Fala pessoal, como estão vocês nesse caminho para o supra sumo do desenvolvimento? Sou pokemaobr e estou aqui mais uma vez para trazer um tema muito interessante caso você queira conhecer um pouco mais do mundo do desenvolvimento, especificamente se você quiser conhecer melhor a linguagem de programação PHP.

Antes de mais nada, é importante sabermos que PHP está entre as linguagens de programação mais utilizadas no mundo e, segundo a W3Techs é a linguagem de programação back-end (server-side) mais utilizada na web:

linguagem de programação php

Dito isso, vamos conhecer um pouco da história dessa linguagem e algumas curiosidades dela.

Navegue pelo índice

    Quando surgiu a linguagem de programação PHP?

    O PHP é uma linguagem de programação criada nos meados de 1994 (criação) – 1995 (código-fonte liberado) por Rasmus Lerdorf, em sua primeira versão se tratava de scripts CGI escritos em C para substituir scripts em PERL que Rasmus utilizava em seu site pessoal. Por isso, na primeira versão da linguagem PHP queria dizer Personal Home Page, o que foi modificado posteriormente. O PHP sempre foi uma linguagem open-source.

    Um tempo depois foi lançado o pacote PHP/FI (Forms Interpreter), era um conjunto de scripts capaz de receber dados de formulários HTML e armazenar esses dados em um banco de dados. Na primeira versão do PHP/FI as variáveis eram no estilo PERL, tinha interpretação automática de variáveis vindas de formulários e sintaxe embutida no HTML.

    php linguagem

    Numa versão posterior do PHP/FI (2.0) iniciou a utilização da tag “<?” para identificar código PHP, tinham 3 tipos de variáveis (long int, double e string) e definição de funções.

    phpformhtml
    Exemplo de  form.html
    displayphp
    Exemplo de display.html

    Em seguida Zeev Surasky e Andi Gutmans se juntaram (meados de 1998) e desenvolveram a versão 3 do PHP. Eles tinham que desenvolver um e-commerce para um projeto de faculdade. Então, reescreveram a linguagem, modificaram o nome para PHP (Hypertext Preprocessor) e implementaram orientação a objetos (embrionário) para a linguagem.

    Entre 2004 e 2015, a linguagem avançou bastante no que se diz respeito principalmente a orientação a objetos, nas versões e subversões 5. Por exemplo no PHP 5.1 (2005) tivemos a implementação da abstração de banco de dados PDO, no PHP 5.2 (2006) tivemos o suporte ao JSON e a Zip, no PHP 5.3 (2009) a implementação de namespaces, o que melhorou infinitamente o gerenciamento de classes, no PHP 5.4 (2012) tivemos a implementação do servidor web embutido no PHP para o PHP ser utilizado no ambiente de desenvolvimento sem a necessidade de um servidor tipo Apache ou Nginx. Também nessa época foi desenvolvido o gerenciador de dependências do PHP, o Composer.

    No PHP 5.5 (2013) foi implementado na linguagem generators e coroutines, além de um password hashing simplificado, para ficar mais fácil mexer com senhas por exemplo. No PHP 5.6 (2014) foi feito um trabalho de otimização de memória ao ponto de que a memória usada em POST teve uma redução entre 200% e 300%.

    Após o PHP 5.6 deveria ser lançado o PHP 6 cuja principal novidade seria o suporte a UNICODE (possibilidade de trabalhar com diversos tipos de caracteres). Porém algumas pessoas já tinham lançado livros sobre a versão que nem tinha sido disponibilizada, também algumas empresas queriam fazer algumas implementações para a linguagem.

    Sendo assim a comunidade melhorou bastante a performance, implementaram o suporte a UNICODE e lançaram em 2015 a versão 7.0 do PHP que tinha suporte a classes anônimas e scalar type hints por exemplo. Além disso, houve uma mudança nos lançamentos de novas versões, passando a acontecer ano após ano no final do ano corrente.

    Atualmente, (março de 2013) estamos na versão 8.2 do PHP. As novidades da linguagem são: classes readonly, uma nova classe para gerar números aleatórios, constantes em traits e muito mais.

    +8 dicas de PHP que você deveria conhecer em 2023

    Propósitos da linguagem de programação PHP

    A sintaxe simples do PHP facilita bastante o desenvolvimento de sistemas até mesmo por pessoas com pouca experiência em programação. E é um linguagem ótima para a entrada de novas pessoas no mundo do desenvolvimento.

    Embora o PHP tenha sido criado para desenvolvimento web, a linguagem pode ser utilizada para múltiplos propósitos, seja para geração de HTML, desenvolvimento de sistemas web, consumo e desenvolvimento de APIs de diversos tipos, desenvolvimento de aplicações para console, manipulação de arquivos, raspagem de dados, manipulação de streams e sockets, entre outros.

    O PHP suporta paradigmas imperativos, funcionais, orientados a objetos, procedural e paradigmas reflexivos. Conecta facilmente com uma vasta quantidade (senão quase todos) de banco de dados. Possui uma série de padrões recomendados para desenvolvimento (PSRs)

    Além disso, o PHP possui suporte a libsodium, uma biblioteca moderna para trabalhar com: criptografia, descriptografia, assinaturas, hash de senhas e muito mais. Também possui suporte a argon2, um algoritmo de hash de senhas muito seguro, vencedor do “Password Hashing Competition”.

    como usar a linguagem php

    Ferramentas importantes PHP

    Dentre as ferramentas para se trabalhar com a linguagem PHP temos:

    Composer – gerenciador de dependências mais utilizado no PHP

    Doctrine – ORM escrito em PHP, baseado no Hibernate

    PHPUnit – Software para testes unitários em PHP

    PHPMD – Software para verificar bagunças em códigos PHP

    PHPstan – Software para análise estática de código PHP

    Frameworks PHP

    O PHP possui um vasto conjunto de frameworks para facilitar o desenvolvimento na linguagem, os três mais conhecidos são: Laravel, Symfony e Laminas (antigo Zend Framework). Além desses nomes como codeigniter, cakephp,  phalcon, Yii e muitos outros fazem com que o ecossistema da linguagem seja ainda mais completo.

    Comunidades PHP no Brasil

    Sendo uma linguagem de grande abrangência e utilização, a maioria dos estados do Brasil possui uma comunidade local de PHP. Comunidades como PHPSP, PHPRio, PHP com Rapadura (Ceará), PHPDF, PHPSC, PHPRS, GOPHP, entre outras reunem-se em eventos durante todo o ano. Um dos eventos organizados pela comunidade juntamente com a Locaweb é o PHP Community Summit, realizado anualmente. A maioria das comunidades também realizam meetups mensais de conteúdo.

    Quem usa a linguagem de programação PHP?

    Quando falamos quem usa PHP não podemos deixar de citar o WordPress. A maior plataforma de blogs do mundo utiliza PHP como a linguagem principal do projeto. Também a Wikipedia e a maioria das Wiki são escritas em PHP.

    No e-commerce podemos citar o desenvolvimento utilizando Magento, Woocommerce, OpenCart, PrestaShop, entre outros. É bom lembrar que grandes e-commerces são desenvolvidos nessas plataformas. A plataforma Tray também é desenvolvida em PHP.

    Quando pensamos em fóruns, as plataformas vBulletin, phpBB, Simple Machine Forums e Invision Power Boards por exemplo, utilizam PHP no seu desenvolvimento. Os CMS: Drupal, Moodle (plataforma utilizada na maioria das universidades no mundo como LMS), Joomla, entre outros também são em PHP.

    Empresas de todos os portes utilizam PHP. Projetos como Facebook, Slack, Yahoo, Tumblr, Melhor Envio, Sourceforge, Flickr, ClickBus, Dafiti, Ingresso Prime, Leroy Merlin, entre outras, possuem o PHP como linguagem core do negócio.

    Além disso, a Locaweb e demais plataformas de hospedagem/cloud possuem um ótimo suporte a linguagem PHP. Muito do crescimento de muitos serviços de hospedagem de sites se deu pelo crescimento da utilização da linguagem.

    A Hospedagem Dedicada é ideal para os seus projetos!

    SAIBA MAIS

    Bem, desejo que você tenha aprendido um pouco mais sobre a linguagem PHP e tenha deixado um espacinho para aprender essa linguagem e decolar no mundo do desenvolvimento.

    Até a próxima!