Confira o que você precisa saber para fazer vídeos de qualidade

em Artigos, Dicas e novidades.
vídeos de qualidade

Geralmente, quando vamos filmar alguma campanha, comercial ou chamada, ficamos bastante preocupados com a resolução do vídeo. Claro que a qualidade da imagem é extremamente importante, mas não é só isso que o torna atrativo.

Para gravar um vídeo que chame a atenção do público é preciso que você saiba alguns conceitos técnicos. Fique tranquilo, com uma ajudinha da Nikon, vamos te ensinar o básico para produzir um conteúdo audiovisual bem legal.

Enquadramento

É a posição dos objetos/personagens presentes na composição do vídeo. É comum que as pessoas produzam vídeos com os personagens bem no meio da tela… Esquece!

Essa disposição não é a recomendada pelos profissionais.

O segredo é seguir a regra dos terços!

Apesar do nome técnico, é facinho utilizar essa dica. Basta imaginar uma grade na tela com formato de jogo da velha, pensou?

Agora é só posicionar os assuntos bem onde as linhas se encontram, nos pontos de ouro, assim, o enquadramento fica muito mais harmonioso e leve.

Lembrando que os objetos não precisam estar exatamente em cima das intersecções, se estiverem próximos já vale!

Plano geral, plano médio e plano fechado

Agora que você já sabe onde posicionar os assuntos na tela da câmera, é hora de conhecer alguns enquadramentos básicos.

O plano geral, por exemplo é aquele que te permite mostrar todo o cenário, de forma mais abrangente. Na maioria das vezes é usado no primeiro plano de alguma cena.

Já o plano médio é usado quando você precisa dar mais enfoque ao objeto em questão. O enquadramento leva esse nome, justamente porque a câmera precisa estar numa distância média do assunto.

Lembrando que é necessário haver uma perspectiva de cenário nesse plano. É só um pouco mais fechado do que o geral. (se o objeto da cena for uma pessoa, considere plano médio um enquadramento da cintura para cima).

Se você quer focar a cena nos detalhes do assunto, o plano ideal é o fechado (Close-up). Pode ser tanto do rosto do personagem quanto de alguma particularidade de um objeto que precisa ser ressaltada.

Qualidade de imagem

Agora sim chegamos ao ponto da qualidade da imagem.

Primeiramente, o ideal é checar as configurações da sua câmera ou celular. Vamos por partes!

Se você for fazer um vídeo simples com o celular, não têm muito segredo. Vá nas configurações e certifique-se de que a qualidade esteja em alta, pode ser em 720p e 30 fps ou 1080p e 30fps.

Se você quer gravar um vídeo leve, para destinar aos clientes via e-mail ou Whatsapp, por exemplo, selecione a primeira opção.

Caso pense em produzir um vídeo mais elaborado para o youtube, ou para o Institucional do site, vá de 1080p! É só ir nas configurações de câmera e selecionar uma dessas opções.

Na câmera o processo é praticamente igual.

O principal diferencial é que é possível escolher um vídeo com mais qualidade, até em Full HD, dependendo do modelo. Seja ela DSLR ou Coolpix, vá até as “configurações de vídeo” e escolha a opção 1920x1080p/30fps para vídeos em Full HD e 1280x720p/30p para vídeos HD.

Lembrando que todas as opções são ótimas, o que muda é a nitidez e o tamanho do arquivo.

Agora que você já sabe os primeiros passos para fazer um vídeo bem bacana para a sua empresa, fique ligado nos outros posts, vamos te dar mais dicas quentinhas sobre o assunto!

 

Você também pode gostar