Se a experiência do usuário já se tornou uma parte vital do desenvolvimento no mundo inteiro, por que ainda é tão difícil encontrar aprendizado e educação formal sobre essa especialização no Brasil?

Esse é um questionamento e uma provocação para você. Um desafio. Quem trabalha em uma área tão dinâmica precisa se manter atualizado fora das convenções.

É preciso buscar inspiração e referências em meios sintonizados com o seu ritmo e olhando para o mesmo lado que você: o futuro.

O TED existe exatamente para preencher essa necessidade. Então, para você aprender mais, conhecer boas práticas e seguir modelos de sucesso, veja estes 6 TED Talks de UX essenciais!

Navegue pelo índice

    1. Tim Brown conclama os designers a pensar grande – Tim Brown

    Começamos esta lista com uma lição primordial do designer Tim Brown, que vale tanto para a especialização quanto para desenvolvedores que implementarão interfaces e funcionalidades em seus produtos.

    O CEO da IDEO conta um pouco de sua história nesse TED Talk, mas seu objetivo principal é levantar uma proposta baseado no design thinking: que os profissionais pensem menos em interfaces bonitas e mais no que realmente vai mudar a vida das pessoas.

    A Experiência de Usuário(UX) tem esse poder em qualquer escala, desde um fluxo de conversão satisfatório até questões como acesso à água potável no mundo. Então por que não pensar grande? Por que não usar experiência para transformar suas ideias em uma mudança real na vida das pessoas?

    Você pode assistir à palestra de Tim Brown neste link

    2. 3 maneiras pelas quais o design te faz feliz – Don Norman

    Uma das grandes verdades hoje no desenvolvimento (seja de software, web ou mobile) é que o sucesso de um produto ou serviço está na conexão emocional entre cliente e marca — uma relação cada vez mais buscada pelo público.

    No núcleo dessa afirmação está uma verdade simples: o usuário volta mais vezes se uma experiência de design o faz feliz.

    É fascinante, então, ver que o cientista cognitivo Don Norman já previa essa relação em 2003, antes mesmo de os smartphones serem difundidos.

    Em seu TED, ele fala mais sobre isso. O mais interessante é que ele não fica apenas na teoria, mas cita 3 exemplos de como boa Experiência de Usuário(UX) e prazer andam lado a lado.

    Você pode assistir à palestra de Don Norman neste link

    3. The first secret of great design – Tony Fadell

    O designer e inventor Tony Fadell começa seu TED Talk contando uma cena do clássico filme “The Blues Brothers”: quando um dos personagens visita o outro em sua casa, um trem passa na linha a poucos metros e balança toda a estrutura do local.

    O visitante então pergunta: com que frequência isso acontece? E a resposta é: com tanta frequência que você nem percebe mais.

    Essa é a ideia perfeita para que Tony converse conosco sobre como nós nos adaptamos rápido ao “jeito que as coisas são” e como desenvolvedores e designers podem usar essa característica a seu favor.

    Esse, ele conta, é o primeiro grande segredo para uma Experiência de Usuário(UX) de sucesso. Essa é uma visão criativa que todo profissional na área precisa desenvolver.

    Você pode assistir à palestra de Tony Fadell neste link

    4. Tem um problema complexo? Primeiro, diga-me como faz uma torrada – Tom Wujec

    O designer Tom Wujec apresentou um TED Talk de UX com um título bem provocador, mas que faz bastante sentido: a forma como você lida com problemas complicados está presente desde a lógica que você usa para as questões mais simples.

    A origem desse conceito veio de um exercício que ele aplica muito para resolução de ideias de design quando faz consultorias ou atendendo clientes.

    É uma lógica simples: ao pedir para que alguém descreva um processo em passos, é possível entender a linha de raciocínio utilizada naquele ambiente para criatividade e execução de projetos.

    O que se descobre é que seus clientes ou até você pode estar buscando soluções sem fazer o planejamento devido — sem colocar suas ideias no papel.

    E isso é fundamental para uma boa Experiência de Usuário(UX), simplificar o seu design para que ele seja simples também para o usuário.

    Você pode assistir à palestra de Tom Wujec neste link

    5. The secret language of letter design – Martina Flor

    Uma capacidade muito importante de designers e cada vez mais necessária para desenvolvedores é a habilidade de entender e trabalhar com letter design — o design das letras.

    Contudo, será que isso influencia tanto na experiência do usuário? Pense em como um aplicativo mobile, por exemplo, precisa comunicar muito falando pouco. Como a informação é importante para atrair e converter.

    É dessa importância que Martina Flor fala na linguagem secreta do design de letras.  Ela vai te ajudar e te inspirar a olhar cores, fontes e texturas com outro olhar, para utilizar esse poder em favor de grandes experiências.

    Você pode assistir à palestra de Martina Flor neste link

    6. A beleza da visualização de dados – David McCandless

    A profissão de David é analisar e divulgar dados, por isso ele sabe mais do que ninguém a importância da visualização de informações em um mundo onde elas se apresentam com volume cada vez maior.

    Esse TED Talk é interessante em diversos aspectos para o designer e o desenvolvedor. A noção de data visualization pode ser aplicada no próprio trabalho, para criar indicadores de performance e acompanhar a evolução do profissional/empresa.

    Ela pode se tornar também uma ferramenta de Experiência de Usuário(UX) em produtos e serviços, para criar soluções corporativas que encantem clientes ou até para novas ideias inovadoras de aplicações que o público ame — como é o caso da gamificação.

    Você pode assistir à palestra de David McCandless neste link

    Esses são apenas alguns exemplos de TED Talks de UX que um designer e desenvolvedor precisam conhecer e assistir, ainda mais quando o seu trabalho se integra cada vez mais com a experiência de usuário.

    Afinal, o usuário é o foco do seu trabalho e a melhor experiência para ele passa por uma combinação de ideia disruptiva, código eficiente e layout encantador.

    Quer continuar por dentro das novidades da sua área? Então venha nos seguir no Facebook, LinkedIn, Twitter e YouTube!