Audiobooks, leia quando você nunca imaginou ler

em Curiosidades, Dicas e novidades, Internet.

TL;DR: Os audiobooks podem mudar a sua forma de ler. Usando-os você vai conseguir utilizar os momentos que você está fazendo tarefas chatas para aprender.

Todo mundo tem aquele momento que precisa fazer alguma tarefa mecânica, que parece ser perda de tempo. Se você é como eu, deve ficar sempre procurando formas de otimizar esse tempo, seja parando de fazer a tarefa ou fazendo outra coisa ao mesmo tempo.

Para esse tipo de tarefa, eu sempre utilizei os Podcasts para me acompanhar. Possuo vários podcasts no celular, que ficam prontos para esses momentos de tarefas mecanicas ou transporte. Por sofrer de motion sickness, eu não consigo ler enquanto estou em veículos em movimento, portanto ouvir é minha única saída.

No fim do ano de 2015 eu vi a quantidade de livros que o um amigo leu e fiquei abismado. Ao perguntar como era possível ler tantos livros, descobri que os audiobooks eram sua maior fonte de leitura. Já havia um tempo que eu estava pensando em tentar ouvir um livro, mas como não era tão simples eu acabei procrastinando.

Após começar a utilizar o Goodreads, decidi testar os audiolivros para poder bater a minha meta de 10 livros lidos para o ano de 2016. Lembrei que em poucos dias eu teria que fazer um mapeamento de retina, o que me deixaria a pupila dilatada durante quase todo o dia. Isso pareceu a situação perfeita para testar os tais audiobooks!

Deixei o celular preparado, com um livro chamado: “A arte da guerra”. O livro é pequeno e consegui terminar a leitura naquele mesmo dia! O fato de ser pequeno facilitou a tarefa e me mostrou que seria muito proveitoso esse lance de ouvir livros.

Serviços de audiobooks

Agora que a vantagem dos Audiobooks já era clara para mim, comecei a estudar a melhor forma de fazer isso regularmente. Para isso eu precisava de um processo simples e justo de ouvir, portanto testei várias apps. Vou descrever abaixo os meus testes:

  • Audible – É de longe o melhor serviço que tem para audiobooks. Tem uma biblioteca bem extensa para livros, possui aceleração de audio, a compra e download de audiobooks é bem simples e o site é bem fácil de usar. Um dos problemas é que a grande maioria do livros estão em inglês. Há alguns livros em português, mas somente os livros muito clássicos como “Dom casmurro” por exemplo. No audible, para que você consiga 1 audiobook por mês você paga $15, o que dá quase R$70 para nós no brasil, o que é um valor meio salgado IMO.
  • Scribd – Está entrando agora na área de audiobooks. A compra de livros e download do audio foi bem fácil e o serviço possui tanto livros como audiobooks. O player ainda não possui a funcionalidade de acelerar o audio, o que para mim o torna quase inutilizável. O serviço não tem uma biblioteca tão vasta como a do Audible, mas possui vários livros legais. O valor é quase metade do valor do Audible e pode ser uma alternativa assim que implementarem a aceleração de audio.
  • Tocalivros – É a alternativa brasileira de distribuição e criação de audiobooks. O player deles melhorou muito nos últimos meses e está quase chegando lá. Infelizmente a quantidade de títulos bons ainda é bem baixa e nem se compara com serviços gringos ainda.
  • Ubook – Vi alguns livros gratuitos que são legais para testar e o player parece ok, vale a tentativa apesar do acervo pequeno. Ainda não sei se vale a pena pagar o plano mensal devido ao tamanho do acervo.

Narração sintetizada

Quando o livro que eu estou lendo não tem narração humana eu vou para a versão sintetizada. Muitas pessoas abominam essa ideia pelo fato de não ser tão agradável quanto uma voz humana, mas para mim não é problema, desde que eu consiga entender o conteúdo.

A narração sintetizada é quando você coloca uma voz sintetizada como a do Google Translate para ler um livro para você. Essa ideia é muito utilizada por pessoas com deficiência visual, pois nem todos os livros possuem versão narrada por humanos.

Para narração sintetizada, eu testei os seguintes aplicativos para Android:

  • @Voice – De todos que eu testei esse foi o que eu mais gostei. O esquema de voz é aceitável e é fácil de ajustar a velocidade. Ele também integra com o Pocket caso você queira ouvir os seus artigos.
  • Lev Saraiva – O Lev é o leitor da Saraiva e suporta narração sintetizada. A parte boa dele é que você pode comprar os livros direto na Saraiva e integrar com ele. Na teoria é uma ótima ideia mas na prática não funcionou muito bem para mim.

Dia a dia da “leitura”

Para facilitar o processo eu comprei um fone de ouvido chinês de $5 que funciona via Bluetooth e não atrapalha no dia-a-dia. É claro que a qualidade não é muito boa, mas o custo benefício vale a pena. Por ser um fone de ouvido pequeno, eu posso mantê-no na orelha uma boa parte do tempo e usá-lo sempre que eu tiver um tempo livre.

O trajeto de casa para o trabalho leva 40 minutos, portanto tenho uma hora e vinte minutos de leitura por dia. Com o tempo você pode se acostumar a ouvir o audio acelerado. Com isso você consegue ler mais livros em menos tempo, como se fosse as técnicas de “leitura dinâmica”.

Conclusão

Não é todo livro que é legal de se ouvir. Alguns são densos demais para que você consiga compreender bem apenas ouvindo continuamente, mas a grande maioria das ficções é bem agradável de se ouvir. Acelerear é uma boa para alguns livros, mas outros precisam de uma velocidade reduzida para uma melhor compreensão.

Minha meta de 10 livros para esse ano, já está completa e meu goodreads nesse momento está mostrando que eu já li 29!

Fica aí a dica para quem, como eu, ficava reclamando que não conseguia ler os livros que queria! :)

Você também pode gostar