Hoje, muitas empresas optam por terceirizar o setor de marketing de empresa. Com isso, elas conseguem um trabalho profissional por um custo menor, afinal, não sai nada barato contar com uma equipe interna. Entretanto, uma escolha errada pode resultar em uma enorme dor de cabeça. É por isso que você deve saber como escolher fornecedores de marketing digital.

Seja qual for o tamanho da sua empresa, investir em marketing digital é fundamental. Os olhos dos consumidores estão constantemente voltados às telas de seus smartphones, tablets e desktops. Quem não marca presença nas principais mídias digitais, inevitavelmente perde visibilidade.

Quer conhecer as principais dicas de como escolher fornecedores de marketing digital e a importância dessa escolha para o sucesso do seu negócio? Continue lendo e confira!

A importância de uma boa escolha dos fornecedores

Ao contratarmos qualquer tipo de serviço, sempre esperamos a melhor qualidade. Isso é essencial para todas as áreas. Contudo, é preciso ficar claro em sua mente por que é tão relevante selecionar bem uma empresa de marketing digital, pois ela será responsável pela imagem e divulgação do seu empreendimento.

Sobra tempo para focar na gestão do negócio

Quando você escolhe montar uma equipe interna ou contrata um fornecedor de marketing digital pouco eficiente, é necessário acompanhar de perto todos os passos para que tudo caminhe bem. No entanto, ao contar com um parceiro competente, você fica livre para exercer as atividades essenciais para o andamento do seu negócio.

Geralmente, a empresa contratada planeja e executa os serviços, e no final de cada mês envia um relatório ao contratante mostrando o resultado das ações. Existe também a possibilidade de aprovar cada trabalho antes de eles serem executados. Seja como for, você precisará reservar apenas uma parte do seu dia para verificar esse processo.

Passa uma boa impressão aos consumidores

Qualquer descuido na comunicação pode originar um mal-estar com o público e prejudicar a imagem da sua marca. Então, é imprescindível escolher um fornecedor que tenha experiência na área. Se você cai nas mãos de amadores, suas mensagens podem ser transmitidas da maneira errada e o profissional responsável não saberá lidar com a gestão de conflitos.

Há muitas empresas que atuam na área de marketing apenas elaborando e divulgando peças gráficas, mas não buscam o engajamento da audiência. Uma característica da era digital é que os consumidores se relacionam com a marca.

Sendo assim, caso não haja nenhuma interação com os usuários e monitoramento sobre as menções à marca, da nada adiantará suas campanhas publicitárias.

Seu dinheiro é bem investido

Um bom fornecedor de marketing digital não insiste em mídias e ações que não dão resultados. Atualmente, temos diversas ferramentas para mensurar o desempenho de cada ação em tempo real. Logo, se algo não sai de acordo com o planejado, é possível retirar a campanha do ar no momento certo e realizar os ajustes necessários.

Podemos concluir, então, que ao acompanhar os dados com frequência, você consegue evitar prejuízos com anúncios online ou qualquer outra ação de marketing.

Como escolher os melhores fornecedores de marketing digital

Agora que você já sabe a importância de escolher um bom fornecedor, chegou o momento de conhecer os principais requisitos para fazer a seleção. O ideal é não ter pressa nessas horas e pesquisar bem antes de bater o martelo.

Experiência no mercado

O tempo de atuação da empresa pode dizer muito sobre sua competência, no entanto, isso não é tudo. Você deve pesquisar o portfólio do fornecedor, seus cases de sucesso, listas de clientes parceiros e o que mais for necessário.

Se você quer dar um voto de confiança a alguém novo no mercado, não há problema, desde que verifique seu histórico. Existem diversos casos de agências de publicidade tradicional que expandem seus serviços para os meios digitais, por exemplo, e conquistam excelentes resultados rapidamente.

Gama de serviços oferecidos

Nem todas as companhias de marketing digital são full service. Portanto, se você está pensando em criar um site, abastecer seu blog com conteúdos, investir em links patrocinados e disparar e-mails, é preciso pesquisar quais fornecedores têm a estrutura necessária para tais tarefas.

Por isso, é muito importante definir o seu objetivo antes de começar a busca. Tem fornecedores que são especialistas em gestão de e-commerce, mas não têm experiência alguma com mídias sociais, por exemplo. Às vezes, vale a pena contratar duas agências diferentes para que os seus resultados sejam satisfatórios, em vez de fechar contrato com uma que atira para todos os lados de qualquer maneira.

Reputação da empresa

Ninguém consegue passar pelas mídias digitais sem deixar vestígios. Sabendo disso, você deve procurar as informações do fornecedor em diversos canais.

Veja se a empresa responde os clientes nas redes sociais e sites de reclamação, observe os testemunhos dos consumidores, procure as avaliações, peça referências para outras pessoas, enfim, todo cuidado é essencial para que você não se arrependa mais tarde.

Entre os itens mais importantes que devem ser analisados, estão:

  • atendimento;
  • prazo de entrega;
  • qualidade dos serviços;
  • transparência.

Custo-benefício

Você é daqueles que prefere pagar o sobrinho para fazer os serviços porque ele cobra mais barato? Então, é melhor repensar a sua atitude. Se você escolhe os fornecedores apenas observando o preço, corre o risco de contratar alguém que não apresenta resultados no fim das contas. Logo, esse investimento se torna um gasto desnecessário.

É claro que quem está começando e tem uma pequena empresa, não tem como pagar planos completos de marketing digital. Nesse caso, a melhor saída é definir um orçamento e buscar um bom fornecedor que consiga trabalhar de acordo com a sua realidade.

Planejamento estratégico

Antes de qualquer campanha ir ao ar, é necessário realizar um briefing completo e traçar a estratégia correta da ação. Não existe uma fórmula que funcione para todos. Nesse documento, devem ser coletadas tanto as informações da sua empresa, quanto do público-alvo.

Cada organização, possivelmente, apresentará um briefing distinto. Entre as questões mais frequentes, podemos citar:

  • posicionamento da empresa;
  • produtos/serviços oferecidos;
  • perfil do público-alvo;
  • objetivo de marketing.

Essa etapa é crucial para que vocês fiquem alinhados. Um planejamento estratégico deve ser ser feito passo a passo para que suas chances de sucesso aumentem de forma considerável.

Percebeu como escolher fornecedores de marketing digital pode não ser tão difícil quanto parece e sua importância para o sucesso do seu negócio? O segredo é pesquisar. Descubra a reputação da empresa, experiência no mercado, serviços oferecidos, custo-benefício e saiba se ela tem um bom planejamento.

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