Os donos de negócios já estão cientes de que a capacitação é primordial para que os seus empreendimentos tenham sucesso. A leitura de bons livros para empreendedores é imprescindível no momento de aprender pela teoria. Nessa área, é muito comum encontrarmos histórias extremamente inspiradoras que acabaram servindo de referência para várias outras pessoas.

Conhecer pontos de vista diferentes sobre determinado assunto estimula a criatividade, aumenta significativamente o processo de reflexão e ajuda a formar uma ideia que seja “fora da caixa”, saindo, portanto, do senso comum.

Então, para que você possa encontrar o seu próprio caminho nesse universo do empreendedorismo, preparamos uma lista com 6 obras indispensáveis para ter sucesso em um negócio. Inspire-se e aprenda excelentes técnicas! Boa leitura!

1. O Mito do Empreendedor, de Michael E. Gerber

Esse livro do autor Gerber é magnífico, pois apresenta métodos para empreender, desenvolver atitudes positivas e alavancar a produtividade. “O Mito do Empreendedor” é uma grande fonte de conhecimentos para aqueles que estão dispostos a encarar o desafio de planejar e executar o próprio negócio, transformando ideias em uma empresa bem-sucedida.

Trata-se de uma leitura obrigatória para quem deseja iniciar um negócio, seja presencial, seja online. Para aqueles que já têm uma empresa, o livro mostra como um empreendedor pode não se sentir sobrecarregado e levar a empresa ao crescimento e ao sucesso.

Logo, é uma obra indicada para pessoas em três situações distintas:

  • para aqueles que pretendem montar um negócio próprio;
  • para empreendedores que têm dificuldade em fazer o seu negócio crescer;
  • para quem está sobrecarregado com a empresa, mesmo ela caminhando bem.

Além disso, o livro é recomendado para todos que querem aumentar a produtividade do negócio e também aprender a delegar funções para que sejam realizadas de acordo com o que foi planejado. Tudo isso faz com que “O Mito do Empreendedor” seja uma ferramenta de conhecimento indispensável, que pode ajudar em vários aspectos empresariais.

2. De Zero a Um (Zero to One), do autor Peter Thiel

A premissa que rege essa obra é: o que aprender sobre empreendedorismo com o vale do silício. “De Zero a Um” foi escrito por Peter Thiel, um famoso capitalista de risco do mundo, acionista do Facebook e co-fundador de Paypal.

O livro surgiu a partir das anotações feitas por um aluno da disciplina que Peter Thiel lecionava em Stanford. As anotações fizeram muito sucesso e, por isso, ambos decidiram transformá-las nesse Best-Seller.

O autor fala sobre a necessidade de estar sempre inovando para que as empresas construam novidades. De acordo com ele, o progresso sempre vem do monopólio e não da competição.

3. A Startup de $ 100, de Chris Guillebeau

Nessa obra, o autor conta a história de pessoas que passaram a empreender com poucos recursos, mas que, com muita força de vontade para transformar, acabam alcançando êxito. Depois de ler esse livro, você vai perceber que é possível chegar em qualquer lugar com paixão. Uma das leituras indispensáveis para sonhadores, empreendedores e realizadores.

Chris relata nessa obra a sua experiência como empreendedor, além de reunir outras dezenas de casos reais de pessoas que, com investimento moderno, abriram negócios rentáveis. Tais casos foram selecionados pelo autor em uma pesquisa com mais de 1.500 empreendedores do mundo todo.

Dessa forma, todos os empreendedores, para ganharem um espaço no livro, tinham que gerar pelo menos 50 mil dólares ao ano e ter iniciado o negócio com pouco dinheiro, sendo que a média de investimento era de 600 dólares.

Como resultado, então, as histórias reunidas são um sopro de motivação e de inspiração para aqueles que sonham em largar a carteira assinada para viver das suas próprias ideias.

4. Grow to Greatness, do autor Edward D. Hess

Para que você possa aprender a valorizar o seu negócio, recomenda-se esse livro de empreendedorismo do autor Edward D. Hess. “Grow to Greatness”, quando traduzido para o português, fica “Como Crescer e Criar Valor no Mercado”.

Edward fala nesse livro sobre quais são os principais desafios que uma organização de pequeno porte e com grande potencial de rendimento vai enfrentar no início das atividades, além de focar no desenvolvimento do próprio empreendedor.

O livro, basicamente, instrui o investidor a ser um líder para que possa conquistar o espaço que deseja entre a concorrência. Começar um negócio é sempre uma tarefa difícil. No entanto, ainda mais difícil é levá-lo ao crescimento e ao desenvolvimento. Nesse volume, portanto, o autor mostra o caminho para o sucesso.

5. Pense Simples, de Gustavo Caetano

Esse é um livro muito famoso, escrito por Gustavo Caetano. Nele, você vai aprender dicas extraordinárias para começar a empreender e descobrir a relevância de se manter leve, simples e ágil para conquistar bons resultados com o seu negócio.

Além do mais, você ainda vai descobrir o que é o segredo de um excelente empreendedor e que modernizar pode ser bem mais simples e fácil do que parece quando você tem a mentalidade correta.

E nem é preciso dizer o quanto o autor é realmente referência nesse assunto. Além de ser CEO da empresa Samba Tech (uma das mais inovadoras de toda a América Latina, segundo a Fast Company), Gustavo Caetano é fundador da ABStartups (Associação Brasileira de Startups).

Sem contar que é conhecido por erguer a bandeira do empreendedorismo no Brasil e que foi eleito como um dos empreendedores mais brilhantes de todo o mundo e considerado o Mark Zuckerberg brasileiro pela Business Insider. Não vai perder a chance de aprender com ele, não é mesmo?

6. A Estratégia do Oceano Azul, dos autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Escrito por W. Chan Kim e Renée Mauborgne e publicado em 2005, essa obra apresenta uma nova forma de pensar as estratégias de novos negócios por meio da criação de novas oportunidades e espaços.

No livro “A Estratégia do Oceano Azul”, os autores ensinam a fazer o que muitos resumem como “detectar e descobrir novos mercados que sejam livres de concorrentes”.

A metodologia utilizada por Kim e Mauborgne mostra uma série de ferramentas e oito pontos essenciais que devem ser seguidos por quem deseja fugir do competitivo e sangrento oceano vermelho para que consiga navegar pelas calmas águas de um oceano próspero e azul e, assim, garantir sucesso.

Esperamos que essa lista de livros para empreendedores tenha sido relevante para que você possa desenvolver o seu autoconhecimento para o sucesso no mundo dos negócios. São leituras que ajudam a nortear as ideias e que contribuem significativamente para a formação do empreendedor, tanto profissional quanto pessoal.

Se você ficou com alguma dúvida sobre algum deles ou deseja acrescentar alguma ideia, deixe o seu comentário para que possamos interagir!

Exibir ComentáriosOcultar Comentários

Faça um comentário