Turbine o seu Wi-Fi com uma Rede Mesh

em Dicas e novidades, Internet.

Bom galera, antes de começar, já digo que não sou nenhum especialista em redes, inclusive fugi dessas aulas na faculdade, porém, sempre que surge uma novidade que pode deixar o sinal do Wi-Fi em casa melhor, procuro me informar.

O que é rede Mesh?

A rede Mesh é um misto entre roteadores e repetidores de sinal. Ela busca levar o sinal Wi-Fi de forma igualitária dentro de um ambiente e, assim, você não precisará mais ficar próximo do ponto de rede cabeada para ter um bom sinal.

Diferentemente dos Wi-Fis comuns, a rede Mesh não é composta por um único roteador conectado à internet. Ela é construída de nós, que juntos, distribuem um único sinal de internet em vários pontos de um mesmo local.

Podemos comparar um nó com um roteador ou com um repetidor. Quanto mais nós são adicionados a uma rede Mesh, mais rápida fica a conexão Wi-Fi.

Por exemplo, imagine que sua casa é um ambiente e que dentro dela você tenha vários cômodos: quarto, cozinha, banheiro e sala. Em cada um deles haverá só um nó e, esses nós em conjunto vão distribuir um único sinal.

Quais as vantagens?

Podemos dizer que a rede Mesh é mais inteligente que o Wi-Fi comum, pois cada nó é equipado com um software especial e, esse software faz diversas varreduras transparentes ao usuário.

As varreduras apresentam possibilidades em que os dados podem fluir com base em uma tabela dinâmica, onde o nó que o usuário está conectado traça a rota mais eficiente até os dados serem transmitidos – com mais rapidez e menos perda de pacotes, além de outras variáveis.

O software também detecta a necessidade do usuário e faz com que a rede direcione a velocidade adequada para a tarefa.

Exemplo:

Quando você acessa o Netflix (streaming de vídeo) pelo computador, ele ganha prioridade dentro da rede, ao mesmo tempo em que os celulares que utilizam a mesma não têm oscilação de sinal por se movimentarem dentro do ambiente.

A rede Mesh é mais fácil de administrar porque o sistema que acompanha cada nó se encarrega de integrar o nó ao restante da rede.

Custo-benefício

Em uma rede comum, para se melhorar o sinal e/ou ampliar a área de cobertura é preciso adquirir roteadores mais potentes ou repetidores e, mesmo com esse investimento não há a garantia de qualidade.

Nas redes Mesh o custo da infraestrutura tem escalabilidade mais flexível. Para cobrir ambientes maiores, com mais eficiência, basta adicionar nós a rede.

As redes Mesh ainda não são populares em ambientes domésticos, mas estão bem populares em ambientes empresariais, principalmente porque podem escalar facilmente. O maior exemplo disso é a rede da Free the Net, em São Francisco, que possui cerca de 5 mil nós e mais de 400 mil usuários operando.  

A rede Mesh é uma boa opção se você pretende ampliar ou melhorar o desempenho e eficiência de seu Wi-Fi, não importando se é uma rede doméstica ou empresarial.