Criado em 2006, o Twitter se destacou por ser uma rede social rápida e dinâmica, pois seus posts tinham limites de 140 caracteres, passando para 280 caracteres onze anos depois. Essa velocidade de informações chamou a atenção de diversas companhias, que começaram a investir em estratégias comerciais por lá.

No entanto, é preciso tomar algumas atitudes para se destacar nessa rede social, pois a quantidade de posts é enorme, e inevitavelmente um usuário não vê todos os tweets que ele recebe. Portanto, é preciso prender a atenção dos seus seguidores para passar a sua mensagem e realizar um bom marketing.

Você quer se destacar no marketing no Twitter? Então veja estas 6 dias para gerar bons resultados. Boa leitura!

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    1. Mantenha uma boa frequência de postagens

    Nem postar a todo instante nem uma vez ou outra, é preciso achar um equilíbrio, mas que mantenha um fluxo constante de informações, pois o Twitter necessita de uma frequência maior de posts que as demais redes sociais. Normalmente, o indicado é fazer cerca de 5 tweets ao dia, mas esse número pode variar.

    Além de tweetar, uma boa ideia é retweetar conteúdos de terceiros que você achar importante. Por exemplo, uma loja de produtos esportivos pode compartilhar um post que fala da necessidade de utilizar equipamentos de proteção ao jogar futebol.

    Por fim, para saber mais sobre o seu público e estudar melhor os horários, a frequência e o tipo de conteúdo, utilize algumas ferramentas que o próprio Twitter disponibiliza.

    2. Incentive a interação com o usuário

    A comunicação no Twitter tem uma peculiaridade, pois além das mensagens diretas e privadas, basta que alguém tweet ou comente usando o “@” na frente do nome do usuário, que ele será notificado da citação. 

    A vantagem é que você pode responder a citação não só para quem tweetou, mas para qualquer um que consegue ver a publicação, além de você poder retweetar, dando uma visibilidade maior ainda.

    Outra ferramenta que permite uma boa interação com seu público é a realização de enquetes. Por meio delas é possível saber os anseios e o que seus seguidores querem, além de possibilitar o trabalho com outras redes sociais. Por exemplo, se você tem um canal no YouTube, é possível realizar uma enquete no Twitter para saber o tema do próximo vídeo.

    A principal vantagem nessa hora é o engajamento, ou seja, não só responder outros tweets, mas tweetar de maneira a convidar outras pessoas a participar da discussão. Nesse espaço, o principal é descobrir mais sobre seus seguidores e o que fazer para fidelizá-los. Vale a pena testar para saber como e quando se aproximar de seus seguidores.

    3. Utilize fotos e vídeos

    Uma imagem pode valer mais que mil palavras — ou que 280 caracteres, nesse caso —, portanto, considere tweetar fotos para alguns conteúdos que não se encaixam propriamente em um tweet convencional. No entanto, vale ficar atento à qualidade e resolução da foto, para que ela fique adequada tanto no desktop quanto na versão mobile.

    Além disso, ainda é possível usar os 280 caracteres para complementar a foto ou vídeo postado. Uma boa dica é utilizar esse espaço para engajar seu público, por meio das CTAs, como convidar seu seguidor a realizar comentários no tweet, visitar o site da empresa, entrar em contato etc.

    4. Fique por dentro dos assuntos do momento

    O Twitter tem um campo chamado “Trending Topics”, que são os assuntos mais comentados na rede. Ao clicar no tema que está nessa aba é possível ver o que as pessoas estão falando sobre, acompanhar os números e quem está comentando. Ao tweetar sobre um tópico muito comentado, é possível impulsionar as suas ações de marketing no Twitter..

    No entanto, é preciso analisar qual é o assunto e se ele encaixa na proposta de sua companhia, pois não é todo acontecimento que pode ser aproveitado em seu marketing digital. Por exemplo, se o vestido de uma atriz famosa está nos Trending Topics, isso pode ser usado por uma marca do setor de moda, e não para o setor de decoração.

    5. Utilize hashtags

    As hashtags são muito populares em diversas redes sociais, como Instagram e Facebook, mas tiveram origem no Twitter. Elas servem para marcar e categorizar publicações na rede social, além de chamar a atenção dos usuários, convidando-os, dependendo da hashtag, a interagir com ela.

    Outra vantagem é que essas marcações auxiliam os usuários a encontrar o seu perfil, pois existe uma aba chamada “Discover” que permite o público veja algumas das hashtags usadas como se fosse um complemento dos Trending Topics, além de existir um campo de busca. 

    Por exemplo, durante algumas datas comemorativas, é possível usar uma hashtag relacionada a esse evento para chamar a atenção dos usuários. No entanto, vale ressaltar que é preciso usar de maneira correta esse artifício. Muitas hashtags em um tweet, além de ocupar muitos caracteres, podem deixá-lo poluído demais.

    6. Impulsione seu marketing no Twitter com o Ads e o Cards

    Lançado em 2015, o Twitter abriu a plataforma para contas relacionadas a pequenas e médias empresas, as quais têm alguns recursos extras voltados para marketing.

    O Twitter Ads é um deles que, por meio de leilões, é possível promover a sua conta, ou seja, a plataforma fornecerá sugestões a outros usuários de acordo com os interesses deles. Há também os tweets promocionais, em que o Twitter mensura e exibe um feedback sobre a eficiência do post.

    Além do Ads, existe também o Twitter Cards, que ajuda a extender os 280 caracteres limites da rede social. Eles permitem que os usuários vejam conteúdos hospedados fora do Twitter, mas sem ir para outro site. Os principais exemplos são os usados para vídeo, chamadas para outros links, download de aplicativos e para assinatura de newsletter.

    A rede social do passarinho azul tem bastantes peculiaridades, em especial a velocidade em que as informações circulam, dando dinamismo e trazendo a possibilidade de levar uma mensagem de maneira rápida e eficiente. Esse cenário despertou a curiosidade das empresas, que passaram a investir cada vez mais em marketing no Twitter. E você vai perder a oportunidade de levar sua marca a novos locais na web?

    Gostou deste post? Quais suas experiências com marketing no Twitter? Use o campo de comentários e conte-nos mais sobre.