Atuar no comércio virtual, seja com um marketplace ou com uma loja online, requer a utilização de uma série de ferramentas que proporcionem tanto a proteção de dados nas transações financeiras, quanto uma experiência positiva para os clientes. Para tal, é essencial contar com soluções robustas e transparentes, como o intermediador de pagamentos Locaweb.

Enquanto o gateway é a interface que processa as operações financeiras de compras feitas em lojas virtuais (conectando comerciantes com instituições financeiras), as adquirentes são as empresas que realizam a comunicação entre as formas de pagamento e os bancos. Por fim, o intermediador, ou subadquirente, é a ferramenta que conecta tanto o gateway quanto as adquirentes com o cliente e o empresário, permitindo transações rápidas e seguras.

Entenda, neste post, como utilizar uma plataforma como facilitador de pagamento é um diferencial que pode melhorar os resultados do seu negócio. Conheça o intermediador de pagamentos da Locaweb: YaPay. Trata-se de uma ferramenta customizável para a captura de dados e processamento de transações.

O que é o intermediador de pagamentos Locaweb?

O intermediador de pagamentos é uma plataforma que conecta, diretamente, a adquirente com o gateway de pagamento. Dessa forma, é possível receber valores com toda a segurança e confiabilidade.

Com o subadquirente — como também é chamado o intermediador — é possível reunir ferramentas de segurança e de processamento de dados em uma única solução. Trata-se de uma ferramenta centralizada que atua como um campo para conexão entre os lojistas, as adquirentes e os clientes.

Além disso, o intermediador tem a opção de módulos de pagamentos, recorrência, televendas e captura de dados, sendo que tudo está centralizado em um único painel administrativo customizado.

Contudo, o que diferencia o intermediador de pagamentos do gateway? Qual escolher? Entenda a seguir.

O que é um gateway de pagamentos?

Um gateway de pagamento é uma ferramenta que interliga o projeto do cliente com a sua adquirente. Ou seja, o empresário recebe o valor pago pelo seu produto ou serviço diretamente em sua conta na instituição financeira de sua preferência. Essa operação é 100% online e remota.

Quando é realizada a compra do produto ou serviço, o gateway de pagamento envia as informações para a adquirente escolhida pelo lojista. Nesse momento, essa adquirente realiza, junto ao banco emissor do cartão de crédito, a verificação dos dados do comprador, do saldo e outras informações necessárias para que a aprovação aconteça. Esse é um processo rápido, sendo que o tempo médio total é de apenas 2 segundos.

Ainda nesse processo, também é possível combinar a aprovação do pagamento com recursos de gestão de risco — mas, no caso do gateway, é necessário adicionar essas funções de maneira externa, o que aumenta o custo da ferramenta. Isso não acontece no caso do intermediador.

Acontece que o subadquirente conta com uma estrutura de gestão de riscos, assim como ações automatizadas de reserva de saldo ou cancelamento da operação, em casos nos quais forem identificados risco de fraude. Falaremos mais sobre isso a partir de agora.

Intermediador de pagamentos x gateway: entenda as diferenças

O gateway e o intermediador de pagamentos são ferramentas distintas, mas complementares. Isso porque o intermediador demanda um gateway para que seja realizada a comunicação com as adquirentes — e, por fim, a solicitação seja aprovada.

Entretanto, existe uma diferença significativa entre ambos: a análise de risco. Um intermediador já contém esse serviço incluso em seus processos. Já no gateway, como citado, o varejista precisa adquiri-lo por meio de ferramentas disponíveis no mercado (como a Konduto, ClearSale, entre outras).

Também deve-se lembrar da forma de cobrança. Um gateway de pagamento realiza a cobrança levando em consideração o volume (quantidade) de transações realizadas pelo varejista. O intermediador, por sua vez, cobra uma taxa sobre o montante transacionado.

Por isso, é muito mais fácil prever quanto será pago ao intermediador, o que não acontece com o gateway de pagamento. Em ambos os casos, é essencial estruturar um bom planejamento estratégico.

Outra diferença é que no caso do gateway o lojista deve realizar contratos diretos com instituições financeiras, tornando o processo um pouco mais complexo. Já o intermediador apresenta tarifas operacionais fixas, centralização do contrato, além de todas outras facilidades indicadas.

Como escolher entre um gateway e um subadquirente

Empresas robustas tendem a se favorecer do gateway, por conseguirem melhores taxas ao negociar diretamente com as instituições. Além disso, podem contratar companhias parceiras para auxiliar na gestão financeira.

Já empresas que desejam segurança, mas não podem investir em parcerias estratégicas (ao contratar serviços a parte) é indicado partir para o intermediador de pagamento.

Por essas razões, o que se observa, nos dias atuais, é que empresas que estão iniciando sua atuação no e-commerce apostam, em um primeiro momento, no subadquirente. A partir de um ticket médio superior, ou aumento no faturamento, sentem que é o momento de partir para um gateway.

Ficou interessado no intermediador de pagamentos? Conheça a solução da Locaweb!

Como funciona o subadquirente da Locaweb?

Em um país no qual 7 em cada 10 brasileiros têm o hábito de realizar compras virtuais de forma regular, investir nas vendas online é uma necessidade. O intermediador de pagamentos é uma solução que integra:

  • gateway;

  • adquirentes;

  • ferramentas de gestão de riscos;

  • controle de fraudes.

Todo o processo é feito de maneira simples, com baixa complexidade, em todas etapas — desde implementação ao uso. Optar por uma solução robusta e confiável é essencial. Veja os principais diferenciais do subadquirente Locaweb.

Diferencial tecnológico

A plataforma desenvolvida pela Locaweb é uma das mais bem desenhadas no país. O YaPay oferece APIs flexíveis e documentação de fácil acesso. Além disso, há uma equipe preparada para auxiliar na integração entre o lojista e a plataforma.

Outro ponto importante é que a Locaweb conta com canais de atendimento exclusivos para o desenvolvedor que está integrando com a YaPay — com Sandbox, onde esse desenvolvedor pode realizar testes sem precisar usar o ambiente oficial da empresa e comprometer os resultados.

Diferencial para o empreendedor

A Locaweb preza por ferramentas voltadas para a conversão de vendas. Por isso, oferece multi adquirência, que é a situação em que o cliente faz uma compra, um adquirente reprova por algum motivo, e a plataforma direciona para outro adquirente — resgatando, de alguma maneira, a venda do lojista.

Outro ponto importante é o reprocessamento de vendas. Se a venda não foi aceita com o cartão de crédito, é feito o redirecionamento para que o comprador pague via boleto, por exemplo. Com isso, o YaPay auxilia no aumento da conversão e ajuda na fidelização de clientes.

O checkout transparente, por fim, eleva em até 50% a conversão das vendas. Quando é feita uma compra, e o comprador é redirecionado para outra página, o índice de abandono de carrinho é muito grande. Porém, a ferramenta evita que isso aconteça.

Quais os benefícios do intermediador de pagamentos Locaweb?

Além de oferecer a simplicidade de um contrato único, integrando 15 formas de pagamento, o subadquirente YaPay oferece boleto registrado, de acordo com as regras na Febraban, e soluções que são interessantes até mesmo para marketplaces.

Separamos algumas das vantagens do intermediador de pagamento Locaweb:

  • cadastro simplificado, 100% realizado dentro do ambiente;

  • tarifas flexíveis, adequadas para todos os modelos de negócios e segmentos;

  • análise de risco nas transações, garantindo mais segurança e tranquilidade;

  • conciliação financeira, com acesso direto ao painel de conferência de operações;

  • carrinho compartilhado, reunindo produtos de vendedores distintos;

  • split de pagamento, com divisão e repasse de valores em caso de múltiplos vendedores;

  • reprocessamento de vendas — quando o pagamento é negado são oferecidas outras opções de pagamento;

  • direcionamento do pagamento das tarifas pelo cliente ou pelo próprio lojista;

  • checkout transparente, permitindo que o pagamento seja feito em uma única página.

O subadquirente YaPay tem toda a infraestrutura e a retaguarda da Locaweb, por isso ajuda o empresário a vender cada vez mais. É uma plataforma voltada para a conversão de vendas, com uso simplificado e gestão intuitiva, por meio de plataforma.

Ficou interessado no intermediador de pagamentos Locaweb? Descubra mais sobre essa solução que combina segurança e resultados no processamento de vendas.

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