Saiba a importância de proteger a sua marca através de vários domínios

Você já deve saber que escolher um domínio fácil de memorizar e que tenha tudo a ver com o seu negócio é importante não só para garantir que seu site seja encontrado de forma rápida, mas também para proteger a presença digital da sua marca.

179232549

O que você talvez não saiba é que registrar mais de um domínio ajuda a resguardar a marca e a reputação da sua empresa na internet. E não estamos falando apenas do registro de terminações diferentes, mas também de outros nomes, para que a concorrência não se aproveite do renome da sua empresa utilizando denominações parecidas com a dela. Afinal, a URL do seu site deve fazer referência apenas a você, certo?

O registro de mais de um domínio é relativamente fácil de fazer, uma vez que não há um número limite de endereços registrados. Para isso, basta ter um número de CPF ou CNPJ, que será definido como o proprietário do domínio escolhido, e verificar se ele está disponível.

O custo também não é alto. Atualmente, com R$ 30 por ano é possível registrar um endereço com extensão .com.br. É um investimento que vale a pena para garantir a segurança do nome da sua empresa e colocar sua marca em evidência.

Registre domínios com terminações diferentes

As diferentes terminações de domínio, também chamadas de top level domains (TDL), foram criadas para facilitar a categorização dos sites em relação a seus segmentos de atuação. Por exemplo: se a sua empresa trabalha no ramo da educação, o domínio pode ter a terminação .edu.br.

Caso seja mais interessante para o seu negócio utilizar uma terminação genérica, não se restrinja apenas ao padrão .com.br. Registre também domínios com o final .net, .org e o padrão internacional .com, que valem para qualquer tipo de empreendimento. Isso porque é possível ter nomes de domínios iguais, mas com TDLs diferentes.

Assim, você evita que sua marca esteja disponível com outras terminações e assegura que ela não será utilizada por outra empresa ou mesmo por alguém que queira se aproveitar da sua reputação. O bacana é que você pode optar por direcionar o acesso destes endereços com extensões diferentes para o seu domínio oficial, facilitando também o controle do tráfego de todos os domínios.

Previna-se contra domínios que prejudiquem sua empresa

Antecipar-se e registrar domínios que possam manchar o nome do seu negócio é parte importante da sua estratégia de proteção de marca. Muitos consumidores utilizam sites como o Reclame Aqui para divulgar um problema ou insatisfação com diversas empresas, mas, acredite, há quem também desenvolva um blog ou site para falar mal apenas de uma marca específica.

Para não correr este risco, registre também o domínio www.euodeio….com.br com o nome da sua empresa e pense em outras variações que possam ser usadas para atacar seu negócio.

Avalie todas as possibilidades de domínios

Se a sua empresa for conhecida por mais de um nome ou tiver uma sigla, vale fazer o registro dessas nomenclaturas, além do nome oficial. Este é o caso do site dos Correios, que é muito acessado por quem precisa procurar o CEP de uma área.

O endereço oficial deste serviço no portal dos Correios é www.buscacep.com.br. Porém, se você digitar no navegador www.correios.com.br/cep ou, a maneira mais fácil, www.cep.com.br, será encaminhado para a área de procura de CEPs. Esta medida facilita a encontrabilidade na internet do serviço e acaba barrando a iniciativa de algum espertinho que queira se valer do nome dos Correios (que é conhecido em todo o país).

Este recurso também é indicado para empresas que têm nome de difícil grafia. Às vezes, registrar um domínio com a forma com que falamos o nome do negócio também vale a pena, uma vez que o usuário pode não saber como escrevê-lo corretamente.

Mais do que facilitar o caminho do seu público até seu site, o registro de vários domínios é uma forma de preservar sua marca e proteger a identidade da sua empresa na internet. Trace uma estratégia, avalie custos e comece agora mesmo a definir os domínios mais interessantes para o seu negócio.

Ficou alguma dúvida acerca da proteção da sua marca por meio do registro de vários domínios? Tire-a conosco através dos comentários!

Exibir ComentáriosOcultar Comentários

4 Comments

  • karina do Rego Serra
    Posted 28/05/2014 at 20:08 0Likes

    Olá, eu gostaria de saber se posso registrar um blog com mais de um domínio, mesmo este blog não sendo de uma empresa, mas de um assunto diferente. Neste caso, eu ainda poderia usar o .com.br?

  • Locaweb
    Posted 10/06/2014 at 13:13 0Likes

    Olá Karina!
    Sim é possível fazer por apontamento ou redirecionamento.
    Veja um exemplo: http://wiki.locaweb.com.br/pt-br/Gerenciador_de_dom%C3%ADnios

    Atenciosamente,

  • santos
    Posted 07/08/2014 at 11:42 0Likes

    eu posso registrar .com.br e .com.net para me proteger
    ou quando eu registro apenas .com.br ninguem mais vai poder usar o mesmo nome com outra extensão ?

  • Locaweb
    Posted 08/08/2014 at 16:42 0Likes

    Olá Santos! Infelizmente não. Quando você registra um domínio com a terminação .br, qualquer outra pessoa pode registrar o mesmo domínio, porém com a terminação .com. Aconselhamos que proteja sua marca sempre registrando os domínios mais comuns no seu segmento. Os mais usados são o .com / .br / .net. :)

Comments are closed.