Mobimail: o novo e-mail da Locaweb

em Hospedagem, Marketing.

Prezados Clientes,

Temos uma ótima notícia! Acabamos de dar o primeiro passo para uma melhoria sensível do nosso serviço de e-mail. A partir do dia 2 de dezembro, todos os novos domínios da Locaweb passaram a ser instalados em uma nova plataforma de e-mail, que batizamos de “Mobimail” para diferenciar daquela que funciona para clientes instalados antes dessa data, o “Locamail”.

Estamos muito entusiasmados com este projeto, que tomou quase um ano de trabalho até esta primeira fase do lançamento para novos clientes. Toda plataforma foi inteiramente desenvolvida do zero, levando em conta todos os desafios que enfrentamos com a plataforma Locamail, para garantir velocidade e estabilidade sem sobressaltos.

O Mobimail funciona sobre “clusters” de servidores redundantes, que garantem uma operação mais imune a falhas que a plataforma atual, e com mais facilidade de acrescentar capacidade de tráfego, bastando acrescentar mais servidores (escalabilidade horizontal). Quem sentiu cheiro de computação em nuvem acertou: ela contém os conceitos de cloud computing desde sua fundação.

Esta plataforma não é somente mais robusta, mas oferece também alguns recursos novos como:

Colaboração: não inclui apenas e-mail, mas também Contatos e Calendário

Outlook: Acesso via plugin MAPI pelo Outlook do Office, permitindo o mesmo grau de integração de mensagens, contatos e calendário que um servidor Exchange oferece

Acesso critptografado por SSL a POP, IMAP e SMTP para tráfego seguro de mensagens entre seu terminal e o servidor de e-mail hospedado na Locaweb

Webmail Ajax: Duas novas interfaces de webmail: Ajax, com drag & drop, operação via teclado e muitos outros recursos; e Clássica para quem está familiarizado com a plataforma antiga (Locamail)

Instant Messaging (protocolo jabber) para comunicação instantânea entre os membros do domínio (e criptografada)

Mobilidade, Push Mail e sincronização sem fio de Contatos e Calendário com iPhone/iPod Touch, Nokia Symbian e Windows Mobile

Como sentimos que o aumento da estabilidade era um desejo muito forte dos clientes, optamos por iniciar a instalação de novos domínios no Mobimail já no dia 2 de dezembro. Sabemos que existem recursos que ainda faltam no Mobimail como conta pega-tudo (*@dominio), configurações globais de acesso e outras, e já estamos trabalhando para implementá-los o mais breve possível.

E, apenas para frisar: não haverá alteração de preços para usufruir dos recursos acima! A plataforma Mobimail está inclusa tanto nos planos de hospedagem de sites como nos serviços de e-mail.

NOTA: Clientes atualmente instalados no Locamail: estamos trabalhando num programa de migração do Locamail para o Mobimail, que mantenha caixas postais, mensagens, pastas, contatos e outras configurações inalteradas, para uma migração indolor. Estimamos que teremos esta migração automatizada diponível em até 60 dias.

Gostaria de parabenizar as equipes envolvidas em todos os departamentos, tanto com o Locamail quanto com o Mobimail por tornar este projeto viável. Estamos levando o e-mail a um outro patamar, tornando disponíveis para todos os nossos clientes uma plataforma tão rica em recursos quanto o Microsoft Exchange ou Mobile Me da Apple, porém sem o alto custo que esses serviços possuem.

Em breve mais novidades!

Atualização (Maio/2011): conforme comunicados posteriores para a base de clientes da Locaweb, e posts neste blog, o Mobimail deixou de ser o serviço de e-mail oferecido pela Locaweb.

Você também pode gostar