É muito comum buscar no Google onde é a lanchonete mais próxima, quais as opções de lavanderia no bairro e coisas do tipo. Quando você faz isso, o buscador sugere uma lista de possibilidades com seus respectivos endereços, horários de funcionamento, telefones e até rotas para chegar ao local. Essa prática só é possível por conta do Google Meu Negócio.

Para quem empreende, torna-se uma maneira já consolidada e muito eficiente de ser encontrado e conquistar novos clientes. Para os usuários, é uma facilidade e tanto, além de trazer mais opções com todas as informações necessárias. Por isso, estar cadastrado no Google Meu Negócio traz inúmeras possibilidades. A seguir, você tira todas as suas dúvidas e descobre como utilizar! 

Por que estar presente no Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma plataforma que permite a qualquer empreendedor cadastrar sua empresa, seja ela física ou 100% on-line, e aparecer nos resultados de busca do Google. Detalhe: tudo isso é feito de forma gratuita e orgânica

Dos benefícios de estar na plataforma, podemos citar o fato de dar ao usuário todas as informações mais urgentes sobre a empresa, como endereço, telefone, imagens do lugar ou produto — e ainda as avaliações de outros clientes, que podem ser um atrativo e tanto. A seguir, trazemos outros fatores para você considerar.

Ser encontrado pelos clientes

Pensando que sua loja é física e já tem uma certa freguesia, um passo seguinte para melhorar o faturamento é aumentar a clientela, certo? Nesse caso, atrair pessoas de outras partes da cidade ou até regiões vizinhas seria o ideal.

A internet é o melhor caminho para isso. Quando você faz uma divulgação acertada, pode atrair mais pessoas da cidade, turistas etc. No caso de a loja não ser física, as possibilidades são ainda maiores para o seu e-commerce, até porque pesquisar on-line antes de comprar é bastante comum entre as pessoas — 97% do público tem esse hábito, de acordo com uma pesquisa da CNDL/SPC Brasil.

+Leia mais: Como criar um site de vendas do zero!

Aumentar o alcance da empresa

A propaganda boca a boca sempre foi muito útil aos negócios. Com a internet, esse tipo de estratégia acaba sendo amplificada com recomendações on-line, principalmente por meio de redes sociais ou pesquisas via motores de busca. Quando você marca presença no Google Meu Negócio e tem boas avaliações, pronto! Já está no caminho para melhorar o alcance.

Interagir com o público

Por meio da plataforma, você registra e-mail, telefone, endereço e outras formas de contato, como site e redes sociais, o que favorece a interação com os possíveis interessados. Um cuidado essencial é estar atento aos canais de comunicação para não deixar os clientes aguardando alguma resposta.

Permitir que os usuários avaliem seu negócio

Incentivar que os consumidores avaliem e escrevam comentários sobre atendimento, produto, entre outros, torna-se uma ótima propaganda. Não hesite em pedir para que as pessoas deixem seu feedback.

Contudo, é fundamental trabalhar para conquistar boas avaliações: atendimento eficiente e com boas doses de simpatia, ofertas atraentes, atenção ao consumidor e pesquisas de satisfação são práticas que ajudam.

Melhorar o SEO do seu site

O Google Meu Negócio trabalha muito a favor da estratégia de SEO local. Ou seja, quando alguém está buscando um determinado ramo de comércio nas imediações locais, o Google traz as opções mais próximas. Se você quer melhorar sua presença digital e trabalhar otimização para motores de busca, essa tática deve ganhar prioridade.

Como usar a plataforma?

Para se cadastrar no Google Meu Negócio, trazemos um passo a passo bastante simples e prático. Veja como estar na plataforma ainda hoje:

  • clique no botão “gerenciar agora” e faça seu login ou crie um. É ideal ter um e-mail da empresa para isso;
  • preencha o formulário com o nome do seu comércio e alguns dados como país de localização e endereço via Google Maps (coloque corretamente). Diga também a forma de atendimento — pelos correios, nas redondezas ou áreas específicas;
  • defina a categoria do seu negócio, por exemplo, restaurante, lanchonete, loja de moda feminina, farmácia, escola etc.;
  • selecione como os clientes vão contatar você e colocar esses dados, seja telefone, e-mail ou URL do site;
  • a página já está criada, mas ainda pede atenção. Adicione fotos, o horário de funcionamento e até uma descrição que encante e atraia mais clientes.

Para ter mais resultados, considere criar uma loja virtual para aumentar o seu alcance. 

Como aproveitar ao máximo o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio não deve ser atualizado apenas no dia em que você criou. Ele funciona como um braço digital do comércio e deve ser modificado sempre que alguma novidade surgir.

Atualize seus dados

Toda vez que tiver novas imagens ou produtos novos, acrescente! Pensou em alguma oferta especial? Ela também merece destaque. Alterou o horário de funcionamento? Atualize. A ideia é seguir atraindo mais consumidores com todas as novidades.

Entenda mais seu público

A partir das interações, das ofertas mais interessantes e também das avaliações feitas, a plataforma ajuda na gestão de atendimento. Caso receba alguma avaliação mais crítica, procure saber como melhorar a fim de deixar os consumidores mais satisfeitos

Hoje, toda empresa, não importa seu tamanho ou seu ramo, pode fazer bom uso das táticas digitais para marcar presença nesse universo, assim, é possível ter seu nome mais conhecido. O melhor caminho? Redes sociais, site, blog e, claro, ter um cadastro ativo e sempre atualizado no Google Meu Negócio. Lembrando que essa ferramenta é gratuita e ajuda muito as empresas físicas e digitais. Há também um aplicativo, que permite fazer todo o cadastro usando o smartphone. Ou seja, mais uma facilidade.

Até aqui você viu que o Google Meu Negócio ajuda na estratégia de SEO, principalmente local. Ficou curioso para entender mais sobre o assunto? Saiba agora qual é a importância e quais as melhores estratégias de SEO!

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