (XP)

    Considerada uma das mais radicais, a principal concentração está entre os processos de engenharia e análise, desenvolvimento e testes frequentes ao longo do escopo que podem influenciar na qualidade final da aplicação. 

     

    MSF

    O principal conceito por trás da MSF (Microsoft Solutions Framework) é a transparência para desenvolvimento e gerenciamento dos seus softwares. O modelo também é adotado pela empresa no Vale do Silício, e entre seus principais conceitos estão a adaptabilidade e comunicação aberta durante o processo de execução. 

     

    Lean

    O Lean tem por objetivo integrar a comunicação recorrente entre as equipes e oferecer espaço para atitudes além do planejamento, ou seja, a parte operacional é uma das mais importantes e pode influenciar aspectos não esperados ao longo do projeto. 

     

    RAD – Rapid Application Development

    O RAD é considerado um dos métodos mais antigos, e separa o projeto em três partes: requisitos, design e construção. Além de servir para ressaltar aspectos importantes em cada um desses cenários, estipula um prazo de até 120 dias para conclusão (de todo escopo ou ainda, de partes primordiais).

     

    FDD – Feature Driven Development

    Foi criado em meados de 1990 e serve para se integrar a outras metodologias, isso porque na prática, o método de desenvolvimento do FDD está em dividir o processo em pequenas fases para estimular mais aceleração e direcionar esforços em cada etapa.

     

    3. Utilize ferramentas para gestão de projetos

    Organização e praticidade são fundamentais e neste quesito o uso de ferramentas são essenciais para que você e o seu time enxerguem seus avanços e quais são os próximos passos. Vamos conhecer 3 ferramentas que servem como facilitadoras para o uso de metodologias. Confira!

     

    Sprint

    15 minutos é o tempo para uma equipe se reunir e definir os próximos passos do projeto, além de atualizar a conclusão e o status das etapas anteriores. O Sprint tem objetivos claros: prazos de entrega em tempo ágil. Toda reunião deve definir uma tarefa para ser concluída até o final daquele sprint. 

     

    Kanban

    O Kanban apresenta um modelo de visualização e atualização de tarefas divididos entre to do list, doing e done. Dessa forma e seguindo a sequência as tarefas são colocadas e a equipe vai atualizando o progresso, acompanhando todas as etapas até a conclusão. 

     

    Burndown Chart

    Por aqui a previsibilidade fica em dia! O Burndown Chart fornece uma projeção dos possíveis atrasos na medida em que as tarefas são atualizadas. Dessa forma, pode-se tomar atitudes antecipadamente, levando em conta prazos finais e o tempo de andamento das tarefas. 

     

     4. Revise e teste as aplicações

    Garantir que o seu código e seu software estejam funcionando é a missão de todo desenvolvedor e para isso é necessário se antecipar para prevenir falhas.

    O ideal é que em algumas equipes existam pessoas específicas para testar a aplicação, isso porque quando desenvolvemos um projeto é natural que tenhamos vícios e que alguns itens sejam imperceptíveis aos nossos olhos.

    Entretanto, considerando o cenário de um trabalho remoto, existem formas de se antecipar a algumas falhas, principalmente antes de enviar para uma revisão mais detalhada.

    Isso é importante para garantir a qualidade das suas entregas. Por isso, chegou a hora de conhecer os aplicativos que podem te ajudar. Vamos lá!

     

    Selenium

    Uma das principais opções para quem quer avaliar a performance em diferentes navegadores e plataformas como  Windows, Mac e Linux. É compatível com diversas linguagens, como Java, PHP, C#, Python, Groovy, Ruby, dentre outras.

    É possível conduzir um teste por navegadores de forma nativa como um usuário ou remotamente pelo servidor Selenium. 

     

    TestComplete

    Aqui existem diversas opções para automação de testes para destkop, web e aplicação mobile. É possível ainda acessar um visualizador de teste e a avaliação de scripts, entre outros recursos.

     

    Telerik TestStudio

    O Telerik TestStudio inclui a avaliação de Interface de Usuário, carga e desempenho fundamentais para um software de qualidade, servindo para desktop e mobile. Além disso, é possível gravar e reproduzir testes e integrar à ferramentas de rastreamento de bugs.

     

    Testing-Whiz

    A Testing Whiz se tornou uma das opções mais utilizadas pois permite testar soluções de banco de dados, de API e aplicativos para dispositivos móveis e outros. Possui um modelo de pacote e uma série de recursos baseado em palavras-chave, dados e risco. Além disso, integra-se facilmente a ferramentas de gerenciamento. 

    5. Mantenha o portfólio em dia

    Todas as dicas anteriores também servem para atualizar seu portfólio e profissionalizar suas chances de se destacar no mercado de desenvolvimento. 

    O portfólio de um dev é a sua principal ferramenta e pode representar todos os seus conhecimentos, desafios e projetos. Não deixe de atualizar!

    +Leia mais: Criando um portfólio de desenvolvedor

    O trabalho remoto desenvolve uma série de soft e hard skills. Além disso, quando produtivo, permite grandes descobertas e muitos avanços no uso de tecnologia e desenvolvimento profissional.

    E se você chegou até aqui, chegou a hora de colocar a mão na massa (e no código!) para começar a gerar excelentes resultados nos seus projetos. Aproveite para conferir mais conteúdos e descobrir outras estratégias para o seu dia a dia.