A publicidade da empresa aumenta o fluxo de caixa, atrai novos consumidores e torna os produtos e serviços mais conhecidos no mercado. Não apenas quando se inicia um negócio, mas durante todo o processo de empreendedorismo, é fundamental divulgar a empresa ou o serviço prestado para consolidar e fortalecer cada vez mais a marca. Você sabe como divulgar uma empresa de maneira adequada?

Se o seu empreendimento está iniciando agora, saiba que a divulgação é um processo indispensável e que precisa ser planejado com bastante atenção, pois os consumidores ainda não conhecem seus produtos/serviços. Se o seu negócio já atua há mais tempo, divulgá-lo ou rever a publicidade pode intensificar a quantidade de clientes ativos.

Quer entender como divulgar uma empresa para conquistar melhores resultados? Então confira os próximos tópicos para entender como e onde divulgar!

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    Qual é a importância da divulgação para o sucesso de uma empresa?

    Antes de qualquer coisa, é preciso saber o que você quer com a divulgação. Normalmente a resposta é conquistar fortalecimento de marca para aumentar a visibilidade da empresas, melhorar a percepção dos consumidores ou aumentar as vendas no curto prazo.

    Por isso, no mundo dos negócios a publicidade ganha muito destaque, já que consegue criar uma excelente ponte de comunicação para atrair os consumidores certos para a sua empresa.

    Quais são as melhores formas de divulgar uma empresa?

    Site

    Ter um site para a sua empresa significa possuir alcance e controle de resultados sem a interferência de terceiros. Criar conteúdos e utilizá-lo para compartilhamentos fará com que as suas informações tenham um lugar único, exclusivo e de referência para o seu mercado. Os consumidores atualmente seguem as empresas que eles consomem e estão mais aptos a acompanhar seus canais para que suas informações e conceitos sejam atualizadas.

    Para uma boa divulgação, é muito importante contar com uma página corporativa bem elaborada, que consiga demonstrar os produtos vendidos ou os serviços prestados. Nesta página, é preciso ter seções que contem a história da empresa, demonstram a sua responsabilidade social e que digam seus objetivos e suas metas. Trata-se de uma página em um endereço seu, portanto, o layout, o conteúdo e as demais características do site precisam estar sob seu controle.

    O ideal é encontrar uma empresa especializada, pois é fundamental que ele ofereça um design interativo e responsivo para atrair o seu público.

    Hoje, existem criadores de sites, como o da Locaweb que ajuda empreendedores a criarem seu site de forma rápida e fácil. Há a questão da hospedagem, e-mail marketing e a loja virtual que pode ser montada para divulgação e presença digital.

    É importante destacar a importância atual da presença digital e ter o raciocínio de que a comunicação mudou, principalmente para as pequenas empresas no mundo digital. Tudo tem que ser mensurável e é preciso definir objetivos. Além disso, é necessário entender como cada canal pode ajudar nos objetivos de curto prazo (geração de vendas) ou de longo prazo (reforço da marca).

    Mecanismos de busca (SEO)

    É trabalhoso construir a reputação de uma marca em buscadores como o Google, mas é possível impactar o consumidor que está buscando algo mais direto na sua empresa ou na categoria em que atua. É preciso entender que esse é um meio para resposta rápida, direta, de curto prazo e que leve o consumidor ao endereço eletrônico da empresa.

    Dentro dos buscadores, é possível abrir para a mídia paga e utilizar técnicas de SEO. Para que você possa construir a segurança em torno da sua marca, a robustez e a imagem, é essencial ter um canal próprio como um site, como já mencionamos no tópico anterior. Ao ter uma presença digital, ela pode ter relevância nos buscadores e impactar o consumidor que está pesquisando sobre o assunto.

    SEO — Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca, em português — trata-se de um conjunto de estratégias usadas para aumentar o número de visitas em um site por meio de mecanismos de buscas como Google, Yahoo, Bing, entre outros.

    Otimizar um site é um desafio que requer descobrir de que forma os mecanismos de busca identificam as páginas importantes para determinada pesquisa e fazer algumas ações com base nessas descobertas.

    A finalidade de tais ações é garantir tráfego orgânico para o blog ou para o site, bem como ficar entre os primeiros lugares no ranking do Google na pesquisa por determinada palavra-chave — além de aumentar a credibilidade do site ou blog entre os usuários.

    Simplificando: SEO diz respeito às estratégias que levam um site a aparecer nas primeiras colocações dos mecanismos de busca.

    Crawlers, como o Googlebot, são robôs de rastreamento da web. Eles têm como objetivo rastrear todos os sites e blogs na internet. Com isso, novas páginas são descobertas e incluídas no índice do Google. Depois de realizar esse mapeamento, todas as informações ficam armazenadas em uma grande base de dados.

    Assim, quando alguém realizar uma pesquisa no Google, o mecanismo de busca vai ler e comparar os elementos textuais a todos os dados já existentes no banco de dados. É essa a relevância do SEO, uma vez que os buscadores filtram as informações e apresentam ao usuário em uma ordem de relevância.

    Cada buscador tem seus critérios próprios. O Google, por exemplo, leva em consideração o tempo de existência do site e vários outros fatores. Confira alguns deles:

    • usar a palavra-chave no conteúdo, no título e em subtítulos;
    • links externos e internos;
    • velocidade de carregamento da página;
    • frequência de atualizações no site;
    • qualidade do conteúdo.

    Links patrocinados

    O Google ainda reina como o site mais acessado em todo o mundo. Então, por que você não faria anúncios nessa gigante das buscas para aproveitar parte de toda essa exposição?

    Para fazer isso, o caminho mais acertado é anunciar com links pagos, isto é, aqueles resultados patrocinados que costumam aparecer em destaque no topo das páginas — acima dos orgânicos — a cada nova pesquisa. Dessa forma é possível atrair um grande tráfego para o seu site ou blog corporativo.

    Aproximadamente 63% dos brasileiros fazem alguma pesquisa online por meio do Google antes de fechar qualquer compra ou contratar serviços. Os links patrocinadossão os que vão aparecer em destaque na página, sem depender de quantidade de acesso e da relevância para que sejam ranqueados nos primeiros lugares. É, portanto, uma ótima maneira de divulgar a sua empresa online.

    Redes sociais

    As redes sociais são canais que conseguem construir uma reputação, fortalecer a marca, gerar engajamento com o consumidor e trabalhar o relacionamento entre a empresa e seu público.

    Nas redes sociais é possível fazer promoções, vendas — por meio de uma loja no Instagram, por exemplo — ou mesmo divulgar vídeos da empresa para mostrar como ela é bem estruturada.

    Já faz muito tempo que as redes sociais deixaram de ser apenas um ambiente reservado para postar fotos ou bater papo com os amigos distantes. Elas cresceram e acabam incorporando outras atividades, interações, eventos etc., e foram descobertas pelas empresas.

    De acordo com esta pesquisa, 94,4% dos empreendimentos já se encontram nas redes sociais, demonstrando a relevância desses meios para as estratégias de divulgação. No entanto, muitas marcas acabam não trabalhando tão bem as suas páginas e seus perfis.

    Se o seu desejo é conquistar mais público, é necessário investir profissionalmente nas redes sociais, ou seja, interagir com seguidores, planejar campanhas e investir em posts patrocinados. Os usuários também são impactados por publicações e anúncios orgânicos de empresas pelas quais se interessam — o que acaba gerando conversões em vendas.

    Dessa forma, é fundamental criar um calendário de postagens, integrar as redes sociais aos conteúdos de um blog e criar anúncios personalizados para o seu público. Nos posts patrocinados do Facebook, por exemplo, é possível selecionar o aumento do conhecimento da marca como objetivo de uma campanha.

    Lembre-se: é importante interagir com o público comentando assuntos atuais e que são interesse geral. No Twitter, por exemplo, você pode acompanhar os Trending Topics, nos quais aparecem as hashtags mais utilizadas. Com essas informações, você só vai precisar “surfar a onda” e construir diálogos mais antenados e dinâmicos.

    Facebook Ads

    O Facebook Ads trata-se de uma ferramenta para fazer publicidade na rede social mais conhecida atualmente. Por meio dessa ferramenta você consegue promover anúncios que aparecem em posição de destaque na plataforma. Além isso, com os anúncios pagos no Facebook é possível fazer uma campanha local e ainda apresentar produtos, conteúdos e serviços justamente para as pessoas que fazem parte do público-alvo do seu negócio.

    A rede social criada por Mark Zuckerberg atingiu a marca de 127 milhões de brasileiros ativos mensalmente. São dados que mostram o quanto o Facebook é extremamente interessante para a divulgação de uma empresa.

    Ter uma página para o seu negócio nessa rede e utilizar o Facebook Ads são estratégias extremamente importantes de marketing digital, capazes de gerar resultados satisfatórios para empreendimentos de todos os setores e portes.

    Sendo assim, investir em anúncios e conteúdo no Facebook é algo extremamente vantajoso e lucrativo. O Facebook Ads tem planos acessíveis e proporciona vantagens como segmentação por idade ou gênero e aumento do alcance dos posts, entre outras características do público-alvo.

    E-mail marketing

    Os publicitários modernos ainda veem o e-mail com muita desconfiança. Se usada da forma correta, essa ferramenta pode fidelizar muitos clientes, afinal, ainda é extremamente eficaz.

    O foco das campanhas de e-mail marketing não pode ser na apresentação ou na venda do produto: elas devem focar no relacionamento com o cliente, de maneira que ele se sinta priorizado pela empresa. O envio de cupons de desconto pode ser uma excelente alternativa.

    O e-mail marketing é muito útil para gerar uma resposta mais direta, mas é preciso deixar claro que dificilmente será responsável por construir a imagem da marca. O trabalho com promoções no e e-mail é interessante para ter uma resposta mais direta dos clientes.

    É importante reforçar que tudo deve ser mensurado para saber onde investir. É preciso entender qual é o momento da marca e qual é o objetivo dela. Normalmente o empreendedor tem dois: fortalecimento da marca e aumento das vendas. Logo, é preciso traçar estratégias para cada objetivo e tipo de conteúdo.

    As redes sociais funcionam para os dois objetivos. Quanto ao e-mail marketing, esse pode ser utilizado para promoções, códigos de desconto, nutrição de leads etc.

    Materiais impressos

    Os impressos são extremamente úteis para pequenas empresas e também para profissionais autônomos. A distribuição de impressos promocionais garante que você expanda o negócio a partir da conquista de novos fornecedores e clientes, além de possibilitar que a empresa se relacione com parceiros no mundo dos negócios.

    Não deixe de criar a identidade visual do seu negócio, pois a arte visual é uma maneira relevante de entrar em contato do cliente por meio da sua marca.

    Há várias opções de impressos promocionais que se encontram disponíveis no mercado. Confira quais são as que mais se adaptam às necessidades do momento da sua empresa.

    Cartões de visita

    Os cartões são perfeitos para levar na carteira, visto que um cliente em potencial pode aparecer a qualquer momento. Esse material é usado para a apresentação pessoal, somente com as principais informações de contato.

    Folders

    Esse tipo de material é ótimo para o marketing em massa. Normalmente os folders são utilizados quando há necessidade de atrair clientes de modo bem rápido.

    Catálogos

    Se você lida com consumidores diariamente e tem uma ampla linha de produtos, é fundamental investir em catálogos. Eles são muito bons para que o cliente fique com a listagem completa, podendo visualizar os itens que você oferece sempre que precisar.

    Papel timbrado

    O ideal é ter itens de papelaria personalizados e usá-los quando tiver que enviar correspondência ou imprimir um documento — como é o caso do papel timbrado.

    Há mais opções de impressos promocionais. Além dos citados, você pode criar banners para colocação em vários lugares, cartazes, flyer, panfletos, entre outros. A escolha por um conjunto de opções vai depender do seu objetivo e do quanto você está disposto a investir na divulgação do seu negócio.

    Marketing de conteúdo

    Uma dica muito importante é criar um blog para que o leitor busque a sua empresa como referência de conteúdo informativo. Não deixe de divulgar textos interessantes sobre a área de atuação em que o seu negócio está inserido.

    Esse é o tão conhecido marketing de conteúdo. Há diversos negócios especializados nesse tipo de marketing, que criam as melhores estratégias para ganhar um bom número de compartilhamentos nas redes sociais e manter um fluxo constante.

    O marketing de conteúdo é uma forma de aproximar o cliente, oferecendo visão real dos produtos ou serviços comercializados. Essa é uma estratégia que se utiliza muitas vezes da informalidade para auxiliar o cliente a se identificar com a marca, criando uma necessidade pelos produtos ou serviços oferecidos.

    Um dos grandes benefícios da divulgação por conteúdo é que essa proximidade com os consumidores gera o diálogo, ou seja, uma interação que não se conquista por um comercial na televisão ou por meio de um anúncio na rádio. Trata-se de um formato que cresceu a partir da acessibilidade que a internet proporcionou aos usuários.

    Não deixe de aproveitar essa estratégia de atração de clientes a partir de conteúdo relevante e valioso na sua divulgação. Além de gerar valor e aumentar o engajamento dos seus potenciais clientes com a empresa, você diminui os custos com ações de marketing e melhora a visibilidade online.

    Assessoria de Imprensa

    Reportagens tendem a gerar muito mais credibilidade do que a publicidade paga. Para que você possa receber a cobertura da mídia local — da televisão, do jornal ou mesmo de estações de rádio — é fundamental ter uma notícia nova e no momento certo.

    O ideal é contratar um profissional de assessoria de imprensa ou de relações públicas. Ele vai conseguir espaço para as notícias, vai buscar representantes de veículos de comunicação e, além disso, vai fazer comunicados para a imprensa falando sobre o seu negócio. Normalmente isso pode ser feito de vez em quando ou por um curto prazo.

    Não deixe de firmar parcerias locais, pois elas são excelentes para quem deseja ficar conhecido no mercado. Uma boa dica é estabelecer parcerias com associações e sindicatos e oferecer descontos para funcionários do comércio local.

    Também é importante se aliar a empresas que estão próximas do seu ramo de atuação, oferecendo parcerias — como descontos para aqueles que contratarem serviços de outro parceiro ou comprarem algum produto.

    Feiras e eventos

    Você pode criar, de forma bem rápida, interessantes folders com informações de contato, um pequeno site sobre um evento ou encartes com novidades sobre produtos ou serviços.

    Estar no lugar certo pode ser muito bom. Além de encontrar possíveis parceiros para auxiliá-lo na divulgação da sua empresa e aprender mais sobre os movimentos recentes do mercado, as feiras e eventos relacionados ao seu setor apresentam uma grande circulação de pessoas que estão interessadas no seu tipo de serviço ou produto.

    Participar desses eventos significa estar no lugar onde os seus potenciais clientes estão. Em outras palavras, significa unir o útil ao agradável e conquistar um fortalecimento da marca e ainda mais clientes para o negócio.

    Divulgar a sua marca em eventos e feiras é grande passo para o sucesso do negócio.

    Qual é a importância de determinar a área de atuação?

    A divulgação da sua empresa precisa ser direcionada para que conquiste bons resultados. Não vai adiantar muito ter um grande volume de divulgação e alcançar muitas pessoas a partir de vários meios se você não conseguir atingir quem realmente tem interesse na sua empresa.

    Compreender o ramo e o segmento de atuação da empresa é imprescindível para determinar quem vai se interessar pelos seus produtos/serviços e para onde destinar a sua publicidade.

    É importante definir o que se espera com a sua divulgação, pois a partir disso você vai entender o que deve ser feito — tendo um guia para cada objetivo. É preciso deixar claro que não é simplesmente criar uma página no Facebook e postar conteúdos aleatórios sem saber o que esperar desse conteúdo.

    Se é necessário alavancar as vendas do seu negócio e o estoque de produtos. Sendo assim, é possível elaborar uma campanha no Facebook com foco em preço e nos atributos do produto, por exemplo. Isso não vai ajudar tanto na construção da marca, mas ajudará a vender mais.

    A grande dica — e que parece ser bem óbvia, mas que as pequenas empresas não fazem — é analisar por que é preciso fazer tal divulgação. Isso pode gerar respostas completamente diferentes, e o conteúdo deve ser pensado em torno disso.

    Agora você já sabe como divulgar uma empresa e que as opções são muitas. Além disso, cada modelo de negócio tem um caminho. O que importa é ter sempre uma orientação macro em termos de canais a serem utilizados e também de público-alvo para ter sucesso na sua divulgação e conquistar ótimos resultados!

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