Por que a gente sabe, em algum momento de sua vida você já deve ter se questionado:

– Por que eu não largo tudo, crio um blog e saio por aí viajando o mundo? É, a ideia pode até ser tentadora, mas ser blogueiro não é tão simples quanto se imagina. A atividade requer tempo, conhecimento, dedicação e, o fundamental, paciência. Sim, porque não é da noite para o dia que se vive de blog.

Mas por que depois de muita pesquisa e investimento alguns blogs simplesmente não dão certo? Saiba que elementos simples podem dificultar o acesso e a retenção de seus leitores. Descubra quais são eles:

1 – Seu blog não tem um objetivo

Estabelecer um objetivo é um ponto muito importante na hora de criar um blog. O que você deseja ao criar o blog? Informar sobre os lançamentos do cinema? Fazer crítica de livros e filmes? Com isso em mente é possível pensar no nome, layout e na abordagem.

Se você mudar constantemente de assunto, deixando de fazer críticas, por exemplo, e, passando a falar sobre perda de peso, os leitores habituais podem não voltar mais ao blog.

Dica: Antes de tudo, encontre um nicho que lhe interesse de fato, que você curta pesquisar sobre o assunto. Depois, pense nos assuntos que irá abordar, veja se os textos terão a ver com o que o blog se propõe.

2 – Você não leva seu trabalho a sério

Blog requer esforço, se você acha que é só “postar qualquer coisa” que está tudo certo, é melhor rever suas ideias. O processo é um tanto cansativo, mas se você gosta mesmo do assunto e está disposto a compartilhar conhecimento, vale a pena. Conteúdo de qualidade, bem embasado, vai demandar tempo, logo, é preciso dedicação.

Alguns blogueiros iniciantes começam a postar vários posts na semana e acabam diminuindo esse número ao longo do mês – o que prejudica os acessos. Lembre-se que você está virando uma autoridade no assunto e que frequência de publicações é fundamental para “educar” seu leitor a dar uma passadinha em seu blog toda a semana para saber as novidades.

Dica: Perceba o quanto de tempo você tem e se está disposto a trocar algumas horas assistindo às suas séries favoritas, para escrever. Você realmente está disposto para ser um blogueiro? Não, amigo, não é tão simples.

3 – Você só pensa no dinheiro…

Se você seguir os tópicos acima e fizer um bom trabalho é bem provável que você lucre com seu blog, mas blogar é um processo, nada é imediato, portanto, acalme-se. Escolha um nicho e foque nele. Todos os segmentos são rentáveis, alguns são mais concorridos, mas se você mostrar que tem conteúdo e se tiver um diferencial, pode conseguir boas parcerias com marcas e outros blogs.

Sim, muitos blogueiros se deram bem, mas eles levaram um bom tempo para isso. Não pense que você vai ganhar x mil blogando há apenas um mês. Seja realista!

Dica: Não desista do seu blog até que você tenha tentado por pelo menos oito meses ou mais. Se você realmente gosta do assunto e do que faz, deve investir. Pense nele como um investimento a longo prazo. 😉

4 – Você não investiu em um domínio próprio

Vamos falar a real? Um blog com domínio próprio é visto com outros olhos quando comparado a um sem. Um que tenha o “.com.br” ou o “.com” passa mais credibilidade, um ar profissional. Invista!

5 – O layout está mesmo legal?

Se o layout do seu blog não tiver uma boa usabilidade, se ele não for agradável visualmente, é… Seus leitores podem não voltar. Escolha um bom tema para ele, um que seja responsivo e se adeque às necessidades suas e dos usuários.

Dica: Se você não tiver grana para contratar um designer, opte por temas minimalistas; é mais fácil acertar no preto e branco, do que errar com uma mistura de links amarelos, texto azul e fundo vermelho, né? – Risos.

6 – Seus posts têm qualidade? Você gosta de lê-los?

Se os textos não têm erros gramaticais, se você oferece um conteúdo diferenciado, com profundidade, gostosos de ler, você já tem meio caminho andado para fazer seu blog dar certo. Agora, não tem nada pior do que começar a ler um artigo, se interessar pelo tema e achar muitos erros, não é mesmo? Revise, pesquise, peça para um amigo ler e opinar. Isso com certeza vai fazer a diferença no final! 🙂

E então, agora que descobriu porque alguns blogs não se saem tão bem quanto o esperado, o que acha de começar a blogar? Se já tem um blog, deixe o endereço do seu nos comentários! 😀