O que James Bond nos ensina sobre empreendedorismo?

em Artigos, Dicas e novidades.

Uma história que já tem mais de 50 anos – e muito bem vividos, por sinal.
Para quem estava com saudade do agente mais famoso do cinema, quiçá do mundo, Bond, JAMES BOND, voltou às telinhas para mais um filme: 007 Contra Spectre, o 24º da franquia de sucesso.

O personagem icônico dos livros de Ian Fleming é conhecido pelo charme e elegância, além das aventuras repletas de ação, gadgets, tensão e, claro, o envolvimento com as bond-girls. E, mesmo que essas características sejam tão familiares para o público, James Bond nos surpreende e se reinventa.

O fato é que o cara é atemporal e, por isso, temos muito a aprender com ele, principalmente no quesito empreendedorismo. O colunista Ivan Primo Bornes, no Blog do Empreendedor, do Estadão, selecionou 20 lições do agente secreto que valem para futuros empreendedores. Confira algumas delas:

Plano 002 em ação
Siga seu plano de ação, mas saiba que em muitos casos você vai ter que improvisar e isso também requer planejamento. O plano de James Bond nem sempre é seguido à risca por causa dos contratempos que surgem durante a missão, mas ele consegue ter jogo de cintura e improvisar com rapidez. Logo, faça o que você se propôs, mas sempre conte com uma segunda ideia.

Confie em si e quebre as regras quando preciso
Se você acha que chegou o momento de fazer diferente e quebrar as regras, não tenha medo. Confie em si para convencer os demais.

Saiba se reinventar
Com uma trajetória com mais de 50 anos, o personagem de 007 provou que é possível continuar atual mesmo mantendo as raízes. Atualize-se constantemente, mas continue fiel aos seus propósitos.

Cumpra sua palavra
Sempre entregue o que você prometeu, mesmo que para isso você tenha problemas. Faça o que deve ser feito e cuide sempre de sua credibilidade.

Transforme a tecnologia em uma aliada
James Bond utiliza muitos gadgets em suas missões e eles contribuem para que tudo saia como o esperado. Faça o mesmo! As redes sociais e outras tecnologias estão com tudo! Use-as para divulgar seu produto e fazer um bom trabalho.

Estude seus concorrentes
É importante estudar a concorrência, entender seus pontos positivos e negativos e o que você pode fazer para se destacar no mercado.

Tenha parceiros em que possa confiar
Em alguns casos James Bond teve que delegar funções a especialistas por não ter as habilidades que determinada tarefa exigia. O mesmo vale para você! Não tenha medo de trocar ideias com pessoas que estão no mercado há mais tempo; de pedir ajuda ou contar com a colaboração de seus amigos e colegas para entregar um trabalho. Uma boa rede de colaboração pode salvar sua pele!

Agora, prepare-se para colocar as dicas em prática e ter sucesso no mundo dos negócios! James Bond poderia dar outros conselhos com relação ao empreendedorismo? Comente! ;)