Em um primeiro olhar, o Instagram parece ser só mais uma rede social para ser utilizada como uma forma de entretenimento, não é mesmo? No entanto, poucos sabem que investir em estratégias por lá pode ser um sucesso. Afinal, é uma rede que já conta com aproximadamente 800 milhões de usuários do mundo todo, sendo que os brasileiros ocupam a terceira posição de usuários.

Um relatório realizado pela empresa Fast Company afirmou que o engajamento das pessoas nessa rede social tem sido quinze vezes maior do que no famoso Facebook, o que mostra como o investimento de marketing no Instagram pode ser eficaz no propósito de criar uma comunidade em torno de uma marca.

Para conseguir aproveitar todos os benefícios dessa rede social, é preciso escolher as melhores estratégias. É sobre isso que falaremos agora. Continue acompanhando e confira!

Por que fazer marketing no Instagram?

Que essa é uma rede que faz sucesso em todo o mundo nós já sabemos, mas por que isso atrairia tanto investimento do marketing? É bem simples! Hoje em dia, as mídias sociais são vistas como os canais mais produtivos para criar comunicação e garantir proximidade com os mais variados públicos.

Quando falamos do Instagram, existe uma gama de funcionalidades para elaborar um marketing diversificado, que vai servir de instrumento estratégico para as empresas e cativar o usuário.

A disponibilidade de ferramentas (vídeos, transmissões online, fotos, estatísticas de engajamento, calendário de publicações, vendas etc.) oferece brecha para que as equipes de marketing possam abusar da criatividade na hora de criar conteúdos para os clientes com os mais diversos gostos, garantindo e potencializando a captação de seguidores da empresa.

Quais são as potencialidades do marketing no Instagram?

Dizendo de uma forma muito simplificada, o marketing procura estabelecer um vínculo entre o consumidor e o produto no intuito de aumentar vendas. E é claro que as redes sociais permitem que esse vínculo se torne mais profundo, duradouro e fácil, o que se reflete na quantidade das vendas.

O que é mais relevante é a interação do usuário com as imagens no Instagram. Ela pode ser marcada por hashtags ou por menções, por exemplo, que vão colocar o conteúdo mais em evidência. Entretanto, qual tipo de estratégia pode atrair essas ações? Acompanhe no próximo tópico.

Como desenvolver uma estratégia de marketing para o Instagram?

Agora que você compreendeu por que é essencial aplicar o marketing no Instagram, vamos para a parte prática! Confira, então, algumas dicas que vão ajudar você a criar uma estratégia de sucesso.

Conheça o seu público-alvo e persona

Um dos primeiros passos que você precisa dar quando vai iniciar a sua estratégia é ter em mente a definição do seu público-alvo.

Ao entender um pouco mais sobre quem são as pessoas para quem você deseja vender e negociar ou então qual é o perfil do público com o qual a marca gostaria de se relacionar, é possível fazer um direcionamento dos conteúdos para alcançar essas pessoas.

Defina os objetivos da sua estratégia

É fundamental definir quais são os objetivos com essa rede social. O que você pretende alcançar com uma conta? Melhorar as vendas online? Deseja aumentar a visibilidade do seu negócio? Atrair novos clientes?

O mais indicado é criar uma lista com todos os seus anseios. Lembre-se que você também deve entender os princípios básicos da rede como as funções, e quais as ações utilizar com base em suas referências. Se optar por contar com o apoio de uma empresa de gerenciamento de perfil, você conseguirá elaborar uma estratégia direcionada e planejada, que vai suprir todas as suas expectativas.

Se sua empresa realiza a venda de produtos ou serviços, aproveite para tornar o seu perfil comercial e conheça funções que poderão alavancar suas vendas através da ferramenta, assim todas as vezes que você for expor um produto, poderá tagueá-lo com preços e direcionar para a compra.

Desenvolva um calendário de postagens

É imprescindível que você se lembre de que o seu perfil jamais pode ser abandonado. Manter um espaço que não é atualizado constantemente faz com que os seguidores percam o interesse, afinal, as pessoas estão seguindo a marca por se interessarem por ela, e esperam conteúdos novos com frequência.

Sendo assim, ter um calendário de publicações vai auxiliar você a ter um controle maior sobre o que vai ser divulgado, contribuindo para que exista um fluxo contínuo de assuntos. Certifique-se de não cometer “overposting”, ou seja, postar mais do que o necessário – na dúvida, opte por manter o equilíbrio com a sua audiência.

Fique por dentro dos assuntos para aproveitar as oportunidades de produção de conteúdo e utilize os recursos da ferramenta para mesclar sua produção de conteúdo em vários formatos (feed, stories e IGTV).

Lembre-se de manter uma linguagem espontânea com o seu público.

Crie conteúdos relevantes

A ideia principal de uma excelente estratégia de marketing nessa rede social é criar conteúdos relevantes e de qualidade, os quais devem ser 100% adequados ao que o seu público consome pela Internet.

O Instagram possui forte apelo visual, por isso aproveite para mostrar o lifestyle da sua empresa, serviço ou produto e capriche no cenário: atraia o usuário!

Essa presença não diz respeito apenas a anúncios ou contato direto com os profissionais de vendas. Estamos falando de conteúdos educativos que vão, de fato, ajudar a persona a identificar a sua marca e resolver determinados problemas.

É fundamental aceitar de antemão que o marketing de conteúdo tomou conta de todas as estratégias de sucesso. E esse mesmo pensamento também é aplicado às redes sociais. Portanto, é indispensável que você saiba como criar conteúdo para o Instagram para atingir os melhores resultados. Coloque vídeos entre as suas estratégias de conteúdo, cada vez mais esse consumo cresce no mundo digital. Utilize o stories e aproveite as funções do IGTV para mostrar bastidores ou conteúdos educativos relacionados ao seu produto.

Incentive a interatividade dos seguidores

Aproveite datas, temas em alta e compartilhe conteúdos compatíveis com sua rede, isso aumenta a interatividade com a sua marca e aumenta a viralidade das suas ações.

Aproveite para questionar e interagir com seus usuários através de perguntas, enquetes e ações que facilitem a participação.

Lembre-se: todas as suas postagens devem ser compatíveis com seus serviços e linguagens para fortalecer sua marca positivamente!

Mensure e otimize os resultados

Por fim, se você deseja atingir ótimos resultados e crescer no ambiente online, é fundamental que você faça o monitoramento dos resultados de maneira constante. Esse é o melhor caminho de checar se as suas estratégias de marketing realmente estão gerando “bons frutos” para o seu empreendimento ou se é preciso modificá-las.

Por meio de ferramentas específicas, é possível verificar as taxas de rejeição e de interação do seu perfil, quais seguidores estão mais engajados com a marca, o crescimento da audiência, entre outros.

É importante deixar claro que o auxílio de um profissional de uma empresa que gerencia perfis pode alavancar as suas estratégias de marketing com rapidez.

Se você ainda não começou a investir em marketing para o Instagram, já percebeu o tanto de tempo que está perdendo, concorda? Essa rede social possibilita que as organizações se conectem com os seus seguidores, garantem a humanização da marca e impulsiona suas vendas.

Além dessas estratégias que citamos aqui, do crescimento orgânico e das postagens que precisam ser feitas com frequência, é possível investir ainda em anúncios pagos que aumentam seu alcance.

E aí, gostou deste post sobre marketing no Instagram? Quer aprender com mais conteúdos? Então aproveite para seguir as nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn, Twitter e no YouTube.

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