A transformação digital nas empresas é um assunto muito discutido ultimamente. Esse processo altera completamente a realidade de um negócio e o torna muito mais competitivo frente ao mercado corporativo de hoje.

Aplicá-lo às organizações é uma tarefa que exige cuidado e conhecimento, para evitar problemas futuros envolvendo processos internos e falta de sinergia com os sistemas implementados. Confira as dicas deste artigo e acerte a mão!

 

Por que a transformação digital nas empresas é importante? 

Ter um negócio que opere com ferramentas digitais é, hoje, algo fundamental para empresas e profissionais de desenvolvimento. Sendo assim, a transformação digital nas empresas pode ser a diferença entre sobreviver no mercado e crescer, e perder clientes.

Dessa maneira, você abrange capacidade tecnológica, operação, sistemas e processos de um negócio, e redução de custos com infraestrutura física. 

Uma empresa que não investe em transformação digital, pode facilmente diminuir  sua credibilidade e influenciar as vantagens competitivas do negócio.

Além disso, a todo o momento surgem novas oportunidades de reduzir custos e ampliar a produtividade por meios digitais, como automatização de processos e migração para a nuvem, por isso o melhor é começar o quanto antes a entrar nesse universo!

Como iniciar a jornada para a transformação digital? 

Realizar a transformação digital nas empresas é um processo que exige certo tempo e planejamento. Mas para iniciar, o essencial é conhecer a empresa e o projeto que os novos meios visam ajudar. É importante ter um objetivo, mas as implementações nesse momento devem ser pensadas de maneira geral, para o futuro.

Conhecendo seu negócio e os processos, é mais simples determinar o que deve ser inserido na empresa para iniciar a transformação digital. Isso envolve os novos sistemas, as aplicações e outras ferramentas que afetem, de alguma maneira, os fluxos de trabalho.

Para que tudo seja feito com eficiência, entretanto, é necessário mapear completamente quais serão as soluções adquiridas, e verificar o orçamento planejado para os projetos. 

Uma visão mais abrangente da entrega de valor da empresa faz com que seja possível saber em quais áreas ou setores as ferramentas devem ser inseridas para que operem com a melhor eficiência.

 

Como agir na prática? 

Com todo o planejamento feito, é hora de buscar as tecnologias necessárias para uma operação ágil. O principal é conseguir bons fornecedores para fechar negócio, oferecendo recursos e tecnologias que ajudem na jornada para a transformação digital nas empresas.

Hospedagem de sites, cloud computing e diversas soluções de IaaS, PaaS ou SaaS podem fazer parte do projeto e ajudar a desenvolver as aplicações e estratégias integrar ao negócio.

No investimento em tecnologias, também devemos considerar o custo-benefício, meios de suporte e benefícios para manter resultados a médio e longo prazo. 

É importante que a escolha das soluções seja feita com calma, sempre pensando nos objetivos e nos prazos para as principais etapas. Assim será possível decidir quais tecnologias devem ser adotadas primeiro e utilizar os melhores recursos.

A qualidade é essencial, mas também devem ser levados em conta os períodos para treinamento dos colaboradores, ou até de adequação dos sistemas às novas soluções (interoperabilidade).

Entendeu como pode funcionar a transformação digital nas empresas e qual o seu papel? Aproveite para conhecer o nosso portfólio de soluções e conheça as soluções que podem te ajudar! 

Exibir ComentáriosOcultar Comentários

Faça um comentário