Em um mundo em que a tecnologia ganha cada vez mais espaço, a presença digital é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Nesse sentido, o primeiro passo, sem dúvidas, é criar um site.

É por meio do site que a sua empresa poderá se comunicar de maneira eficiente com os consumidores. Porém, para o seu bom funcionamento, o serviço de hospedagem precisa cumprir alguns requisitos que garantem performance e disponibilidade da página em tempo integral.

Quer entender melhor sobre a importância da hospedagem e infraestrutura para o seu site? Então siga a leitura do post e saiba como avaliar as diferenças entre os diversos serviços disponíveis!

Navegue pelo índice

    O que é a hospedagem de site?

    Um site nada mais é do que um conjunto de arquivos que pode ser baixado e lido por programas específicos, conhecidos como navegadores ou browsers. Mas, para isso, esses arquivos precisam estar armazenados e disponibilizados — ou hospedados — em um servidor.

    Na verdade, qualquer computador pode ser transformado em um servidor. Porém, essa solução “caseira” pode trazer uma série de inconvenientes e, ao final, prejudicar o negócio.

    Por esse motivo, existem empresas com infraestruturas para hospedagem de sites na internet. Elas contam com parques de servidores ou data centers, que são lugares especializados em manter milhares de servidores em pleno funcionamento.

    Isso significa que quando uma pessoa contrata um serviço de hospedagem, está alugando um espaço em um servidor. Nesse computador físico, que nunca é desligado, ficam armazenados todos os dados e aplicações, disponibilizados virtualmente para você, tudo que é necessário para o bom funcionamento de um site ou uma loja virtual.

    Sendo assim, o provedor de hospedagem é o responsável por manter as informações sempre disponíveis, com estabilidade e performance.

    Quais os tipos de hospedagem disponíveis?

    A maioria dos provedores oferece diferentes tipos de hospedagens. Isso porque cada cliente tem uma necessidade específica. Quem está começando, por exemplo, geralmente tem um site mais simples e pode optar por um pacote de hospedagem compartilhada.

    À medida em que o negócio cresce, o cliente pode contratar outros tipos de hospedagem. Veja os principais, a seguir:

    Hospedagem compartilhada

    A hospedagem compartilhada é a mais comum, exatamente por ser uma ótima solução que atende a maioria dos sites institucionais, blogs e qualquer negócio que está começando. Nessa opção, vários websites ficam hospedados em um mesmo servidor, dividindo recursos, como o espaço em disco, memória, processamento, entre outros. A principal vantagem é o custo-benefício, uma solução que entrega as principais necessidades para se ter um site na internet por um baixo custo, indicada para qualquer site que mantenha um volume linear de acessos, sem grandes picos.

    Hospedagem dedicada

    Quando falamos de hospedagem dedicada, diferentemente da opção acima, os usuários não compartilham memória, processamento e espaço em disco. Isso acontece porque virtualizamos os recursos computacionais de um servidor físico deixando-os em nuvem, assim, é possível delimitar o que você vai utilizar de acordo com o que foi escolhido no momento da contratação.

    Assim, temos as soluções em cloud. Para este tipo, é indicado um perfil de aplicação com um maior volume ou picos de acessos, sendo possível também aumentar e diminuir os recursos contratados em momento sazonais.

    Ex: Black Friday.

    É possível também hospedar o site em um servidor dedicado. Onde você “aluga” uma máquina em um provedor como a Locaweb, e a utiliza. Por ser um servidor físico contratado, só haverá suas aplicações naquela máquina. O acesso a ela é remoto. Assim, você não precisa se preocupar com os custos de ter um servidor dentro da empresa.

    Um ponto de atenção: Algumas dessas soluções exigem um conhecimento técnico mais avançado, já que é preciso programar a aplicação através de linha de código e ser responsável por todas as atualizações pertinentes à ela.

    Como escolher um serviço de hospedagem?

    Como vimos, a escolha do tipo de hospedagem depende, basicamente, do tamanho do negócio e, consequentemente, do site. Mas, para escolher a empresa que oferecerá esse serviço, você precisa estar atento a alguns requisitos básicos, como:

    Disponibilidade

    Sabe quando você acessa e o site não abre? Isso significa um problema de disponibilidade — ou uptime. Esse fator pode ser medido por números e quanto mais próximo de 100%, melhores são as garantias de disponibilidade do serviço.

    Armazenamento

    O espaço para armazenamento que será necessário depende das necessidades e do objetivo da empresa em relação ao seu site.

    O importante é certificar-se de que o serviço de hospedagem escolhido oferece o suficiente e inclusive, saber se outros serviços vinculados à Hospedagem não compartilham dos mesmos recursos, como o e-mail, por exemplo. Isso é fundamental para que você não tenha problemas de falta de espaço em disco.

    Tráfego

    Alguns serviços de hospedagem apresentam um limite de tráfego mensal. Na prática, isso significa que depois de determinada quantidade de acessos ao site, o servidor passará a cobrar um valor adicional por visitante extra. Em caso de não pagamento, o site deixa de ser exibido na web.

    Sendo assim, fique atento às informações oferecidas pelo serviço de hospedagem para que seu negócio não corra o risco de ficar indisponível.

    Velocidade

    Em uma busca na internet, o Google dá prioridade às páginas que carregam mais rapidamente para garantir a melhor experiência para o usuário. Sendo assim, a velocidade de carregamento é fundamental para que seu site apareça entre os primeiros resultados de uma pesquisa.

    Isso sem falar que o visitante geralmente se irrita e abandona a página quando precisa ficar esperando muito para que o servidor baixe as informações. Por isso, procure por um serviço de hospedagem que proporciona baixa latência e uma boa velocidade de carregamento.

    Segurança dos dados

    Um provedor precisa proteger os dados de seu cliente. Além de toda a infraestrutura de data center, é importante ter um sistema de redundância e backups constantes. Isso garante que o seu site esteja online e operante, protegido contra qualquer tipo de imprevisto.

    Suporte ao cliente

    Além de oferecer todas as condições para que o site funcione plenamente, um serviço de hospedagem precisa ser eficiente no suporte ao cliente. Este auxílio é fundamental e pode evitar que uma página fique offline por horas e, por consequência, seu negócio perca dinheiro.

    A presença online é fundamental para o sucesso de uma empresa. Nesse sentido, é importante ter um site funcionando de maneira plena e segura, contando com um serviço de hospedagem que atenda às necessidades de segurança e suporte.

    [rock-convert-pdf id=”1066″]