Criar um site de vendas não é um bicho de sete cabeças: mostraremos os passos que farão toda a diferença na hora de conquistar mais clientes e vender mais

Hoje em dia, ter uma presença forte na internet é essencial para qualquer negócio que queira prosperar. O crescimento do varejo online nos últimos anos e o comportamento omnichannel dos consumidores, que esperam comprar de maneira facilitada tanto no e-commerce quanto na loja física, criaram um movimento muito claro: quem não tem um bom site de vendas está perdendo oportunidades de vender mais.

É claro que essa é apenas uma parte da longa jornada de compras, encantamento e fidelização dos consumidores – mas estar ativo no digital é indispensável. Por isso, saber como criar um site de vendas deve estar na estratégia de negócios das marcas, não importa qual seja o tamanho ou segmento de atuação.

Para se ter uma ideia, a internet está presente em 90% dos domicílios brasileiros, logo, não ter um site significa estar invisível para a maioria dos consumidores a maior parte do tempo. Sem um e-commerce, uma marca só conseguirá ter uma chance de atrair os consumidores que passarem em frente à sua loja. Mas, como montar uma loja virtual atraente e que renda bons negócios? Acompanhe!

Navegue pelo índice

    6 passos para criar um site de vendas

    “Ok, já entendi que preciso criar um bom e-commerce para fazer meus negócios acontecerem também no mundo digital. Mas como criar esse site de vendas passo a passo?”

    O processo de criar um site de vendas, gratuito ou não, não é tão complexo, mas depende de diversos pontos que podem ser trabalhosos para quem não tem conhecimento técnico ou não conta com a ajuda de um guia como este. 

    Por isso, continue com a gente: ao final, você já vai ter entendido em detalhes como fazer parte desse universo das vendas online. Inclusive, essas dicas podem ser utilizadas em outros canais de comunicação, como o Instagram. 

    Só para abrir um parêntese, o “Insta” era uma rede social para postar somente foto, mas evoluiu muito e se tornou uma plataforma de comunicação poderosa. Empresas de todos os tamanhos trabalham estratégias de vendas por meio dessa rede. Apesar de não ter como criar um site de vendas para o Instagram como conhecemos, é possível sim criar um catálogo de produtos com links para seu e-commerce. Mas esse assunto é para outro dia. 

    Vamos direto ao assunto: nosso passo a passo para criar um site de vendas.

    Passo 1: defina o que vender

    Sua vontade de vender pela internet é clara, mas se o produto e mercado não estão definidos em sua cabeça, trazemos alguns pontos para analisar.

    O comércio online permite trabalhar com produtos físicos e produtos digitais. Ambos têm suas características, vantagens e desvantagens. Vamos começar a conversa falando sobre os produtos físicos.

    Produtos físicos, na maioria das vezes, demandam um espaço para produção, estoque, separação de pedidos e embalagem. E não só isso: essa mercadoria deve ser enviada de modo seguro e atrativo para chegar às mãos do consumidor dentro do prazo, sem avarias e despertando encantamento. 

    Considerar a engenharia reversa no caso da devolução é outro ponto a se pensar, pois seu custo pode até anular o lucro da venda. 

    Produtos digitais, por sua vez, dependem de um espaço virtual na nuvem capaz de garantir estabilidade, alta taxa de transferência de dados e segurança. Exemplos de produtos digitais são: aplicativos, jogos, e-books e cursos online, entre outros. Cada um deles vai exigir um investimento inicial de criação e investimentos periódicos de atualização.

    Em um artigo no nosso blog, sugerimos 20 dicas de negócios que podem ser desenvolvidos para ganhar dinheiro pela internet. Escolha bem antes de definir como fazer seu site de vendas.

    Passo 2: defina sua estratégia de marketing digital

    Não é porque você resolveu criar um site apenas para divulgar a marca sem uma loja virtual embarcada, que ele precisa ser um simples catálogo de produtos. Definir uma estratégia de marketing digital fará toda a diferença para o crescimento das visitas, dando oportunidade de migrar as pessoas interessadas nos produtos para o meio de venda mais conveniente no momento. 

    Agora, essas dicas valem tanto para quem já tem um e-commerce quanto para quem está tomando coragem para criar um site de vendas.

    Em linhas gerais, comece apostando na otimização de seu site para ser bem ranqueado nos mecanismos de busca. Tenha uma identidade visual atrativa, um site com boa navegabilidade e tempo de resposta, estude e utilize as técnicas de SEO, invista em marketing de conteúdo, publicidade online e fortaleça a presença da marca nas redes sociais. 

    No entanto, antes de chegar a esse ponto, vamos ao básico.

    Passo 3: registre o domínio

    Em tempos de fraudes e golpes, registrar o domínio do site é questão de sobrevivência do negócio. Um e-commerce que já planeja esse movimento mostra o seu nível de comprometimento com a marca e com o cliente, portanto não subestime esse passo.

    Para criar um site de vendas com domínio próprio, você precisará de um nome para a marca. Ele deverá ser utilizado em todos os pontos de contato com o cliente, como domínio do site e endereço dos perfis nas redes sociais. No mundo digital, ter o site encontrado pelo cliente é o começo da venda. Então , antes de escolher o nome da marca, considere estas orientações:

    • O nome escolhido precisa ser simples de escrever e entender para facilitar a localização, tanto de clientes quanto dos mecanismos de busca. Se o nome tiver relação direta com o negócio, melhor ainda para indicar a relevância do site.
    • Dê preferência aos nomes curtos, pois são mais fáceis de memorizar. Evite nomes compostos e abreviações – a não ser em casos óbvios.
    • Evite a inclusão de caracteres especiais, como “&” ou “-“. Isso prejudica a localização e ranqueamento nos resultados de busca.

    Uma vez que você saiba qual será o nome do seu site de vendas, é preciso registrar o domínio. O domínio web é o endereço online da sua marca, é o nome pelo qual as pessoas vão identificar e lembrar o seu site de vendas. Ter um domínio apropriado contribui para uma presença online sólida e reconhecível, pois facilita o acesso ao seu produto.

    Lembrando que criar um site de vendas com domínio próprio influencia em diversos aspectos, como a confiança das pessoas no seu e-commerce, no ranqueamento orgânico, na localização do site pelos mecanismos de busca e na relevância diante dos algoritmos.

    A Locaweb tem um serviço de registro de domínio que oferece a verificação da disponibilidade do endereço e a possibilidade de escolher diferentes extensões TLD. Dessa forma, você acelera sua entrada no mundo digital.

    Passo 4: escolha a plataforma

    Uma vez o domínio registrado, é hora de criar o seu site. Existem três caminhos básicos: o primeiro (e mais recomendável) é contratar uma plataforma de vendas online que ofereça segurança, integrações, layouts personalizáveis e um sistema que faça a gestão das vendas e do catálogo de produtos. É importante dizer que plataformas gratuitas não trazem credibilidade para um site de vendas. Optar por criar o site de vendas do zero exige conhecimentos técnicos mais profundos. Isso exige a contratação de profissionais de desenvolvimento para obter um bom resultado.

    A recomendação é escolher uma plataforma de e-commerce. Essa é a forma mais rápida e segura de criar um site de vendas. Quem lida com lojas virtuais precisa agir rapidamente para subir campanhas, promoções e atender as necessidades do cliente. Quanto mais descomplicada for a plataforma, melhor será a operação.

    Passo 5: contrate a hospedagem

    Para escolher a hospedagem ideal, observe as características do próprio site de vendas: qual o seu tamanho, os parâmetros técnicos, qual o desempenho esperado, quanto há de informações sensíveis (dados pessoais de clientes, movimentação de pagamentos e informações confidenciais, entre outras) e qual o nível de segurança exigido.

    As melhores opções de hospedagem ao criar um site de vendas costumam ser uma hospedagem cloud que pode ser a Hospedagem compartilhada ou a Hospedagem dedicada. Cada um desses links tem um guia completo sobre a melhor opção para o seu negócio. Além disso, antes de optar pela contratação do serviço, converse com a Locaweb e tenha o melhor suporte para o seu negócio.

    A Locaweb é pioneira na prestação de serviços de Hospedagem de Sites no Brasil. Oferece um ano de domínio gratuito na contratação da hospedagem de sites, suporte 24×7 em português e cobrança em reais.

    Passo 6: facilite a venda com uma boa experiência de navegação 

    Uma experiência de navegação fluida e sem atrito é essencial ao criar um site de vendas. Uma boa identidade visual e um bom projeto de experiência do usuário (UX) também fazem o papel de vendedor no site. Tudo isso agrega profissionalismo à marca, o que conta pontos junto ao cliente.

    Utilize um padrão de comunicação visual compatível com a identidade da marca e replique em todos os pontos de contato digitais. Antes de implementar o projeto de UX, teste com pessoas conhecidas e avalie se o fluxo de navegação, da busca do produto até checkout, facilita mesmo a vida de quem consome. Verifique como o site responde em diversos tamanhos de tela – laptop, tablet, smartphone – e como se comporta em cada sistema operacional.

    Verifique se a qualidade e quantidade de fotos do produto estão adequadas, se as descrições são precisas e claras, se os meios de pagamento estão funcionando bem, se existe a indicação de produtos relacionados para ajudar na decisão de compra, por exemplo. É importante também ter um certificado SSL para proteger seus visitantes. 

    Ferramentas essenciais para sites de vendas

    Ao criar um site de vendas será necessário gerenciar as métricas de alcance, as operações logísticas, o nível de estoque e outros indicadores. É imprescindível contar com ferramentas para ganhar tempo e aumentar o controle sobre as informações. Tudo isso é essencial para tomada de decisões mais assertivas. 

    Vamos citar algumas ferramentas:

    Melhores plataformas para sites de vendas como ecommerces

    Além de criar seu próprio site de vendas, é possível cadastrar seus produtos em marketplaces e plataformas de e-commerce. O maior ponto de observação é que nos marketplaces os produtos ficarão lado a lado com os concorrentes nos resultados de busca.

    Nesse caso, uma saída é incentivar o preenchimento das avaliações pelos clientes, pois elas ajudam a endossar a qualidade do produto – que é um fator de desempate ou mesmo da preferência para quem frequenta marketplaces.

    Cada marketplace tem uma política de contratação, cobrança de comissões e outros detalhes comerciais. Antes de optar por uma ferramenta de vendas desse tipo, avalie com atenção as condições.

    Alguns marketplaces de peso no mercado de e-commerce são:

    • Americanas.com
    • Enjoei
    • Magalu
    • Mercado Livre
    • Shopee

    Agora que você sabe por onde começar, confira os planos para criar um site na Locaweb. Conheça as funcionalidades e saiba tudo que você pode fazer por aqui.

    Crie agora um site incrível com e-mails e domínio grátis!

    CLIQUE AQUI