5 palestras do TED para quem curte tecnologia

em Artigos, Dicas e novidades.

 

02-TED-Blog (1)

Se você é curioso, gosta de aprender sobre outras áreas e aprecia um conteúdo inteligente, feito por profissionais competentes que têm muito conteúdo, provavelmente já assistiu ou ouviu falar das palestras do TED.com. Ah, não sabe o que é?

Tudo bem, a gente explica e, aposto que depois dessa explicação, você passará o fim de semana grudado no site do TED ou no
Netflix – sim, porque algumas das apresentações também estão por lá. ;)

Tecnologia, Entretenimento e Design ou somente TED. Palestras gratuitas e inspiradoras feitas por cientistas, gurus, professores, pesquisadores, mestres ou pessoas comuns. Elas têm menos de 20 minutos e englobam assuntos desde empreendedorismo, a moda, religião e, claro, nossa amada tecnologia. <3

Por isso selecionamos 5 apresentações para você, que assim como a gente, gosta de robótica, big data, realidade virtual, inteligência artificial e de aprender tudo isso. Vem junto!


#1 – Vamos ensinar crianças a programar – Mitch Resnick

Em menos de 17 minutos Mitch Resnick irá lhe convencer de que as crianças precisam estudar códigos. E é sério, os argumentos são ótimos! Para ele, que dirige o grupo do jardim de infância no Massachusetts Institute of Technology – MIT, codificação é para todos. E se ensinarmos os pequenos a escreverem códigos eles poderão criar novas tecnologias ao invés de usá-las sem saber como foram feitas. Clique para assistir.

#2 – BIG Data significa dados melhores – Kenneth Cukler
O que você faz em 15 minutos? Ok, não precisa responder. Mas nós sugerimos que você assista a palestra de Kenneth Cukler sobre BIG Data. O Data Editor da Economist estudou grandes volumes de dados durante um bom tempo e neste TED Talk ele compartilha o que aprendeu e alerta sobre o que está por vir quanto ao aprendizado de máquina e conhecimento humano. Clique para assistir.


#3 – Avanços da biônica permitirão correr, escalar e dançar – Hugh Herr
Esta é uma apresentação muito, mas muito inspiradora e lhe fará refletir sobre os benefícios da tecnologia na vida humana. Hugh Herr trabalha no MIT como designer, teve as pernas amputadas em um acidente e projetou suas próprias pernas mecânicas. Na palestra ele mostra como sistemas de computadores podem ser usados junto com membros artificiais para criar membros biônicos. Clique para assistir.

#4 – O que acontece quando nossos computadores ficam mais espertos do que nós? – Nick Bostrom
Uma avalanche de conteúdo que durará 16 minutos e 31 segundos. Prepare-se para refletir. Nick é formado em física, neurociência computacional, lógica matemática e filosofia. Já escreveu livros e é professor na Universidade de Oxford. Que currículo, hein? Na palestra ele aborda um lado diferente da Inteligência Artificial, o que dá um pouco de medo. Para Bostrom, a IA será a última invenção que a humanidade não vai precisar fazer, já que as máquinas serão muito melhores que os humanos em invenção e inovação.

Será que nossas máquinas inteligentes ajudam a preservar a humanidade e os nossos valores – ou será que eles têm valores de sua própria?” – esse é um dos questionamentos que ele faz no TED. Clique para assistir.

#5 – Como a realidade virtual pode criar empatia – Chris Milk
Chris é conhecido por usar a mais alta tecnologia para produzir filmes capazes de encantar qualquer um. Para ele a história humana é o fator principal por trás de tudo o que faz e na palestra que tem duração de 10 minutos ele conta sobre as últimas experiências ao unir o lado humano com a realidade virtual – essa que segundo ele pode nos conectar a outras pessoas de maneira profunda, nos levando a ser mais compassivos, compreensivos e conectados. Clique para assistir.