Escrito por Equipe Locaweb

Estar presente no ambiente digital deixou de ser um diferencial entre as empresas. Hoje, é indispensável que o seu negócio seja encontrado nas redes sociais e sites de busca. E para começar essa estratégia, o primeiro passo é registrar um domínio em nome do seu empreendimento.

Por isso, no post de hoje, vamos conhecer como funciona o registro de domínio e entender melhor como essa etapa pode ser crucial para a aquisição e retenção de clientes da sua empresa. Confira!

Navegue pelo índice

    O que é o registro de domínio?

    O registro de domínio web é uma ação similar à patenteação de uma marca ou empresa, só que no mercado online. Muito mais do que o nome que fará sua marca ser encontrada nos buscadores, o domínio é o endereço específico que vai garantir a eficiência na busca pelo seu negócio.

    Na internet a empresa não tem um nome — que pode ser algo muito generalista —, ela tem um endereço, o que garante exclusividade e autoridade naquele segmento.

    O endereço pode ser registrado em diversas extensões. Entre as mais conhecidas estão:

    • .com;
    • .br;
    • .net;
    • .blog;
    • .org;
    • .biz;
    • .info;
    • .nome (x).

    Mesmo sendo mais comum encontrarmos “.com” e “.com.br” entre as extensões mais conhecidas, essa não é uma escolha que impacta no seu rankeamento no Google. Hoje, a qualidade e relevância do conteúdo publicado por você é o grande diferencial que faz com que sua página seja mais ou menos vista.

    Logo, o registro de domínio em qualquer extensão é benéfica e capaz de gerar credibilidade e fortalecimento para a sua marca.

    Por quanto tempo vale o investimento no domínio?

    Após registrados, os domínios devem ser pagos anualmente. A maioria dos fornecedores oferecem a possibilidade de pagamento apenas no cartão de crédito, ou em moedas estrangeiras. Logo, a opção de pagar em real e por boleto bancário deve ser um diferencial observado na hora de escolher a empresa parceira.

    É importante sempre atentar à data de vencimento da próxima anuidade para que a renovação não fique inadimplente e seja, consequentemente, cancelada.

    A perda do domínio acontece apenas na escolha pela não renovação do registro ou por inadimplência.

    new RDStationForms(‘check-list-presenca-digital-5dde1802176447181e3f-html’, ‘UA-120079229-3’).createForm();

    É possível encontrar domínios de mesmo nome e donos diferentes?

    Duas situações são bem comuns quando falamos em registros homônimos com extensões diferentes. Uma delas é quando o dono de uma empresa detém o registro “.com” enquanto o mesmo nome com a extensão “.com.br” pertence a uma pessoa diferente, por exemplo.

    Outro situação acontece quando o mesmo nome terminado com “.com”, “.com.br”, “.blog.com”, entre outros, pertence ao mesmo dono que optou por reservar todos os registros para garantir sua hegemonia no espaço digital.

    Muitas vezes, acontece de você criar um produto, serviço ou empresa e o domínio já ter sido registrado por outra pessoa. Nesse caso, o direito é irrevogável e independente da posse da patente no mercado físico.

    No entanto, a negociação entre os domínios é algo comum. As informações referentes ao dono do registro não são sigilosas e podem ser facilmente encontradas acessando o site Registro.br.

    As informações referentes ao dono, como nome, CPF, CNPJ e período de posse são públicas, o que possibilita com que você entre em contato com ele e proponha uma negociação. Contudo, vale ressaltar que grandes empresas e nomes de maior concorrência dificilmente abririam mão de seu registro. Por isso, originalidade na criação é muito importante.

    Como é o registro de domínio oferecido pela Locaweb?

    Ao registrar o domínio com a Locaweb você consegue homologar o endereço em diversas extensões disponíveis e realizar todas as operações de contratação por meio do site da empresa.

    Além disso, é possível verificar a disponibilidade do endereço almejado por você. Após a escolha, basta fazer um cadastro no site da Locaweb, e, logo após a ativação, o domínio já estará ativo.

    O registro de domínio e os produtos oferecidos pela Locaweb

    Muitas vezes, o registro de domínio funciona como uma porta de entrada para outros serviços ofertados pela Locaweb. Por isso, em alguns planos, o registro é disponibilizado gratuitamente por um ano, entre eles estão o sistema de ‘Hospedagem’, o ‘Criador de sites’ e a contratação de e-mails corporativos.

    O valor de contrato é fixo e não sofre grandes variações, como normalmente se vê no mercado afora. É possível encontrar empresas que oferecem o registro por valores inferiores a R$ 10,00 no primeiro ano, e, na renovação, cobram um brusco ajuste que pode superar 200% do valor pago inicialmente.

    A clareza dos contratos e valores que serão pagos posteriormente é um dos diferenciais da Locaweb

    Formas de pagamento

    Grande parte das empresas de hospedagem aceita apenas cartões de crédito como forma de pagamento — em alguns casos só são aceitos cartões de crédito internacionais — e moedas estrangeiras.

    Além de receber também em boleto bancário, a Locaweb tem todos os seus valores já convertidos em Real, o que evita a exposição dos clientes à variação cambial e taxa de IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras). Outro benefício é o total controle e certeza do valor que será pago em cada período de renovação.

    Suporte

    Optar por uma empresa dotada de um suporte limitado pode ser prejudicial ao empreendimento. Se acontecer algum problema, como, por exemplo, a queda de um servidor em um final de semana, não será preciso esperar até o próximo dia útil para resolver o impasse.

    É possível contatar os agentes responsáveis pelas operações em diversas plataformas, como chat, telefone, e-mail, e até mesmo por aplicativo. O suporte oferecido pela Locaweb funciona por 24 horas nos 7 dias da semana.

    Credibilidade

    A Locaweb é a primeira empresa de hospedagem instalada em solo brasileiro. São 20 anos de atuação e uma gama de clientes que supera, de longe, a concorrência. São quase 280 mil usuários e mais de 320 mil sites ativos.

    O número de e-mails corporativos vinculados à Locaweb também impressionam: são mais de 4 milhões de contas aliadas a um suporte abrangente e qualificado que visa a garantia de sucesso dos clientes e melhora a experiência online de todos os que acessam o determinado domínio.

    [rock-convert-pdf id=”157″]

    Já está convicto de que a sua empresa precisa entrar no meio digital? Então, agora que você conhece o registro de domínio da Locaweb, entre em contato conosco e conheça os próximos passos para alavancar o seu negócio.

    Locanews - Sua newsletter para crescer no seu e-mail!
    Locanews - Sua newsletter para crescer no seu e-mail!

    Obrigado por assinar a Locanews!