Ainda que muitas empresas já tenham percebido a importância de entrar de uma vez por todas no mundo mobile, é natural que algumas ainda não saibam o que fazer na hora de desenvolver um app. Atualmente, já existem diversos desenvolvedores no mercado especializados nesse tipo de projeto e altamente capazes de trazer resultados surpreendentes para o seu negócio.

app blog

Mas para que sua marca tenha uma boa entrada no mundo mobile, é preciso encontrar um desenvolvedor que esteja à altura daquilo que você espera para o aplicativo. Confira a seguir algumas dicas para encontrar o desenvolvedor ideal para o app mobile da sua empresa.

Navegue pelo índice

    Trajetória

    Uma das melhores formas de compreender o que um desenvolvedor pode te entregar é analisar outros apps já feitos para empresas do mesmo segmento ou de outra área de atuação. Pesquise aplicativos que ainda estejam em funcionamento para saber mais sobre suas funcionalidades, assim como a percepção dos usuários sobre a usabilidade do sistema.

    Versatilidade

    Ainda que os programadores saibam o que é preciso fazer para que um aplicativo dê certo, a interação com a empresa cliente é indispensável para que a solução possa trazer resultados relevantes para o negócio. Analise se seu futuro parceiro está aberto a novas ideias e se seus funcionários estão dispostos a fazer todas as mudanças necessárias até que o aplicativo esteja perfeito para ser lançado.

    Destrinche os custos

    Os desenvolvedores de aplicativos mobile podem fazer propostas com diferentes características. Para evitar a aprovação de propostas que se mostrem desvantajosas no futuro, é preciso ficar de olho em possíveis custos com manutenção, assinaturas ou atualizações para que as responsabilidades fiquem claras. Caso o app apresente alguma falha após o lançamento, por exemplo, quem deverá arcar com o trabalho necessário para realizar a mudança?

    Adaptabilidade

    A tecnologia evolui diariamente e essa tendência também pode ser percebida de forma intensa no mundo dos mobile apps. Em função disso, não deixe de verificar se seu fornecedor é capaz de manter o ritmo com as últimas e novidades do segmento para garantir que sua empresa contará com as melhores práticas de desenvolvimento de aplicações do mercado.

    Qualidade total

    Os usuários de dispositivos móveis utilizam modelos de diferentes fabricantes e sistemas operacionais. Isso exige que os desenvolvedores sejam capazes de entender as particularidades de cada plataforma para que o app possa atender ao perfil de público da sua empresa.

    Confira se o seu fornecedor consegue testar o app em diferentes plataformas e sistemas operacionais durante seu desenvolvimento, pois essa fase é crucial para que os usuários tenham uma boa experiência ao utilizá-lo no futuro.

    Propriedade intelectual

    Outro importante critério a ser analisado na hora de buscar um desenvolvedor é a propriedade intelectual do produto resultante do trabalho. Nesse momento, é preciso verificar se sua empresa terá acesso ao código na íntegra para que possa tomar outras decisões relacionadas ao app no futuro, sem ter que depender de seu parceiro atual.

    E você? Já conseguiu encontrar algum desenvolvedor que atenda a tantos requisitos para entregar um app? Responda em nossa seção de comentários!