Será que você está fazendo brainstorm da forma correta?

em Marketing.

Terça-feira, 9 da manhã, primeira atividade do dia: brainstorm para a criação de uma campanha de Natal para um cliente do segmento de tecnologia. Time reunido, café a postos, todo mundo com cara de poucos amigos e um briefing de mais ou menos 5 linhas. Entre um gole de café e outro, piadas internas e algumas risadas, as melhores soluções começam a se destacar e pouco mais de uma hora depois, voialà, a campanha está criada. A cena é recorrente nas agências de comunicação, podendo variar o segmento do cliente e a quantidade de linhas no briefing, mas uma coisa nunca muda, a reunião de mentes criativas para ter ideias.

Embora a prática do brainstorm seja bastante comum em empresas de diversas áreas, nem sempre ele acontece como deveria. Muitas vezes a reunião não rende como o esperado pois o processo de compartilhamento das ideias não é produtivo. Mas como assim? Há uma forma correta de fazer um brainstorm? Não exatamente, mas existem técnicas que podem ser aplicadas para que as ideias fluam de maneira mais natural.

1 – Crie uma atmosfera para o brainstorm
Muitas vezes colocar seu time na sala de reuniões e esperar que ideias geniais apareçam não é suficiente. É preciso criar uma atmosfera que incentive a criatividade e a inovação. Ir a um lugar diferente, com estímulos visuais variados e fora da zona de conforto dos participantes irá proporcionar uma experiência enriquecedora para todos.

2 – Conheça bem o cliente e qual seu objetivo
Ter foco nos objetivos do cliente é fundamental para um brainstorm assertivo. Busque o máximo de informações possíveis antes de começar a reunião para evitar pausas e tenha em mente qual será o resultado da ação no futuro.

3 – Tenha muitas ideias, sem filtro
Esta é uma dica muito importante para todos os participantes de um brainstorm. Ter ideias é o principal objetivo de uma reunião de criativos e, nós sabemos, a maioria delas não é boa. Mas ainda assim são úteis e podem trazer insights para que outras pessoas falem o que estão pensando.

4 – Não critique a ideia dos outros
Nada de ridicularizar o coleguinha durante um brainstorm. As pessoas têm referências diferentes e tudo é válido enquanto nada está definido. Criticar pode tornar o ambiente pesado e criar um bloqueio de ideias nos participantes. No primeiro momento todas as opiniões devem fluir, sem filtro.

5 – Desfaça e refaça ideias
Não se apegar a uma ideia é fundamental para o bom andamento do brainstorm. Imagine se todos os participantes ficarem focados apenas no que compartilharam? Desfazer ideias, refazê-las e melhorar seu conteúdo pode render trabalhos geniais. A contribuição de cada pessoa é o que faz a diferença para um grande projeto.

6 – Use técnicas criativas
Nuvem de palavras, moodboard com imagens e associação de ideias são algumas técnicas criativas que podem ajudar seu time a ter um melhor resultado durante o brainstorm. Modificar os estímulos e incentivar que as pessoas saiam da sua zona de conforto ajuda a criar novas ideias.

7 – Escreva e desenhe
Tenha sempre uma caneta em mãos, mesmo que seja de uma mesa digital. Anotar palavras e fazer desenhos enquanto as ideias estão fluindo abre caminho para novas possibilidades de associação de palavras e personagens.

Como são os brainstorms aí na sua empresa? Usando nossas dicas você pode ter reuniões mais produtivas, criativas e cheias de boas ideias. Compartilhe com seu time!