6 TED Talks para auxiliar no equilíbrio entre vida pessoal e profissional

em Dicas e novidades.

Algumas pessoas trabalham demais e esquecem de se divertir, já outras, se divertem demais e não são tão comprometidas no ambiente profissional. O fato é que conciliar carreira e vida pessoal não é muito fácil, mas é necessário. Em um mundo cada vez mais conectado, onde 24 horas não parecem ser o suficiente, tirar um tempo para descansar é essencial para repor as energias e produzir melhor.

A resposta concreta para “como equilibrar vida pessoal e profissional” continua sendo um mistério – e varia de pessoa para pessoa. Mas para ajudar, selecionamos 6 TED Talks que lhe farão refletir sobre sucesso, gerenciamento de tempo, felicidade e, claro, equilíbrio:

 

// Como fazer o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho

Após perceber que estava trabalhando demais e deixando a família um pouco de lado, Nigel Mars decidiu mudar de vida; ficou um ano afastado do emprego e se dedicou mais aos filhos e à esposa.

Ao retomar sua carreira, passou a pesquisar sobre como equilibrar trabalho e vida pessoal e descobriu alguns fatos interessantes – que compartilha na palestra. Para ele, cabe a cada indivíduo observar os aspectos que compõem o próprio equilíbrio, sem depositar expectativas nas empresas onde trabalham. Clique aqui e assista.

 

// Off-Balance On Purpose: O futuro do envolvimento e equilíbrio entre trabalho e vida

Em sua apresentação, Dan Thurmon utiliza um exemplo bastante convincente para mostrar que o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional não é tão realista quanto muitos imaginam.

Na visão do escritor, o ideal seria que as pessoas abandonassem a culpa por não conseguirem alcançar o “inalcançável” e vivessem uma vida mais fora do equilíbrio – propositalmente. Segundo ele, quando se escolhe viver fora do eixo, a oportunidade de aprender, crescer e melhorar-se aumenta e se torna mais significativa. Clique aqui e assista.

 

// Como ganhar o controle de seu tempo livre

Laura Vanderkam é especialista em gerenciamento do tempo e pesquisou como mulheres muito ocupadas administravam suas 24 horas. Ao observá-las, percebeu que o tempo é elástico e, que enquanto não se pode ter mais horas em um dia, é possível acomodar prioridades ao longo das horas que se tem.

Na palestra, Vanderkam dá dicas práticas para que você possa construir a vida que quer, no tempo que possui. Clique aqui e assista.

 

// Por que você deve definir seus medos ao invés de seus objetivos?

Quais são seus principais medos? Em muitos casos são eles que nos fazem agir.

Neste TED, Tim Ferris mostra que as escolhas mais complexas podem ajudar as pessoas a prosperarem em ambientes de alto estresse e a separarem o que podem ou não controlar.

Na palestra ele propõe um exercício simples, mas poderoso: visualizar e anotar cada medo em detalhes. Essa atividade analisa o custo da inação em todas as áreas da vida – e serve como uma espécie de motivação, ajudando as pessoas a assumirem suas vidas e seu equilíbrio. Clique aqui e assista.

 

// O que faz uma boa vida? Lições do estudo mais longo sobre a felicidade

Fama e dinheiro são elementos que nos tornam mais felizes e saudáveis ao longo da vida? Segundo o psiquiatra Robert Waldinger, não.

Waldinger é diretor de um grande estudo sobre desenvolvimento de adultos e tem acessos a dados sobre a verdadeira felicidade e satisfação. Durante a apresentação, ele compartilha um pouco do que aprendeu com a pesquisa e outras lições mais práticas, sobre como construir uma vida longa. Clique aqui e assista.

 

// Por que o trabalho não acontece no trabalho

Jason Fried, co-fundador da Basecamp perguntou durante 10 anos para as pessoas sobre onde elas iam quando realmente precisavam fazer algo. Grande parte delas respondeu que ia para outro lugar que não fosse o escritório.

Neste TED, Fried conta sua teoria radical sobre trabalho: que o escritório não é um bom lugar para fazê-lo e oferece três sugestões para que o ambiente corporativo funcione de fato. Clique aqui e assista.

Esperamos que ao assistir a essas palestras você consiga colocar as dicas em prática e equilibrar essas duas áreas tão importantes para viver bem – tanto no trabalho, quanto em casa, com os amigos e consigo mesmo. Tem mais alguma palestra para indicar? Deixe nos comentários! :)

 

Você também pode gostar