Os botões de ação permitem que os visitantes interajam com seu site: se estiver interessado em sua marca, conteúdo e ofertas, a frase de chamariz (CTA) permitirá que eles cliquem no botão. O CTA, no entanto, nem sempre é fácil de criar. Às vezes é necessária uma brilhante ideia. Veja como criar o CTA ideal!

O que é CTA?

A chamada à ação é um convite para executar uma ação específica, identificável como uma mensagem de texto exclusiva e transmitida por meio de um botão ou widget. É um elemento fundamental das campanhas de marketing e deve ser clara e concisa.

A CTA pode ser identificada como uma mensagem única, geralmente formada por um verbo imperativo para incentivar sua força, transmitida por um botão com cores contrastantes ou por um visual sedutor com um texto sobreposto para capturar a atenção dos usuários.

Resumindo, as pessoas devem acessar uma página da web e não ter dúvidas. Elas precisam entender o que fazer e quais ações tomar para alcançar determinados resultados. Por esse motivo, é importante certificar-se de que há CTA’s específicas para cada objetivo.

Mas um ponto deve ser lembrado: a CTA é a pedra angular de uma boa estratégia de marketing. Sendo assim, é muito usada na automação de e-mail marketing.

Como criar o CTA ideal

Criar um CTA que converte não é fácil. Abaixo, listamos 13 fatores que você precisa considerar para criar um CTA ideal! Confira!

1 – O CTA ideal deve ser persuasivo, assertivo e hipnótico

Geralmente, quanto menor o CTA, maior a probabilidade do usuário converter. No final, uma das coisas que você procura em um CTA é ter o melhor impacto possível no usuário. Esse impacto deve se materializar assim que você chegar à página.

Portanto, se através de uma palavra você comunicar tudo o que é necessário ao usuário, ele se sentirá atraído pela sua chamada à ação. Da mesma forma, tente usar linguagem simples. O ideal é usar 2 a 5 palavras.

Em um CTA ideal, a função de texto e palavras é, sem dúvida, o elemento mais importante, porque é precisamente por meio deles que convencemos o leitor a executar a ação que desejamos. É por isso que o texto deve ser o mais claro, imediato e persuasivo possível.

O tom também deve ser assertivo, ou seja, incentivar o visitante a realizar uma determinada ação, mas sem nunca prevaricá-lo ou obrigá-lo. Escrever de forma assertiva, persuasiva e hipnótica significa escolher cuidadosamente as melhores palavras a serem usadas para obter o clique necessário.

Existem vários métodos para fazer isso com sucesso. Aqui estão as técnicas de Copywriting mais úteis para escrever o texto de um CTA verdadeiramente hipnótico e persuasivo:

  • Sempre coloque um verbo no início da frase: De fato, um verbo sugere uma ação precisa a ser tomada. Normalmente, a segunda pessoa do imperativo é usada.
  • Use advérbios temporais: Após o verbo que indica a ação precisa a ser executada, a inserção de um advérbio temporal encerra a ação em um período preciso que torna tudo ainda mais imediato: Faça o download agora!
  • Use os números, se necessário: “Baixar 5 vídeos agora!” Os números ajudam a dar uma noção quantitativa mais clara do que pode ser alcançado clicando no CTA.
  • Coloque a primeira letra das palavras mais importantes em letras maiúsculas: Você pode usar maiúsculas até mesmo palavras inteiras, mas sem exagerar, (porque na linguagem da Web escrever em letras maiúsculas é equivalente a gritar!)
  • Não exceda 150 caracteres (quanto menor e mais imediato o CTA, melhor!)

2 – Personalize seu CTA para pessoas

Personalizar o CTA usando a palavra “você” é uma estratégia útil para fazer o usuário clicar. Algumas empresas esquecem que estão escrevendo para as pessoas e criam CTA’s esquemáticos como se o destinatário fosse uma máquina.

Quanto mais personalizado o seu CTA, melhor será para conversão!

3 – Use a palavra “grátis”

Se não tenho que pagar, porque não vou querer receber? Esta é a pergunta que alguém faz quando algo é oferecido gratuitamente. O termo “Grátis”, de fato, chama a atenção imediatamente.

A palavra grátis atrai a atenção de qualquer usuário. Portanto, se o que você está oferecendo é gratuito, não perca a oportunidade de mostrá-lo ao público. Será um aspecto adicional para o usuário prestar atenção ao seu CTA.

Um economista comportamental, por exemplo, pediu a um grupo de pessoas que escolhesse entre duas ofertas: um vale grátis da Amazon de US$ 10 ou outro vale de US $ 20 por US$ 7. Embora a segunda opção fosse mais vantajosa, a maioria das pessoas escolheu o cupom de US$ 10 porque não precisou gastar nada para obtê-lo.

4 – Use verbos

Alguns dos melhores CTAs são compostos de verbos orientados para a ação. CTAs que incluem ações como “comprar”, “baixar”, “adicionar”, “registrar” aumentarão a eficácia de suas páginas.

5 – Gere urgência

Outro elemento-chave dos CTAs para melhorar a conversão de páginas é o senso de urgência. Mostre um CTA com ação rápida. Você terá a oportunidade de obter mais informações sobre o usuário.

6 – No CTA ideal, ofereça a possibilidade de testar o produto

Outra boa estratégia para melhorar seus resultados é oferecer a possibilidade de um teste. Ou seja, se o que você oferece é um serviço, é interessante oferecer a avaliação de um mês. Os usuários são atraídos por essas ofertas.

7 – O CTA ideal deve mostrar uma mensagem impactante

Um CTA ideal deve ser visualmente interessante e com uma mensagem que incentiva você a clicar para receber a oferta. Ou seja, um CTA deve gerar curiosidade no usuário. Deixe sua imaginação voar e experimente CTA’s originais e criativas.

8 – Alterar “SEU” para “MEU”

Normalmente, os CTA’s usam o termo “seu” na composição. Por exemplo: “Crie sua conta”. Digamos que não seja errado, em alguns casos é até aconselhável.

Mas várias pesquisas de marketing, especificamente baseadas no sistema de teste A/B, mostraram que, especialmente no que diz respeito às etapas finais do processo de compra, aqueles CTA’s que usam palavras personalizadas, como por exemplo “Criar minha conta” garante uma maior conversão. Por exemplo, é melhor “COMPRAR AGORA” do que “COMPRE AGORA”.

9 – Use o CTA no lugar certo

Ao colocar o CTA no lugar certo, o número de cliques aumenta. Colocar o botão CTA no topo da página, antes de oferecer qualquer outra informação, é definitivamente a escolha errada! É certamente mais lógico informar o visitante sobre o produto/serviço e inserir o CTA relacionado a seguir.

10 – CTA ideal deve ser amigável para dispositivos móveis

Segundo o estudo do especialista Steven Hoober, 67% dos usuários usam seu Smartphone com uma mão, a mão direita, usando o polegar como dedo preferencial. Seu site foi projetado para esse tipo de navegação? Os botões são grandes o suficiente?

De acordo com o estudo realizado pelo Laboratório do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, qualquer elemento clicável deve medir pelo menos 10 mm x 10 mm.

Os CTAs do seu site são, portanto, amigáveis, ajudando a tornar a experiência do usuário mais agradável, ou ainda não?

11 – Cuide do design

Focar no texto não é suficiente se não prestarmos a mesma atenção no design do CTA.

Normalmente proposto com botões, o CTA deve ser facilmente reconhecível na página, de maneira clara e cativante.

Um bom web designer deve se atentar às seguintes recomendações na hora de criar uma CTA:

  • Cores claras e contrastantes
  • Um botão distinto
  • O botão deve ser cercado por espaços em branco para ser destacado
  • Forma retangular (também com bordas arredondadas)

12 – Imagens e ícones

Onde apropriado, você pode optar por criar uma call to action usando imagens e/ou ícones para deixar claro o que eles oferecem ou convidar o usuário a fazer. Por exemplo, se o seu botão é “Download do software de graça”, você poderá incluir o ícone com a seta para baixo que, por convenção, representa o download.

13 – Escolha a cor certa para um CTA ideal

Lembre-se de que cada cor desperta emoções diferentes. Você sabia que cada cor específica gera diferentes sensações e emoções? Por exemplo:

  • Laranja é uma cor quente, lembra emoções positivas e transmite imediatamente energia e brilho
  • Verde é equilíbrio e expressa confiança
  • Azul significa paz e calma

Portanto, ao criar seu CTA, preste muita atenção à mensagem que deseja comunicar através do uso de cores. O segredo é jogar nos contrastes, para que o CTA tenha uma cor diferente do plano de fundo da página e, portanto, se destaque mais.

Parece incrível, mas o mesmo CTA exato com cores diferentes pode ter resultados muito diferentes em termos de conversões.

Conclusão

Vimos 13 dicas para criar um CTA ideal. Lembre-se de que essa é uma ferramenta muito poderosa para aumentar suas conversões. É importante investir tempo e recursos para testar o melhor CTA. Pois o que funciona em uma área não será necessariamente uma opção válida para todos os outros.

Você já tentou inserir o CTA em suas páginas? Você obteve os resultados que esperava?

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Artigo escrito pela equipe da Mk Art, empresa de linkbuilding, e, UpSites, empresa de desenvolvimento de sites.

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