como empreender e ter sucesso
Escrito por Equipe Locaweb

É um sonho ver um projeto seu se tornar realidade, não é mesmo? E para quem já tem o seu negócio e deseja conquistar mais clientes, a dica é criar uma loja virtual.
Antes de começar a pensar em ter uma loja online, é preciso que você entenda melhor como proceder e quais são os benefícios de ter um canal de vendas pela internet. E olha, é uma tarefa muito mais simples do que parece.
Diferentemente da loja física, você não precisa se preocupar, por exemplo, em encontrar um ponto para instalar seu empreendimento, montagem de vitrine, contratação de vendedores, impostos e tributações referentes ao local e tudo mais. Por outro lado, é necessário entender o plano de ação básico para começar seu negócio online! Veja algumas dicas abaixo.

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    1. Escolha um nome para a loja e crie um domínio próprio

    Pra começar, selecione um nome para sua loja. É importante que haja vínculo com o nome da sua marca e que ele passe confiança e credibilidade ao seu cliente.
    Se você já tem um negócio, essa é a parte mais fácil, afinal, é só replicar o nome que já criou! Lembre-se de pensar em um nome que combine com a sua proposta e que represente toda ideologia que sua marca quer repassar. O cliente precisa associar o termo aos benefícios, serviços e produtos de qualidade que você oferecerá.

    2. Tenha um e-mail personalizado

    Disponibilizar um e-mail vinculado ao mesmo domínio da sua loja demonstra maturidade e solidez da sua empresa, além de torná-la confiável e proporcionar um bom relacionamento com o cliente.
    O uso do e-mail personalizado — atendimento@lojavirtual.com, por exemplo — cria um sistema de relacionamento único, fortalece a sua imagem institucional e desenvolve a fidelização dos consumidores.

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    3. Tenha mais um canal de atendimento

    Permitir que o cliente fale com você, esclareça dúvidas ou solicite algum produto que deseja é primordial. Além da comunicação por e-mail, é importante disponibilizar mais canais de atendimento com seu público. Seja ele um autoatendimento como: chat, helpdesk, dúvidas frequentes (com perguntas e respostas) ou o simples fato de oferecer o contato telefônico da sua empresa.
    Apesar de ser um dos canais pioneiros, o uso do telefone como “porta”para o seu cliente manter o relacionamento com sua empresa, dar feedbacks do seu produto ou sanar alguma dúvida continua sendo uma das melhores ferramentas de atendimento.
    Quando se disponibiliza um número de telefone fixo na sua loja virtual, há a garantia de que a empresa tem uma sede, é idônea e confiável. Além disso, esse canal de comunicação passa muito mais segurança ao seu cliente e tem impacto positivo na decisão de compra.

    4. Personalize sua vitrine

    Crie coleções para organizar seus produtos e dê a visibilidade merecida para cada um deles. Veja abaixo algumas dicas relacionadas a isso.

    Crie um logotipo

    Depois de escolher o nome, você tem que pensar em uma representação gráfica para a sua marca — o logotipo! Ele deve conter as cores e formas que a representam da melhor maneira e também deve ser fácil de ser aplicado nos materiais da loja: redes sociais, e-mail marketing etc.

    Crie um espaço de “Quem Somos”

    “Quem somos” é a página que apresenta a sua loja e conta a história da sua marca. É uma forma de você encantar o seu cliente e começar a fidelizar e engajar seu público.

    Pense nos produtos

    É importante definir os produtos que você oferecerá em sua Loja Virtual. Você pode distribuí-los em categorias, assim, o cliente não vai se perder na hora de encontrar o que precisa dentro da sua página. Deixe o espaço organizado e mais fácil de navegar!

    Desenvolva a descrição dos produtos

    No ambiente virtual não existem vendedores para explicar as funcionalidades do produto ao cliente: suas características, dimensões, cores etc. Dessa forma, ao abrir sua loja online, não esqueça de incluir uma boa descrição para cada produto.

    Selecione boas fotos

    As imagens são elementos ilustrativos que substituem as características que não podem ser “sentidas” no meio virtual, como o cheiro, toque, gosto etc. Por isso, essas ilustrações devem receber uma atenção especial.

    5. Escolha uma plataforma responsiva

    Seu site será visualizado principalmente por meio de tablets e smartphones — esse último é o campeão de acessos comparado ao desktop ou notebook. Portanto, ser responsivo quer dizer não perder qualidade de apresentação da sua página em telas de tamanhos e formatos diferentes.
    Essa característica é imprescindível para garantir que o público consiga acessar sua página de qualquer lugar e sem nenhum tipo de problema.

    6. Segurança e criptografia

    O seu navegador aponta alguns sites como “seguro”, mostrando um cadeado ao lado do endereço, certo? É isso que caracteriza que a página está segura e que tem o certificado SSL.
    Esse certificado impede hackers e softwares maliciosos de lerem e modificarem qualquer informação transferida, incluindo dados sensíveis, como números de cartão de crédito e documentos.
    É imprescindível ter o certificado de segurança pelo fato óbvio de promover segurança aos seus visitantes e principalmente manter seguros os dados que transitam no site no momento das transações de pagamentos. Isso tudo tem o objetivo de permitir que os clientes da sua loja se sintam protegidos ao navegarem e comprarem na sua página.
    A Loja Virtual da Locaweb permite a integração com o meio de pagamento Yapay, que garante a segurança de todas as transações de pagamentos. Acesse agora e conheça mais sobre essa ferramenta.

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