Como otimizar os anúncios de Links Patrocinados?

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Quem faz Links Patrocinados já notou que aparecer na busca está cada vez mais difícil.

O número de concorrentes cresce a cada dia –  todos precisam aumentar suas vendas, claro! – o que inflaciona o CPC. Palavras-chave que antes já eram caras, como seguro, passagem aérea e tantas outras, hoje estão ainda mais competitivas e o CPC médio sobe a cada dia.

Claro que o posicionamento não depende apenas de quanto você oferta por CPC, já que o Google leva em conta a experiência do usuário. É importante que seu anúncio tenha relevância em relação ao termo que o usuário buscou, por exemplo.

Abaixo listei alguns pontos que levo em conta quando otimizamos os anúncios das nossas campanhas. Não são regras, afinal, cada conta funciona de uma forma diferente e tudo vai impactar nos resultados como o valor de orçamento que sua campanha vai receber, as palavras-chave que escolheu, a otimização por horário, etc.

  • Inclua a palavra-chave buscada pelo usuário no textos dos anúncios.

    Isso chama a atenção do usuário, que vai encontrar um anúncio falando exatamente (ou o mais próximo possível) sobre o que pesquisou;

  • Crie variações de anúncios, mas não crie listas com muitos anúncios.

    Testar de três a quatro anúncios por vez ajudará você a entender quais chamadas funcionam melhor. Quando temos muitos anúncios rodando ao mesmo tempo, os textos recebem um número menor de impressões e fica mais difícil entender as métricas como CTR, CPC e/ou cliques;

  • Mande o usuário para a página do produto/serviço/conteúdo que você está abordando no anúncio.

    Não tem nada pior do que clicar num anúncio para encontrar um produto específico e cair na home do site, não é mesmo? Isso pode fazer o usuário perder o foco, se perder no site e desistir da compra. Torne a vida do seu possível cliente mais fácil;

  • Utilize as extensões de anúncios.

    Elas ajudam seu anúncio a ganhar mais relevância. Você pode incluir mais informações já que os anúncios possuem um limite de caracteres e nem sempre é possível incluir tudo. Mas lembre-se: as extensões também possuem limite de caracteres e você pode usar diferentes tipos para diferentes objetivos. Saiba mais clicando aqui.

E você, quais otimizações costumam funcionar nas suas campanhas?

Essa é apenas uma pequena lista, existem muitas outras otimizações que você pode testar. O importante é entender que as alterações – se possível – precisam ser feitas aos poucos para que você entenda o que realmente funcionou, antes de seguir para uma nova otimização.

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