Com a chegada das novas plataformas de comunicação, muitos pensavam que era o fim da utilização dos e-mails. Enganaram-se! Hoje, esse canal é uma das principais fontes de engajamento entre empresa e cliente.
De acordo com os dados da E-mail Marketing Trends (2017), 57% das organizações brasileiras investem nessa estratégia para nutrir e desenvolver o relacionamento com seus leads.
Se ainda tem dúvidas sobre a eficácia dessa ferramenta, acompanhe o artigo. Apresentaremos motivos para que você chegue ao final do conteúdo querendo implementar o e-mail marketing no seu negócio — ainda hoje!
Por que devo trabalhar com e-mail marketing?
Responda rapidamente: você conhece alguém que não faça nenhum tipo de interação em e-mails, sejam eles de cunho pessoal ou profissional? Provavelmente, o número é pequeno.
Para reforçar essa questão, a E-mail Marketing Trends descobriu que 95,2% dos brasileiros conferem sua caixa de entrada diariamente e 81,2% acessam-a em vários momentos durante o dia. Portanto, mesmo que não seja para responder, os usuários se envolvem de alguma forma com os assuntos que recebem.
A verdade é que quase todo mundo tem essa ferramenta de interação e não necessariamente usam-a para fins profissionais.
Receber oportunidades de ofertas, novidades e conteúdos das suas marcas favoritas é mais fácil quando você opta pela opção “receber via e-mail” ao invés de telefonemas, por exemplo. Inclusive, 72% dos consumidores escolhem esse canal como a melhor forma de comunicação com as empresas, segundo o Marketing Sherpa (2015).
Quer mais motivos — além do aumento do engajamento — para trabalhar com e-mail marketing? Então, olha só:
- ajuda a aumentar as vendas;
- tem um ótimo custo-benefício;
- alcance em massa;
- redireciona assuntos conforme o perfil do consumidor;
- oferece facilidade para montar a estrutura/design;
- cria experiências com mensagens personalizadas;
- oferece feedbacks e relatórios em tempo real para as suas campanhas.
Além disso, atinge uma ampla quantidade de pessoas com apenas um envio. Basta selecionar a sua lista desejada e pronto!
2 técnicas para ter um alto engajamento no e-mail marketing
Não existe fórmula mágica para ter engajamento e atrair clientes. Mas há algumas dicas que fazem toda a diferença, como:
1. Criar um título chamativo
Há diversos fatores que influenciam na abertura de um e-mail e um deles é o seu título.
O consumidor irá clicar em algo que chame a atenção, portanto, esqueça títulos padrões, como, por exemplo, “Newsletter de Promoção”. Tente algo mais atraente, como “Você precisa conferir as promoções desta semana!”
Crie uma aproximação com o seu leitor.
2. Usar gatilhos
Os gatilhos mentais são utilizados para que o consumidor faça ações sem ter a real consciência da estratégia.
Os mais comuns são:
- urgência;
- prova social;
- reciprocidade;
- autoridade.
Além disso, os botões — itens chamativos — em pontos estratégicos no e-mail também são formas de gatilhos. Tente usar para quando quiser que a pessoa se cadastre no site, realize uma compra ou clique em um post, por exemplo.
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