Não há dúvidas sobre os benefícios de se empreender no Brasil! Por essa ser uma opção em crescimento, muitas pessoas estão investindo e tirando ideias do papel. Porém, para ter sucesso em sua trajetória, é preciso saber lidar com alguns desafios, entre eles, conseguir melhorar o desempenho dos funcionários e, consequentemente, aumentar a produtividade da empresa.

Quanto mais produtivo um time é, mais benefícios ele garante para seu negócio. Entre os principais está o aumento da lucratividade, funcionários motivados, redução da taxa de turnover e outros problemas do ambiente de trabalho. Tudo isso, resulta em um negócio mais eficiente e competitivo no mercado.

Existem diversas atividades que podem ser feitas por um empreendedor com o objetivo de engajar seus funcionários e melhorar suas entregas. Algumas são mais simples, como reconhecer bons resultados e outras exigem mais planejamento, como o uso de novas tecnologias.

Pensando nisso, colocamos abaixo as melhores práticas para aumentar a produtividade da sua empresa, garantindo esses benefícios para o seu negócio. Leia até o final para conferir!

Navegue pelo índice

    Investir em ferramentas tecnológicas

    Uma das formas mais eficaz de aumentar a produtividade de um time é reduzindo suas tarefas repetitivas e manuais usando ferramentas de automação. Diferentes soluções tecnológicas permitem que processos e atividades feitas de forma manual passem a ser executadas por sistemas inteligentes.

    Existem soluções focadas em todas as frentes de um negócio, seja no controle de vendas, gestão de produtos, logística para entregas, relacionamento com clientes, tarefas financeiras e contábeis, marketing e até mesmo para o controle de indicadores de performance de toda a empresa. Os softwares e sistemas podem ser completos, com diversas funcionalidades de uma área ou atender apenas um propósito, como o envio automático de e-mails, por exemplo.

    Não é necessário adotar todas as tecnologias disponíveis no mercado, o ideal é fazer uma avaliação do negócio e encontrar processos e atividades que, se automatizadas, reduzem o trabalho dos profissionais e permitem que eles coloquem seu maior empenho em questões estratégicas.

    Treinar e capacitar a equipe

    Outra atividade que contribui para melhorar as entregas feitas pelos colaboradores é investir em treinamentos e capacitações. Ter um plano de desenvolvimento profissional motiva seu time, mostrando que a empresa se preocupa com seu aprendizado e preparo.

    O ideal é que seja feito um Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT) da empresa, identificando quais conhecimentos são mais necessários em cada área. Esse processo também determina quais os melhores métodos para que esse aprendizado seja feito — como aulas presenciais, ensino à distância (EAD), workshops etc.

    Com essas informações, fica mais fácil estabelecer um plano de desenvolvimento para os profissionais. Algumas práticas comuns são parcerias com instituições de ensino para oferecer descontos aos funcionários, desenvolvimento de uma plataforma de educação da organização e treinamentos presenciais dentro da empresa.

    Proporcionar um ambiente de trabalho agradável

    De nada adianta ter ferramentas tecnológicas e profissionais bem capacitados se o ambiente profissional não é agradável para seus profissionais. Fatores como equipamentos com problemas, desorganização, falta de segurança e complicações com outros colaboradores podem tornar a experiência de trabalho totalmente desmotivadora e acabar com a produtividade de um funcionário.

    Por esses motivos, é importante garantir que sua equipe conta com todas as ferramentas e equipamentos necessários para realizar seu trabalho, bem como um local organizado e seguro. Além disso, é indicado ter um espaço onde eles possam fazer pausas, tomar um café e descansar entre suas tarefas.

    Outra prática importante é mostrar que os colaboradores são importantes e podem contar com a empresa. Flexibilidade de horário em situações adversas e canal aberto para comunicação são exemplos que funcionam bem em qualquer ambiente.

    A comunicação também é importante para evitar problemas entre os colaboradores, como fofocas e desentendimentos que prejudicam seu trabalho. Vamos falar mais sobre esse fator no próximo tópico.

    Melhorar a comunicação interna

    Além de ajudar a eliminar ou reduzir problemas como fofocas e desentendimentos entre os profissionais, uma boa comunicação reduz problemas que levam à baixa produtividade, como o retrabalho e atrasos causados por falhas na troca de informação.

    Para que sua empresa não lide com esses inconvenientes, é indicado ter um canal claro e aberto de comunicação com os colaboradores, mostrando que eles podem (e devem) procurar por líderes, gerentes e outros profissionais.

    Além disso, é importante compartilhar informações e sempre deixar seus colaboradores informados sobre os passos e decisões da empresa, mostrando que eles fazem parte do negócio e merecem ser incluídos. Indo mais além, é indicado questioná-los e usar seu conhecimento para tomar decisões, como a escolha de ferramentas, por exemplo.

    Os canais mais usados para comunicação são reuniões em equipe, de feedback, murais e quadros de aviso, caixa de sugestões, intranet, newsletter corporativa, rede social e TV corporativa.

    Reconhecer e recompensar os colaboradores

    Outra dica que contribui para profissionais mais produtivos é sempre reconhecer as boas entregas realizadas, mesmo que seja de forma verbal, agradecendo por sua contribuição para o negócio. Essa prática pode ser feita em reuniões com a equipe ou somente com esse membro do time, durante um feedback, por exemplo.

    Para ser mais eficiente, é indicado ter um plano de recompensas, premiando os colaboradores conforme seu desempenho. A forma mais utilizada é por meio de um quadro de metas, estabelecendo indicadores que, quando alcançados, resultam em ganhos. As metas podem ser para a equipe, promovendo o trabalho em grupo, para cada profissional ou uma mistura dos dois.

    As recompensas podem ser monetárias ou outros benefícios, como viagens, ingressos para o cinema, peças de teatro, dias de folga, jantares, cupons para massagem e outras experiências. Algumas empresas criam programas de incentivo que contemplam diversas opções, permitindo que os colaboradores escolham seus prêmios conforme suas preferências.

    Definir lideranças

    Por fim, é muito importante definir líderes dentro de cada área ou projeto da empresa. Essas pessoas são referências para os demais do time e podem auxiliar em suas tarefas e responsabilidades, facilitando as entregas com mais qualidade. Dessa forma, é necessário que os líderes sejam profissionais com mais experiência.

    Aumentar a produtividade de uma empresa não é uma tarefa simples. Diversas atividades devem ser feitas para manter os profissionais motivados e criar um ambiente que incentiva a entrega de trabalhos cada vez melhores. As dicas acima são ótimos exemplos que podem ser seguidos!

    Além disso, não se esqueça de mensurar a produtividade do time e avaliar quais ações influenciam mais nesse indicador, garantindo que elas sejam sempre seguidas. Algumas formas de fazer essa avaliação é comparar planejado e realizado, tempo médio dedicado para cada atividade e retrabalho.

    Gostou de saber como aumentar a produtividade do seu negócio? Quer receber mais dicas incríveis? Então, assine a nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos direto no seu e-mail!