Um dos principais fatores de sucesso em qualquer companhia (independentemente do ramo de atuação ou do porte) são os processos de inovação na empresa. Eles possibilitam a criação de modelos negócio de sucesso, o desenvolvimento de novos produtos ou serviços, entre outras coisas. Realmente isso é fundamental para as organizações, não é mesmo?

Pensando nisso, neste post explicaremos detalhadamente qual é a importância da inovação e forneceremos dicas que ajudarão você a implementar esse processo na sua empresa. Acompanhe a seguir.

Navegue pelo índice

    Qual é a importância da inovação?

    Os processos inovadores permitem que a sua companhia consiga encontrar soluções eficientes e com custo menor. Elas podem ajudar a resolver problemas cotidianos do negócio ou atender alguma necessidade específica dos clientes. Por causa de sua característica, é possível desenvolver novos produtos que possam ajudar a alavancar as vendas e ajudar as empresas a conquistarem espaço no mercado.

    Considerando a sua importância, a inovação precisa ser estimulada e usada como recurso estratégico nas companhias. Também é muito importante implementar a cultura inovadora de forma permanente nas organizações. Dessa forma, os funcionários serão estimulados em pensar frequentemente novas ideias que possam ajudar o crescimento do seu negócio.

    Portanto, podemos afirmar que a habilidade de pensar em novas soluções deve partir de todas as pessoas dentro da companhia, tanto da chefia quanto dos empregados. Para que isso aconteça é necessário desenvolver uma rotina que estimule a criatividade. Com essa prática aumentarão as possibilidades de todos sentirem motivados por sugerir novas ideias.

    Como implementar a inovação na empresa?

    Os processos inovadores podem parecer complicados e desafiadores no início. No entanto, com a adoção de algumas práticas é possível desenvolver uma cultura inovadora na sua empresa sem grandes traumas.

    Agora, você deve estar se perguntando: quais são as melhores maneiras de fazer isso? Entre as principais práticas que ajudam nesse sentido estão a adoção de novos procedimentos, a simplificação de fluxos de trabalho e o investimento em ferramentas digitais. Abordaremos sobre essas questões na sequência do post. Continue lendo!

    Adotar novos processos

    Nada nasce e permanece perfeito e essa realidade não é diferente no mundo dos negócios. Apesar dos pontos positivos de cada empresa, sempre haverá alguns pontos de melhoria. Por isso, é necessário adotar constantemente novos processos em vários departamentos com a intenção de resolver os gargalos e aperfeiçoar os produtos ou serviços desenvolvidos pelas companhias.

    Nesse processo, a tolerância ao erro fará total diferença para o desenvolvimento de uma cultura inovadora. Isso porque, os equívocos cometidos durante a jornada proporcionam vários aprendizados às companhias. No futuro, as lições serão utilizadas com a intenção de desenvolver melhorias nos produtos ou serviços do negócio.

    O desenvolvimento de novos procedimentos ainda pode ajudar a sua empresa a apresentar melhores resultados. Afinal de contas, não é possível resolver um gargalo fazendo as mesmas ações de forma repetitiva. A melhor maneira de lidar com essa situação é elaborar um plano de ação, fazer experimentos, verificar os resultados e dar continuidade às ideias que deram certo na organização.

    Apesar da importância dos erros, é muito importante destacar que as empresas não podem se conformar com os equívocos cometidos. Essa pode comprometer a eficiência dos processos inovadores do negócio.

    Proporcionar um ambiente favorável

    Para que isso aconteça é necessário a junção de quatro elementos essenciais. Entre eles estão:

    • decisão da diretoria em apostar no desenvolvimento de novos produtos os serviços;

    • orçamento suficiente para realizar os investimentos;

    • um gestor responsável por traçar as metas e incentivar os colaboradores a alcançá-las;

    • cultura de inovação focada na razão de existir da empresa.

    É muito importante destacar que todos os processos inovadores passam por pessoas. Por isso, é fundamental engajar os profissionais e investir no desenvolvimento deles. Existem várias práticas que ajudam nisso, como proporcionar treinamentos, workshops e encontros criativos aos funcionários.

    Além disso, é necessário deixar claro que a inovação na empresa é importante. Isso pode ser feito por meio de uma rede social interna (Workplace ou Slack), palestras, encontros etc. Também é fundamental definir os objetivos da companhia, os mercados que pretende atual e as tecnologias disponíveis para direcionar o foco dos esforços da equipe.

    Investir em ferramentas digitais

    Outra questão a ser levada em consideração faz referência ao estabelecimento dos fluxos de informações e aos registros dos dados gerados em cada procedimento. Nesse sentido, o uso de novas ferramentas como softwares de gestão de projetos destinados ao planejamento, controle, distribuição e acompanhamento das atividades são fundamentais para fomentar a inovação.

    Isso porque, por meio dos sistemas informatizados é possível saber o andamento das atividades do seu negócio em diferentes departamentos. Essas informações ajudarão você a identificar as ideias inovadoras que apresentaram bons resultados e os procedimentos que ainda necessitam de melhorias.

    Reconhecer os esforços

    Também é fundamental definir critérios e maneiras de reconhecimento dos esforços de inovação por parte dos funcionários. Existem várias ações que podem ser feitas nesse sentido. Entre elas estão um elogio público, premiações, bônus ou remunerações proporcionais aos ganhos gerados por uma ideia inovadora, publicação de uma reportagem no jornal interno da empresa etc.

    Estar aberto a parcerias

    A sua companhia pode até conseguir inovar sozinha, porém esse processo tende a ser mais difícil. Por outro lado, quando se atua em parceria os resultados são melhores. Contando com pessoas e empresas com diferentes visões de mundo, fica mais fácil de desenvolver novas ideias, pensar em novas estratégias de marketing e criar produtos inovadores no mercado.

    Tratar a inovação como prioridade

    A inovação na empresa deve ser uma prioridade. Esse processo precisa fazer parte dos procedimentos estratégicos da companhia, caso contrário os resultados podem não ser os desejados. Por isso, busque frequentemente formas de ampliar as possibilidades de participação dos seus negócios na sua área de atuação.

    A inovação é um dos principais segredos das companhias de sucesso. A abertura a novas ideias pode proporcionar o desenvolvimento de novos produtos ou serviços e possibilita encontrar diferentes maneiras de fazer uma tarefa gastando menos tempo ou diminuindo custos.

    Porém, para que isso seja implementado é preciso desenvolver uma cultura inovadora, pois essa prática estimulará todas as pessoas na organização a buscarem novas ideias.

    Você gostou das dicas sobre como implementar a inovação na empresa? Está interessado em saber mais sobre o assunto? Assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos incríveis como este, em primeira mão, no seu e-mail.