Olá, tudo bem com vocês? Mais uma vez pokemaobr aqui vem trazendo conteúdo de qualidade para a galera que tem acompanhado o blog da Locaweb. E hoje vamos falar sobre uma linguagem que muita gente comenta, a linguagem Go (Golang).

Navegue pelo índice

    Quando e por que a linguagem Go surgiu?

    A linguagem Go começou a ser desenvolvida em 2007 e teve seu lançamento em 2009.  É uma linguagem compilada (onde o compilador traduz as instruções do código em Go para linguagem de máquina) e open source que utiliza bastante os conceitos de programação concorrente (paradigma de programação que trabalha a execução de vários processos simultaneamente, seja por meio de implementações separadas, seja por meio de threads). A estrutura de sintaxe da linguagem é bem semelhante à da linguagem C, além de em outros momentos ser bem parecida com o Pascal.

    O intuito que se tinha ao criar a linguagem é que ela pudesse ser utilizada internamente pelas pessoas desenvolvedoras do Google, já que algumas delas não estavam satisfeitas com a complexidade de algumas linguagens, como C e C++, da stack da empresa. Além de trabalhar melhor que outras linguagens como Python, Java, C, etc; o conceito de concorrência.

    Um pouco sobre a linguagem Go

    Embora a sintaxe da linguagem seja simples. A curva de aprendizado de Go é um pouco complexa, e como a linguagem é mais indicada para resolver problemas que envolvam programação concorrente e alta performance, dificilmente você verá pessoas aprendendo Go como a primeira linguagem. Embora isso seja viável.

    Uma curiosidade da linguagem é que em Go não existe o conceito de classes, nem herança, nem try/catch, sendo assim uma linguagem não indicada para desenvolvimento orientado a objetos. Por outro lado, essa simplicidade permite que pessoas desenvolvedoras experientes criem aplicações robustas e performáticas facilmente.

    Go é uma linguagem tipada estaticamente, ou seja, os tipos de variáveis são definidas durante o processo de escrita do código, na sintaxe. O que facilita bastante o processo de compilação.

    A linguagem possui garbage collector, ou seja, a própria linguagem realiza o gerenciamento de memória, “coletando o lixo” de variáveis e dados que não estão sendo utilizadas e retirando-as da memória liberando espaço para agilizar e melhorar o processo de compilação e performance.

    Para facilitar o processo de desenvolvimento a linguagem Go possui diversos pacotes que podem ser importados para sua aplicação ajudando assim na reutilização de código.

    +Linguagens de programação web que você deve ficar de olho

    Mascote Go Gopher

    Chamado de Go Gopher, o mascote da linguagem é essa coisinha linda aí embaixo. Por causa desse nome, pessoas que desenvolvem em Go são chamadas de Gophers também.

    gopher mascote linguagem go

    O que e quem utiliza Linguagem Go?

    Devido a grande performance que a linguagem tem e sua vantagem ao implementar programação concorrente. Várias aplicações utilizadas para gerenciamento de infraestrutura de sistemas e DevOps utilizam Go em seu desenvolvimento.

    Um dos casos mais conhecido é a ferramenta Docker (uma plataforma que facilita a criação e gerenciamento de ambientes isolados, chamados de containers, que ajudam demais na criação e automação de ambientes de desenvolvimento e produção em diversos softwares), o Kubernetes (orquestrador de containers desenvolvido pela Google) também é escrito em Go.

    Grandes empresas e produtos como Netflix, Paypal, Riot Games, Bitly, Globo, Uber, Dropbox utilizam Go como linguagem de desenvolvimento.

    Comunidades e eventos no Brasil

    Alguns estados do Brasil possuem comunidades de Go, mas, uma das mais ativas é a Golang SP, nela é possível participar de meetups para discussão de diversos temas sobre a linguagem. Também existe um Google Groups da linguagem, além de outras redes sociais.

    Anualmente no Brasil ocorre o maior evento de Go, a Gophercon, no evento você pode conhecer grandes nomes da linguagem em um ambiente animado, descontraído e com muito conhecimento a compartilhar. Vale a pena demais você participar desse evento se a linguagem te interessa.

    Bem, desejo que esse artigo tenha te aguçado um pouco a conhecer a linguagem Go. Se faltou alguma coisa pode entrar em contato comigo pelo meu twitter ou site.

    Um grande abraço e até a próxima.

    Quer ter mais autonomia e performance nos seus projetos? Conheça o VPS da Locaweb!

    SAIBA MAIS