Conheça algumas ideias para que gestores de empresas consigam otimizar processos e operações e assim conquistarem melhores resultados em seus negócios.

A máxima do “tempo é dinheiro” é válida em qualquer área de atuação, principalmente quando falamos em gestão de tempo de empreendedores. Afinal de contas, são eles que precisam estar cientes de toda a operação em tempo real e resolver os principais rumos da empresa.

Porém, esta centralização e preocupação integral acabam por gerar perda na produtividade de toda a equipe o que faz com que os resultados sejam diretamente impactados.

Pensando nesta questão, criamos este conteúdo com dicas e técnicas para a melhor gestão do tempo dos empreendedores. Confira!

Navegue pelo índice

    O que é gestão de tempo?

    Antes de começar de fato com as dicas e técnicas, vamos abordar o conceito de gestão de tempo. Você sabe o que significa?

    Gestão de tempo nada mais é da forma que suas atividades são organizadas e executadas em determinado período de tempo disponível. Por exemplo, você precisa fazer oito atividades em oito horas de trabalho.

    Se cada uma delas necessitarem dos mesmos esforços e dedicação, você levará uma hora para cada uma. Agora, se uma delas levar quatro horas, você irá precisar resolver as outras sete na metade do tempo.

    Assim na gestão do tempo são levados em conta:

    1. Atividades que devem ser feitas;
    2. Tempo disponível para execução;
    3. Dificuldade de cada uma das atividades.

    Com estas definições em mãos, o empreendedor consegue planejar e organizar cada uma delas para conseguir a melhor gestão do tempo.

    O foco deve ser aproveitar o tempo disponível para assim conquistar produtividade e melhores resultados nas entregas. E o que é preciso para conquistar esta melhora? Veja a seguir!

    Como melhorar a gestão do tempo?

    Existem algumas melhorias que podem ser executadas antes mesmo do início das atividades. São elas:

    Planejamento

    O planejamento é a primeira coisa a ser feita antes para que a rotina da operação do seu negócio seja efetiva. Nele devem estar contidos as atividades de determinado período de tempo, que pode ser diário ou semanal, o tempo disponível e qual equipe da sua empresa irá executar determinada demanda, além é claro dos resultados esperados por cada uma delas.

    Assim, com o planejamento em mãos você consegue traçar um mapa e entender como organizar os horários e as atividades da empresa.

    Priorização das atividades

    Feito o planejamento é hora de organizar, em ordem de prioridade, as demandas de cada equipe. Por exemplo, para o fechamento de uma loja de roupas, as atividades podem ser listadas, como:

    1. Organizar o estoque e recolher possíveis peças do espaço comum da loja;
    2. Arrumar o espaço da loja;
    3. Fechar o caixa, com o balanço das entradas e saídas do dia;
    4. Desligar todos os equipamentos eletrônicos e a luz;
    5. Conferir o fechamento de portas e vitrines.

    Assim, você consegue montar um checklist que com o tempo fica automático para você e sua equipe, entendendo o que deve ser feito antes e o que pode ser deixado por último.

    Divisão das demandas

    Outra melhoria essencial para todo empreendedor otimizar a gestão de tempo é delegar atividades. Muitas vezes, por perfeccionismo e até mesmo medo de deixar a operação desandar, empreendedores acabam centralizando todo o processo da empresa.

    Isto é extremamente prejudicial para o empreendedor e para o negócio, pois o empreendedor acaba sobrecarregado e a equipe não consegue se desenvolver, podendo assumir novas responsabilidades e potencializar seus resultados em um plano de carreira.

    Com o planejamento e a priorização das atividades, listadas nos itens anteriores, é o momento de dividir cada uma das tarefas, identificando o cargo para que cada uma se destina e também a potencialidade de cada colaborador.

    Viu só como que com alguns passos simples você consegue organizar seu negócio e melhorar o tempo de execução dos processo da empresa?

    gestão do tempo para empreendedores

    Para te ajudar ainda mais, listamos dicas e técnicas especiais de gestão de tempo para empreendedores! Veja a seguir:

    3 Dicas e técnicas para gestão de tempo de empreendedores

    1) Estabeleça metas

    O estabelecimento de metas é peça-chave para acompanhar a gestão do seu negócio, não só do tempo para a execução das tarefas, mas também como a produtividade e a qualidade de entrega.

    Existe uma metodologia bastante popular no mundo empresarial conhecida como “Metas SMART” e cada uma das letras contêm um significado para o acompanhamento das atividades.

    São elas:

    S = específica

    M = mensurável

    A = atingível

    R = relevante

    T = temporizável.

    Ou seja, para a gestão de tempo de empreendedores é necessário que o objetivo seja específico, com dados mensuráveis, possível – ou seja – atingível de ser conquistado, relevante para o negócio e possível de ser medido em tempo, com um prazo a ser cumprido.

    Com isso, fica mais fácil otimizar a execução de cada tarefa da equipe e assim potencializar os ganhos de produtividade e eficiência.

    2) Capacite sua equipe

    Outra dica que irá ajudar a desenvolver os resultados do seu negócio é capacitar sua equipe. Primeiramente, ouvindo o que cada um tem a dizer sobre o trabalho desenvolvido, para gerar um canal aberto de críticas e sugestões.

    Feito isso, entenda os pontos que como gestor pode melhorar para o desempenho da operação da empresa. Faça capacitações constantes com a equipe, desenvolvendo as habilidades e inserindo cada um dos colaboradores na construção dos objetivos do negócio.

    Isso, além de ajudar na cultura da empresa e no bem-estar dos funcionários, colabora para evitar custos com perdas de produção e de pessoal.

    3) Invista em tecnologia

    Uma outra dica de gestão de tempo é investir em tecnologia. Empresas que inovam em seus processos otimizam o operacional e toda a análise de recursos investidos. É possível otimizar o tempo com sistemas de automação e gestão, como: PDV e ERP.

    No PDV, por exemplo, o empreendedor ganha tempo com um sistema de frente de caixa registrando as entradas e saídas em um mesmo local, auxiliando também no balanço contábil da empresa.

    Já o ERP é um sistema de gestão com todas as informações relacionadas à empresa, desde dados de pessoal, estoque e finanças, por exemplo.

    Isto facilita o dia-a-dia do empreendedor tirando a preocupação de ter que levantar em vários locais, e muitas vezes manualmente, todas as informações do seu negócio.

    Além disso, auxilia na execução das atividades da empresa identificando onde estão ocorrendo possíveis perdas operacionais e de recursos.

    Viu só quantas dicas práticas para a melhor gestão de tempo de empreendedores?

    Comece hoje mesmo a otimizar seus processos e conquiste melhores resultados com os recursos disponíveis no mercado e com um novo comportamento gerencial.