Saber como fazer um email marketing de sucesso é um desafio para quem quer implementar uma estratégia eficiente para seu negócio. Por meio dessa ferramenta é possível nutrir leads e manter um contato produtivo com um cliente em potencial, oferecendo boas informações e conteúdos relevantes.
Porém, com cada vez mais spams e filtros eficientes, é preciso desenvolver um trabalho preciso e que chama atenção do seu contato. Só assim ele vai ter interesse pelo email que você enviou para ele. Você sabe como conseguir isso?
Este post vai mostrar como é possível fazer uma nutrição por meio de um email marketing de qualidade, desde o layout até o conteúdo. Confira!
Escolhendo a ferramenta ideal
Antes mesmo de saber como fazer um bom email marketing é necessário entender a importância das ferramentas voltadas para essa estratégia. Elas garantem o disparo de todos os emails de forma eficiente, de modo que eles cheguem até os seus destinatários.
Além disso, as ferramentas oferecem eficientes recursos de formatação e personalização, com diferentes templates. Esses softwares também oferecem métricas precisas em relação à entrega desses conteúdos, além de outros dados fundamentais à estratégia.
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Optando por um layout bonito e funcional
A cara do seu email é algo que pode fazer com que ele seja lido, ou seja sumariamente ignorado. Por isso, a escolha de um template com um design moderno e clean é fundamental.
Não adianta ele ser bonito e difícil de ser lido, é preciso pensar na funcionalidade e na disposição das informações. Quando o destinatário consegue absorver a mensagem central de forma rápida, são grandes as chances de ele se interessar pelo conteúdo do email.
A adaptação ao mobile também é uma importante demanda relacionada aos layouts atualmente. Já que 80,8% dos usuários de emails afirmam abrir suas mensagens em dispositivos móveis, é importante que seu conteúdo seja responsivo — completamente adaptável às telas de smartphones e tablets.
Construindo um mailing preciso
Você não terá como fazer um email marketing eficiente se não direcionar suas mensagens para as pessoas certas. A segmentação é um ponto importante e que não deve ser ignorado. Sendo assim, esqueça qualquer ideia de comprar mailings prontos e foque o trabalho em conquistar seus próprios leads.
Para isso, você pode investir em landing pages, que nada mais são do que páginas que levam o usuário a determinado conteúdo, de forma que isso esteja associado ao cadastro do email dele.
Você pode oferecer um vídeo, um e-book ou qualquer outro conteúdo de seu interesse. Assim, além de ter um contato, você tem certeza de que ele é qualificado, ou seja, tem interesse no que você vende.
Definindo os objetivos do email marketing
O email marketing tem diversos objetivos dentro de uma estratégia de um negócio. Por meio dessas mensagens você pode oferecer um serviço, uma newsletter, enviar promoções, informar sobre lançamentos e qualquer outra atividade que seja interessante para as duas partes.
É importante acompanhar esse objetivo de perto, de modo que seja possível identificar o quanto o email marketing tem ajudado a sua empresa a atingir essas metas.
Quando um objetivo é definido, todo o modo de fazer o email marketing deve ser pensado de forma adaptada: abordagem, frequência de emails, conteúdo da mensagem e outros pontos importantes.
Preparando conteúdo relevante
Antes de qualquer coisa, seu conteúdo precisa despertar interesse do destinatário. Como fazer um email marketing de qualidade sem levar algo que realmente desperte o interesse e seja, de algum modo, relevante a quem vai recebê-lo?
Antes mesmo de começar a planejar o seu mailing na ferramenta, pense bem no conteúdo, de acordo com os objetivos da sua estratégia de email marketing. É fundamental pensar em pontos como:
- linguagem adequada;
- uso de imagens;
- link buildings;
- relevância do conteúdo para o destinatário.
Desenvolvendo um título chamativo
O momento de definir o que estará no assunto do email é sempre a hora em que as dúvidas surgem. Esse espaço precisa receber um título chamativo, informativo e que não seja muito extenso, porém, causando impacto imediato.
Pode parecer uma missão complexa demais, mas não é bem assim. Há algumas boas dicas que vão fazer o seu assunto ser perfeito, como:
- usar, no máximo, 40 caracteres;
- utilizar números e estatísticas;
- fazer questionamentos;
- oferecer vantagens;
- humanizar a linguagem.
Criando um CTA eficiente
CTA, do inglês, Call To Action, ou, Chamada Para Ação, é aquela frase ou parágrafo mais curto que vem ao final da mensagem. A proposta desse trecho é fazer com que o destinatário realize alguma ação, sempre associada ao objetivo do envio daquele email marketing.
O CTA pode ser uma chamada para que o destinatário leia um conteúdo que você está enviando, para que ele confira as últimas promoções do seu e-commerce, se cadastre em algo e diversas outras possibilidades.
Para que haja, de fato, essa conversão, o seu CTA precisa ser eficiente, realmente despertando nesse leitor o impulso de seguir o que você sugeriu. Algumas boas sugestões são:
- ofereça algum benefício imediato associado ao CTA;
- use palavras e expressões que provoquem curiosidade como “veja” e “descubra”;
- fale sobre o problema do destinatário e associe o CTA como a solução;
- mostre dados rápidos para justificar como aderir a esse CTA vai ser vantajoso.
Mensurando os resultados obtidos
De nada vai adiantar saber como fazer um email marketing preciso se você não consegue mensurar o quão eficiente ele foi diante dos seus objetivos. As métricas são fundamentais para entender as suas ações, então, é preciso medir dados importantes sobre qualquer tipo de campanha.
As próprias ferramentas de disparo dos emails conseguem mostrar taxas de entrega, de abertura e uma série de outras métricas que podem ajudar a entender a eficiência das suas mensagens. Assim será possível trabalhar em melhorias ou seguir apostando em formatos que têm dado certo.
Vou como não tem mistério em saber como fazer um email interessante para disparar em sua estratégia de marketing? Por mais existam várias etapas e exigências, seguindo essas dicas você conseguirá bons resultados de acordo com o seu negócio.
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