Se existe um fato sobre o Google, é que, todo ano, novas regras para o SEO surgem, demandando nossa adaptação. Por isso, é fundamental estar ciente de quais são elas e fazer as adaptações necessárias ou informar seus clientes quanto aos ajustes.

Neste texto, trazemos os principais cuidados de SEO para desenvolvedores, para que você saia na frente e garanta que seus endereços virtuais estejam adequados às práticas. Vamos lá!

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    Por que o SEO para desenvolvedores é importante?

    Quando você trabalha o SEO nas suas páginas, as chances de ficar bem ranqueado, ou seja, de aparecer no topo da primeira página de um buscador, aumentam consideravelmente. De todos os motores de busca, o Google segue sendo o primeiro, com 94% do tráfego orgânico de buscas. Diariamente, o buscador recebe 3,5 milhões de buscas.

    Dessa maneira, estar atento às atualizações do Google quanto ao SEO é fundamental se você deseja se manter competitivo. Ao ranquear bem, você cresce o tráfego e tem chances reais de melhorar a sua conversão, principalmente no caso de lojas virtuais e e-commerces.

    Uma vez que as pessoas mudaram sua forma de consumo e costumam pesquisar antes na internet — 97% dos internautas fazem pesquisas online antes de, de fato, adquirir um produto —, estar nas primeiras posições e fazer o jogo do Google vai ajudar demais a atrair possíveis novos clientes. Além disso, você melhora o branding do seu negócio e ganha relevância no universo digital.

    Quais são últimas atualizações mais importantes em SEO?

    Todo ano, o Google traz novas regras e novidades quanto a SEO. Por exemplo, em 2018, o Google Chrome, navegador mais utilizado em todo o mundo, passou a classificar os sites que seguem usando o HTTP como “não seguro”

    Tal mudança forçou os sites a optarem pelo protocolo HTTPS, que é possível por meio da compra de um certificado SSL, que faz a criptografia dos dados, evitando que hackers obtenham senhas e dados pessoais. Coloque-se no lugar do usuário: traz muita insegurança fazer compra em um e-commerce classificado como não seguro.

    Além disso, o certificado SSL contribui para o bom posicionamento no Google, fazendo com que seus endereços virtuais se mantenham competitivos. Ou seja, uma atualização necessária. Então, se você busca novidades de SEO para devs e deseja se manter à frente, atenção às adequações!

    1) Considere a pesquisa por voz

    Ao fazer uma pesquisa, você pode digitar sua palavra-chave ou falá-la, usando o microfone do seu celular, notebook ou tablet. Sim, a pesquisa por voz (voice search) tende a ficar ainda mais comum em 2020. Tanto é que os assistentes pessoais, como a Siri (da Apple) e a Alexa (da Amazon), têm se tornado cada vez mais populares.

    De olho na tendência, o Google disponibilizou uma atualização com base na pesquisa de voz que permite captar a intenção do usuário, não apenas a palavra-chave. Na prática, para se adequar à novidade, você deve contar com conteúdos que não sejam apenas baseados em palavras, mas em frases-chave.

    Isso, porque os algoritmos criam um contexto mais amplo, incluindo fatores relevantes, como a localização atual de uma pessoa e o histórico de pesquisas.

    A maioria das pessoas começa suas pesquisas por voz com perguntas, usando, por exemplo, “como”, “o que”, “quando”, “por que” ou “onde”. Essa redação pode alterar a maneira como o Google lê e prioriza cabeçalhos e subtítulos para responder a consultas. Como desenvolvedor, você deve ter isso em mente ao criar o conteúdo, incorporando as perguntas e respondendo-as diretamente.

    2) Produza conteúdo relevante

    Você já deve ter reparado no quanto a internet é rica em conteúdos pouco originais, cheios de CTRL+C e CTRL+V, certo? Essa técnica do copiar e colar não ajuda em nada um bom ranqueamento. Pelo contrário: pode punir o site.

    Provavelmente, não será a pessoa desenvolvedora que irá produzir os conteúdos, mas quando falamos em conteúdo e marketing digital, o principal é sanar a dúvida do seu público, ou seja, deve-se produzir materiais que realmente conversem com seu público, por isso é muito importante que quem vai escrever esses textos tenha essa visão, seja o dev, freelancer ou agência. Os algoritmos dos motores de busca avaliam o quanto os sites trazem o que o usuário está procurando. 

    Ao mesmo tempo, as características dos sites individuais também são consideradas, como tempo de carregamento, especificações técnicas, estrutura de links e, claro, relevância e originalidade do conteúdo. 

    É fundamental conhecer sua persona e trazer informações novas e originais, também de acordo com as tendências de mercado. Não ficar no “mais do mesmo” é uma postura que vai ajudar sua estratégia de SEO.

    3) Aposte na escrita natural e LSI

    Assim como a qualidade do código de um site tem grande importância, a escrita deve ser natural e fluida. Muita gente acha que escrever bem é encher o texto com a palavra-chave. Errado. Isso não garante bom ranqueamento e, ainda, corre-se o risco de o texto parecer ter sido escrito por um bot.

    A escrita natural tem a ver com usar sinônimos e palavras que agreguem ao texto e às dúvidas em relação à palavra-chave. É por isso que existe a sigla LSI (Latent Semantic Indexing), que tem a ver com o uso de palavras-chave similares para ampliar o contexto semântico.

    O português tem palavras iguais para significados completamente distintos, como manga, canto, cedo, caminho, laranja etc. Por isso, o ideal é sempre escrever de forma a não deixar dúvida.

    4) Promova uma excelente experiência do usuário

    Ninguém tem paciência para páginas que demoram a carregar ou para textos longos, sem intertítulos, nos quais acaba sendo difícil achar a informação de que você precisa. 

    Por exemplo, um passo a passo de programação pode ser favorecido com tópicos e imagens ilustrativas, o que pode trazer relevância para a comunidade de programadores. A experiência do usuário deve estar sempre no topo de suas prioridades.

    Um conteúdo escaneável é sempre bem-visto pelos motores de busca. Assim, aposte em diversos tópicos com intertítulos, parágrafos mais enxutos e de tamanho similar e use imagens, vídeos e infográficos para facilitar a compreensão.

    Porém, neste item de SEO para devs, preste atenção ao carregamento da página. Imagens muito pesadas, por exemplo, vão dificultar essa etapa, fator que influencia diretamente o ranqueamento. Use sempre imagens leves, com boa qualidade.

    A próxima grande atualização do buscador é o chamado Google Page Experience, uma diretriz que promete priorizar os sites que oferecem uma boa experiência do usuário e punir as páginas que não se adéquem às medidas de UX (User Experience). Por isso, fique de olho!

    5) Mobile SEO

    Não é novidade que as buscas feitas em smartphones já superaram as em desktop. Tanto que o Google privilegia os conteúdos mobile friendly e os coloca à frente para ranquear — o chamado Google mobile first-indexing.

    É interessante adaptar os sites para que rodem bem em smartphones. Se for começar a desenvolver do zero, priorize a versão mobile, que é de onde vêm as maiores buscas.

    Essas são algumas das novidades em relação ao SEO para desenvolvedores. Porém, é interessante seguir sempre as boas práticas do principal buscador, que incluem URLs curtas e com a palavra-chave, domínio claro, velocidade de carregamento, entre outros. Dessa forma, você garante que os sites sob seu comando estejam entre as primeiras opções de busca.

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