Atualmente, desenvolvedores são encarados como importantes pilares para a estabilidade de um negócio. Afinal, os gestores buscam uma atuação eficiente e, pra isso, querem que suas empresas utilizem soluções que facilitem as tarefas do dia a dia. Para se destacar no mercado é preciso ter uma atuação sólida, séria e, também, favorecida por recursos e tecnologias que otimizem a rotina produtiva.

Por isso, o desenvolvedor que conhece soluções que se enquadram nesse escopo se destaca. Esse é um perfil que está alinhado ao que é esperado pelo mercado nos dias atuais. Mais do que infraestrutura, é preciso entregar segurança e realizar atendimentos de qualidade em seus projetos — preocupação que também pode ser percebida em gestores de pequenas empresas de hospedagem de sites, agências de desenvolvimento web, além de empreendedores e empresários.

Quando o assunto é administração financeira e gestão de clientes, entre as possibilidades está a necessidade de um painel de gestão de pagamentos. Ele automatiza cobranças e faz a integração com soluções indispensáveis nos dias atuais, como os gateways de pagamento.

Com um WebHost Manager Complete Solution (WHMCS) é possível obter desde economia de tempo, até segurança e a garantia de envio de boletos nas datas corretas. Ficou interessado? Continue a leitura para compreender como funciona o painel de gestão de pagamento WHMCS e conheça as vantagens da ferramenta.

O que é o painel de gestão de pagamentos WHMCS?

O WHMCS é um aplicativo integrado que tem como função a automação de faturamento de host. Trata-se de um software que otimiza tarefas diárias, simplificando processos — além de reduzir custos atrelados à atividade. Esse painel de gestão de pagamento é uma opção para o cliente que contrata a revenda de hospedagem VPS cPanel, com a Locaweb.

A plataforma entrega:

  • integração ao WHM cPanel;
  • automação de cobrança;
  • agendamento de solicitação de cobrança;
  • geração de boleto;
  • integração com gateways de pagamento;
  • relatórios financeiros e estatísticos.

Outra funcionalidade é uma ferramenta de suporte via sistema de ticket. Ela conecta a empresa, revendedor e desenvolvedor, fazendo uma ponte com o cliente para a resolução de possíveis problemas.

Ficou interessado? Falaremos, a seguir, sobre o funcionamento do painel de gestão de pagamentos.

Como funciona essa ferramenta?

Com o uso da solução o desenvolvedor consegue cadastrar seus clientes de revenda de hospedagem no WHCMS. Isso automatiza a cobrança dos clientes inseridos na plataforma. Com a inserção das informações necessárias, é possível registrar no painel a geração de boletos por tempo pré-determinado — seja três meses, seis meses, um ano, entre outras opções.

É preciso entender que, sem o WHCMS, o desenvolvedor precisa gerar os boletos de cada cliente de forma manual. Ou seja, junto ao banco, por unidade, fazendo a cobrança e se preocupando com a organização das informações financeiras.

Porém, essa não é a única funcionalidade do painel de pagamentos. O WHCMS também possibilita que sejam criados alertas automáticos de envio de cobrança, caso o cliente esqueça de quitar o boleto. Esse é um recurso que contribui até mesmo para a redução da inadimplência, uma questão que preocupa os empresários.

Outras vantagens, como a integração com gateways de pagamento dos principais bancos, somam-se aos diferenciais do WHCMS. Explicaremos melhor a seguir.

Quais as vantagens do WHMCS?

A principal vantagem existente no uso de um painel de gestão de pagamentos WHMCS é a automatização do processo de cobrança. Como o desenvolvedor não precisa fazer esse trabalho manualmente, o ganho de tempo é enorme e escalável — ou seja, quanto mais clientes existirem com a revenda, mais tempo será ganho.

Outro ponto de melhoria nos processos diz respeito à organização da rotina de cobrança dos clientes. Como os boletos são disparados automaticamente, a chance de esquecimento na geração de algum documento, por parte do desenvolvedor, é zero. Essa vantagem também transmite mais confiança para o empresário, assim como tranquiliza o profissional de tecnologia.

Ou seja, com o uso do painel de pagamento WHMCS a atuação do desenvolvedor, no campo da gestão de cobranças, é simplificada. Isso reduz a possibilidade de não recebimento de pagamentos por alguma falta de organização ou por esquecimento.

Ou seja, os benefícios do WHMCS são:

  • segurança e praticidade nas atividades diárias;
  • maior controle da gestão de pagamentos dos clientes;
  • otimização de processos, com economia de tempo e dinheiro;
  • solução segura e escalável, pensada para negócios de vários portes.

Agora que você já conhece as vantagens do serviço disponível para os clientes Locaweb que contratam a hospedagem cPanel VPS, saiba como usar o WHMCS.

Como começar a utilizar o serviço?

Ao contratar algum dos planos de revenda cPanel com VPS da Locaweb, o desenvolvedor passa a contar com os serviços e funcionalidades do painel de pagamentos WHMCS, melhorando a infraestrutura de suas entregas. Por meio dele, o painél WHM se integram ao WHMCS ao configurar planos de hospedagem para os clientes.

Para utilizar, basta fazer a integração entre o WHMCS e cPanel, nas configurações do painel web host manager (WHM). Dessa forma, o WHMCS faz a leitura dos pacotes. Isso permite que sejam criadas contas em ambos (automaticamente).

Com essa configuração, o WHMCS também permite o acesso ao WHM e cPanel sem necessidade de inserção de endereços e usuários. Além disso, a Locaweb disponibiliza suporte para esclarecimento de dúvidas e resolução de questões práticas.

Como habilitar gateways de pagamento no WHMCS?

O painel de pagamentos WHMCS da Locaweb é muito intuitivo. Por isso, para configurar o gateway basta acessar o seu WHMCS, a partir do usuário e senha, clicar na aba de opções, seguida por pagamento e portais de pagamento. Nesse momento, em “all payment gateways”, será preciso selecionar o seu gateway e pronto.

Com todas essas informações, ficou fácil entender as vantagens da oferta. Com o WHMCS a elaboração de planos de infraestrutura para os clientes é facilitada. Tudo isso atrelado à qualidade da revenda de hospedagem VPS cPanel da Locaweb

Enfim, o painel de pagamento WHMCS é um sistema utilizado para a administração financeira dos clientes. Ele simplifica a gestão técnica, potencializa a segurança e otimiza a rotina produtiva.

Para o empreendedores ou desenvolvedor web, o painel de pagamentos WHMCS é uma tranquilidade a mais! Entre os benefícios estão a cobrança automatizada de cliente, um sistema de suporte por meio de tickets e a disponibilização de área do cliente para acesso à plataforma.

Que tal incorporar o painel de pagamentos WHMCS aos seus serviços? Entre em contato.

Exibir ComentáriosOcultar Comentários

Faça um comentário