Por que você deve jogar videogame?

em Curiosidades, Dicas e novidades.

Pressione start para começar.

Prepare-se para escolher seu avatar, o cenário, a arma a ser utilizada e seus superpoderes.

Ou simplesmente opte pelo Super Mario e deixe o Luigi ser comandado pelo Player 2.

Foque no jogo e não deixe o pensamento de “sou muito velho para isso” atrapalhar sua estratégia. Ultrapassar limites requer calma, autoconfiança e, claro, atenção. Afinal, aquela “vida extra” pode passar por você sem que perceba. Ou melhor, de pulos em pulos, chefões e moedinhas, sua vida pode ser prolongada e você, “Mario”, nem sabia que isso é possível.

Acredite, jogar videogame – com moderação – faz bem à saúde.

Games são capazes de melhorar nossa coordenação motora, nossos reflexos, atenção e aprendizado. Dependendo do jogo escolhido (boxe, dança, entre outros), até o condicionamento físico é beneficiado.

Um estudo alemão comandado pela cientista Simone Kühn comprovou que os games podem auxiliar no desenvolvimento de regiões cerebrais. No experimento, adultos jogaram Super Mario durante 30 minutos diariamente, em um período de dois meses.

Depois de escanearem os cérebros dos participantes, os pesquisadores perceberam que três áreas haviam aumentado: o cerebelo bilateral, o córtex pré-frontal dorsolateral direito e a parte do lado direito do hipocampo. Elas estão ligadas à memória, habilidade motora das mãos, navegação espacial e ao planejamento estratégico. Eles também identificaram que, quanto mais os gamers sentiam prazer ao jogar, mais essas regiões cresciam.

Outro experimento, dessa vez realizado por neurocientistas da Universidade da Califórnia, apontou que jogar videogame pode melhorar a capacidade cognitiva. Durante três horas semanais, em quatro meses, um grupo de adultos entre 60 e 85 anos se divertiu (e rejuvenesceu) ao jogar um game de corrida. Os estudiosos perceberam que a capacidade cognitiva do grupo havia melhorado, principalmente quanto à realização de tarefas simultâneas.

Quer mais motivos para se render ao mundo dos games?

Se você não gosta muito de ler, saiba que os jogos podem lhe ajudar a mudar de ideia e a tirar da estante aqueles livros esquecidos há algum tempo. Isso porque jogar videogame aumenta a concentração, o que também facilita a leitura. Os games treinam o sistema de atenção de nossos cérebros e, ao jogar, nosso foco muda de acordo com o que se passa na tela – e, novamente, a ciência comprovou esse benefício.

Incrível como um hobby pode ser tão bom para a saúde! Agora, se alguém lhe disser para largar o videogame porque você não é mais um adolescente, é só compartilhar esse artigo e convidar a pessoa para jogar também.
Bora conquistar mais um tempo de vida? Jogue e divirta-se! ;)