A história da computação está repleta de casos de programadores famosos que revolucionaram a tecnologia (ou até mesmo o mundo, como um todo) com seus feitos. Embora sejam bastante conhecidos na comunidade de desenvolvedores e tenham dado contribuições importantíssimas, alguns deles não recebem o devido reconhecimento do público geral.

Sendo assim, separamos 6 dessas personalidades a seguir — e decidimos ordená-las pela data de nascimento. Vamos contar um pouco da história de cada uma delas e entender por que foram tão influentes como profissionais de computação e desenvolvedores. Continue a leitura e confira!

Navegue pelo índice

    1. Ada Lovelace

    ada-lovelace-primeira-programadora

    A matemática Ada Lovelace (1815 — 1852), filha do poeta Lord Byron, é considerada a primeira programadora da história.

    Ainda jovem, Ada conheceu o matemático Charles Babbage, por quem teve grande admiração. Fascinada pelas ideias do notável inventor, contribuiu com seus trabalhos de desenvolvimento da máquina analítica. Tratava-se de um projeto de aparelho mecânico destinado a fazer cálculos complexos — uma espécie de computador movido a vapor.

    Ada recebeu a tarefa de traduzir um artigo sobre a máquina analítica, publicado em francês em um periódico suíço. Além de fazer a tradução para o inglês, ela acrescentou notas e ideias sobre o equipamento, o que incluía maneiras de a máquina manipular símbolos e letras (e não apenas números).

    Lovelace também pensou em uma forma de passar instruções para o mecanismo, resultando no primeiro algoritmo a ser processado por um computador de que se tem notícia.

    2. Grace Hopper

    grace-hopper

    A cientista da computação e almirante da marinha norte-americana Grace Hopper (1906 — 1992) foi pioneira na criação de ferramentas para a compilação de programas.

    Hopper foi uma das grandes responsáveis por popularizar linguagens de programação que utilizavam palavras mais próximas da humana, sendo de alto nível (e não de máquina). Assim, seu trabalho influenciou a construção de linguagens mais simples, como foi o caso do COBOL (Common Business Oriented Language).

    Outro fato interessante que se atribui a Grace Hopper é a origem do termo “bug” para se referir a um problema no sistema. Enquanto trabalhava na implementação do computador Mark II, seu grupo de trabalho encontrou uma mariposa presa em uma das peças da máquina e documentou o ocorrido da seguinte maneira: “Primeiro caso de inseto (bug) encontrado”.

    3. Alan Turing

    alan_turing

    Alan Turing (1912 — 1954) foi um matemático britânico que, durante a Segunda Guerra Mundial, teve papel essencial para a construção de uma máquina eletromecânica capaz de decifrar as mensagens codificadas dos nazistas.

    Turing formalizou diversos conceitos computacionais e vislumbrou o potencial de um computador em executar qualquer conjunto de passos lógicos que conseguisse interpretar. Ele foi além e propôs que, um dia, as máquinas evoluiriam a ponto de se tornarem inteligentes.

    Assim, em 1950, sugeriu um teste em que um juiz deveria conversar separadamente com uma máquina e uma pessoa, sem saber qual era qual. Se ele não soubesse distinguir o computador do humano, a máquina passaria no teste.

    O matemático chamou essa experiência de jogo da imitação, que ficou conhecido como Teste de Turing e foi essencial para o desenvolvimento do campo da inteligência artificial.

    4. Margaret Hamilton

    margaret-hamilton

    Mais uma cientista da computação na nossa lista, a americana Margaret Hamilton foi diretora da divisão de engenharia de software para a produção do código do sistema de orientação de voo do programa espacial Apollo (Apollo Guide Computer), da NASA.

    Isso significa que Hamilton e seu time atuaram ativamente no desenvolvimento da tecnologia que guiou a Apollo 11, a primeira missão que levou o ser humano a pisar na Lua. Há uma imagem icônica, em que Margaret está ao lado de uma pilha de papéis da sua altura, que contém todo o código de navegação do programa Apollo.

    Atualmente, a cientista é CEO da empresa que fundou em 1986: a Hamilton Technologies. A organização fornece soluções para aumentar a confiabilidade e a produtividade dos processos de desenvolvimento de softwares de negócios nos mais diversos setores.

    5. Dennis Ritchie

    dennis-ritchie

    Dennis Ritchie (1941 — 2011) foi o cientista da computação que criou a linguagem de programação C, no início da década de 1970. Essa linguagem é uma das mais populares entre os desenvolvedores até hoje e foi de grande influência para muitas outras, como C#, C++, Objective-C, Swift, Java, JavaScript e Python.

    Ritchie também foi uma figura-chave no desenvolvimento do sistema operacional (SO) Unix, em que trabalhou com a colaboração dos colegas Ken Thompson e Brian Kernighan. Vale destacar que se trata da base de sistemas como o Linux (falaremos mais sobre ele na próxima seção) e o Mac OS X.

    6. Linus Torvalds

    linus-torvalds-linux

    Quando Linus Torvalds ainda era estudante na Universidade de Helsinque (na Finlândia), publicou, em um fórum, seu desejo de implementar um sistema operacional de código aberto apenas como hobby. O que ele não esperava era que esse seria o início de uma das maiores iniciativas colaborativas da história.

    Torvalds escreveu o kernel Linux em 1991, que nada mais é do que um núcleo de SO. Ele fez questão de que o software fosse de código aberto, construído com a licença GPL (General Public License).

    Isso permitiu que a comunidade de desenvolvedores interessada em sistemas operacionais participasse ativamente do projeto, deixando o software ainda mais confiável, seguro e eficiente.

    Não é à toa que, hoje em dia, ele é parte essencial das distribuições de SOs e conhecido por rodar em grande parte dos servidores, data centers e supercomputadores do planeta. Torvalds também criou o sistema de controle de versão Git, que, assim como o kernel Linux, apresenta um código aberto.

    Esses foram apenas 6 dos programadores famosos que, com certeza, motivarão você a se tornar um desenvolvedor melhor. Trata-se de nomes que realmente mudaram a história, nos quais todo profissional envolvido com tecnologia deveria se inspirar para aprimorar suas habilidades e fazer um trabalho excepcional.

    E você? Gostou do artigo? Quer ficar por dentro das melhores dicas sobre gerenciamento de projetos, produtividade e metodologias para otimizar seu dia a dia de desenvolvedor?

    Então, não deixe de acompanhar todas as atualizações. Curta nossa página no Facebook!