5 livros que lhe farão pensar diferente

em Dicas e novidades.

Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual.

Albert Einstein

 

Se o nosso querido Albert já dizia que para evoluir você precisa fazer diferente, quem sou eu para falar que não? O ponto é que sim, evoluir é uma tarefa difícil e grande parte dela está em se permitir enxergar o mundo de uma maneira diferente.

É claro que na vida precisamos de rotina e ela tem muito a ver com disciplina.

A rotina também é responsável por nossa evolução; o que geralmente não percebemos é que o importante da rotina são os resultados que ela produz, portanto, a maneira como atingimos esses resultados pode – e deve – ser diferente.
Neste artigo, deixo para vocês cinco ótimos livros (em minha opinião, é claro :D) que ajudarão a pensar e a fazer diferente – tanto no trabalho, quanto na vida pessoal.

 

// O Poder do Hábito – Charles Duhigg

O que eu mais gosto no livro é o fato de Charles  mostrar o quanto ficamos automáticos diante de situações que se tornaram um hábito em nossas vidas.

Fazemos muitas e muitas coisas sem ao menos percebermos e isso, na maioria dos casos, não é ruim, muito pelo contrário. Elimina uma carga cerebral que seria muito pesada para nosso cérebro e a direciona para atividades que precisamos aprender ou que ainda não estamos habituados.

Esse livro é muito revelador, traz informações pertinentes sobre nossas rotinas e alguns pontos podem até lhe deixar meio estagnado, pois você acaba percebendo coisas em seu cotidiano que nem prestava atenção.

Não quero dar nenhum spoiler sobre o livro, ainda mais esse, que está em primeiro lugar em minhas recomendações de leitura para quem deseja começar a pensar diferente.

Só uma sugestão: leia, leia, leia!

 

// Smarter, faster, better – Charles Duhigg

O ponto principal desse livro é a produtividade e Charles tenta a todo momento nos mostrar como é possível sermos mais eficientes. É o tal do “mais com menos”, sabe? Compartilho aqui um trecho do livro que eu sempre faço questão de reler:

Productivity is about recognising choices that other people often overlook. It’s about making certain decisions in certain ways. The way we choose to see our own lives; the stories we tell ourselves, and the goals we push ourselves to spell out in detail; the culture we establish among teammates; the ways we frame our choices and manage the information in our lives.”.
Nós tomamos decisões a todo momento e até a mais simples delas pode mudar os resultados de nossa vida. Este livro irá lhe ajudar a entender como é possível pensar de uma maneira mais inteligente e melhor. Foi um dos melhores que li em 2016.

 

// Por que fazemos o que fazemos? – Mario Sérgio Cortella

Eu sempre gostei das palavras do Cortella porque ele questiona tudo com maestria. Nesse livro  não é diferente e ele aborda um assunto que está muito na moda: “Nós somos felizes naquilo que fazemos?”.

Eu sempre tive a visão de que ser feliz naquilo que se faz é realmente fundamental. Acontece que nem sempre será assim e, quem acha o contrário, está tendo um pensamento utópico.

Isso porque fazer algo que você não gosta também o fará evoluir e muitas vezes irá tirá-lo de sua zona de conforto. Achei sensacional quando li este trecho do livro:

Construir o equilíbrio entre intenções e condições é prioritário, sempre lembrando que o equilíbrio precisa ser em movimento (como na bicicleta), sem se conformar com o sedutor e falso equilíbrio que se imagina atingir na imobilidade.“.

Tudo precisa de equilíbrio e é preciso encontrá-lo para ser feliz naquilo que faz.

É uma leitura rápida e irá compensar bastante a reflexão que você terá.

 

// The Future of the Professions: How Technology Will Transform the Work of Human Experts – Richard Susskind

Apesar de ser um dos livros mais densos que já li, indico a leitura. Ele é muito esclarecedor sobre como o cenário das profissionais atuais pode se transformar e como ele já está se transformando. Se formos ver, hoje é possível ver tecnologia em meios diversos e, nas mais diferentes profissões também.

Alguns trabalhos, que existiam até pouco tempo, já foram substituídos por algum tipo de tecnologia existente e a tendência é que esse número só aumente. Ler esse livro me fez refletir muito sobre o modelo educacional que temos atualmente e como ele será falho (se já não é) em um cenário futuro, no qual as habilidades desenvolvidas hoje não serão tão importantes ou nem mesmo necessárias.

 

// Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar – Daniel Kahneman

Este livro é como se fosse uma “bíblia do cérebro”. É todo fundamentado em pesquisas que duraram muitos anos, isso sem contar na experiência de Daniel Kahneman.

O autor explica como nossa mente pode ser tão intuitiva, rápida, emocional e, ao mesmo tempo, tão deliberativa, lenta e lógica. E ele fala de uma maneira em que toda a abstração que isso representa faça sentido em nossas cabeças.

Entender como nossa maneira de pensar funciona lhe dará uma visão nova sobre o ambiente em sua volta e suas decisões. Daniel deixa claro como nós, em muitos casos, passamos por “falhas mentais”, uma vez que a intuição pode ser algo tão automático que nós nem percebemos ou analisamos outros cenários e possibilidades antes de decidirmos algo.

É definitivamente uma leitura obrigatória para você que quer começar a pensar diferente!

 

Extra

Tem mais dois livros que estou lendo enquanto escrevo este artigo e que estou convencido de que também valem muito estar nesta lista:

 

// Pense como um freak – Stephen Dubner e Stevan Levitt

É um livro bastante polêmico. Os autores abordam problemas de uma forma que eu jamais teria visto antes, focando mais nas causas dos problemas; isso foi o que me fez colocá-lo nessa lista. Eles abordam temas que as pessoas geralmente têm receio de comentar e nos levam a pensar de uma maneira diferente e, como dizem, mais inteligente.

 

// Decide: Work Smarter, Reduce Your Stress and Lead by Example

Neste livro o autor oferece um roteiro simples, direto, prático e duradouro para que você tome decisões de forma que o leve onde quer e atinja seus objetivos. Ele também mostra quais são as habilidades, ideias e estratégias necessárias para superar os desafios e complexidades que você muitas vezes enfrenta no dia a dia.

Você também pode gostar