MoonMoon, um agregador de feeds simples e que exige poucos recursos

em Jelastic Cloud, TecnoPapo.
moomoon cover image

O MoonMoon é um agregador de feeds RSS do tipo “planeta”. Ao contrário do que fazia o falecido Google Reader, ou mesmo o Feedly, é possível criar uma página pública, composta por uma timeline que reúne as publicações de vários outros autores, através dos feeds destes. Trata-se de uma forma interessante de compor um mosaico de opiniões sobre um determinado assunto ou tema.

Nesse contexto, o MoonMoon é uma aplicação PHP que se destaca pela simplicidade na instalação e o baixo consumo de recursos. Ele não necessita nem mesmo de um banco de dados ou de acesso ao cron, que é frequentemente utilizado neste tipo de aplicação para buscar os outros feeds em intervalos regulares.

Instalação

Em nosso tutorial, utilizaremos o Jelastic para executar o MoonMoon, mas por conta de sua simplicidade e por se tratar de PHP, ele pode ser facilmente instalado em um plano de hospedagem da Locaweb, por exemplo. Para isso, devemos primeiramente criar o nosso ambiente de deploy, bastando escolhermos um ambiente com PHP 5.6 conforme a imagem abaixo:

ambiente de deploy

Em seguida faremos a instalação através do repositório Git do projeto. Se você não sabe como fazer um deploy no Jelastic a partir de um repositório Git, assista a este episódio do Tecnopapo.

Em seguida, devemos instalar as dependências da aplicação. Para esse fim, o projeto utiliza o Composer, que nada mais é do que um gerenciador de dependências para PHP. Para instalar o Composer, faremos um acesso SSH no ambiente e, na pasta root da aplicação, podemos executar a instalação através do seguinte comando:

wget https://raw.githubusercontent.com/composer/getcomposer.org/1b137f8bf6db3e79a38a5bc45324414a6b1f9df2/web/installer -O - -q | php -- --quiet 

Em seguida é só utilizá-lo para instalar as dependências:

php composer.phar install

Após finalizar o processo, podemos acessar a rota /install.php para acessarmos o setup da aplicação, conforme vemos abaixo:

setup da aplicação

Para finalizar a instalação, escolha um nome para a sua página e uma senha para o usuário admin. Você deve acessar o /admin para visualizar a interface administrativa e definir os feeds que sua página irá seguir. Depois que fizer isso, é só apagar o arquivo install.php e curtir o resultado:

MoonMoon home

Para saber mais sobre o Jelastic, acesse a página do produto no site da Locaweb.

Você também pode gostar