Diminuir as despesas é sempre uma forma de trazer mais faturamento no final do mês. Com a concorrência acirrada e a economia inconstante, poupar recursos é um caminho certeiro para manter um negócio saudável e trazer possibilidades de investimento. Por isso, analisar todas as contas ajuda na sua estratégia. Reduzir custo com telefonia, hoje, é uma possibilidade completamente possível graças a quantidade de tecnologia à disposição. 

As ligações telefônicas, inclusive, deixaram de ser o único meio de comunicação. Mesmo assim, ainda são fundamentais para contatar fornecedores ou dar atendimento a clientes. Mas, como a tecnologia pode te ajudar nessa tarefa? Vamos conhecer 5 formas de reduzir custos com a telefonia e quais ferramentas são fundamentais para o seu negócio. Confira abaixo!

Passo a passo para reduzir custos de telefonia 

Selecionamos as principais maneiras de economizar com os custos de telefonia, pensando na melhor estratégia para o seu negócio, além de trazer engajamento com os colaboradores.

1. Analise os custos para a sua empresa

Ter um olhar atento para as despesas de telefone é o primeiro ponto para reduzir o custo com telefonia. Acompanhe o fluxo de atendimento que o seu negócio possui e qual demanda realmente exige esse serviço. 

Com a evolução da tecnologia para empresas, esse se tornou um dos primeiros cortes a ser considerado.

Por isso, faça uma pesquisa de mercado e entenda de fato o que você pode gastar. Com esses dados em mãos, negocie. Em algumas situações, você pode aliar a internet para trazer ganhos e praticidade ao dia a dia.

2. Automatize o seu atendimento e acompanhe em tempo real 

Utilizar tecnologia no dia a dia pode oferecer uma série de benefícios, entre eles, a chance de acompanhar em tempo real métricas e dados para o atendimento da sua empresa.

O fluxo de serviço também torna-se automatizado e distribuído por filas, agentes e interações, além de avaliar a satisfação do seu cliente e a qualidade do seu serviço.

3. Opte pelas ligações via VoIP

A tecnologia VoIP (voice over internet protocol ou, traduzindo, voz sobre IP) ou PABX na nuvem é uma forma de reduzir drasticamente custos com telefonia porque é um sistema que transforma as chamadas de voz em dados, possibilitando a transmissão pela internet. Na prática, é um telefone na nuvem, que dispensa o aparelho de telefone, usando apenas um headset, internet e um computador.

Graças a essa tecnologia, chamadas interurbanas e para celular passam a custar menos. São uma boa oportunidade para quem tem call centers ou precisa de mobilidade no dia a dia.

+Leia mais: PABX e Call Center Virtual para empresas

4. Aposte no uso de e-mails com bons recursos

Hoje, ligações podem ser resolvidas via e-mail e é até a preferência de muitas pessoas, já que o hábito de ligar tem sido usado para ocasiões mais específicas. Para melhorar essa questão, junto com sua equipe, vocês podem estabelecer o que será resolvido por e-mail e o que vai ser feito por telefone.

Por exemplo, tudo aquilo que for emergência, seja com fornecedor ou cliente, é resolvido com ligação. Fora isso, outros canais podem ser usados, como redes sociais, WhatsApp e e-mail, claro.

Quando você tem uma boa solução de e-mail, com quantidade suficiente de armazenamento, facilidades na busca, agenda e outros recursos adicionais, o uso da ferramenta se torna rapidamente a melhor opção. Por isso, vale repensar a sua solução.

+E mais: Como oferecer atendimento via e-mail.

5. Use chats e mensagens eletrônicas

Quem possui site ou e-commerce, sabe que uma das principais tarefas começa pela experiência do usuário, e isso exige soluções que facilitem a interação do seu cliente com o seu negócio desde os primeiros acessos a sua página na web.

Para isso, diversas empresas disponibilizam um chat ou help desk para automatizar atendimentos online. O Desk 360 é uma das ferramentas mais completas para organizar o atendimento, centralizar e mensurar com base em métricas e relatórios em tempo real. Além disso, o desk 360 permite que você configure e estabeleça fluxos de atendimento e demandas.

+Conheça: Por que utilizar o Desk 360 para realizar a gestão de atendimento.

Foi-se o tempo em que a comunicação dependia exclusivamente do telefone tradicional. Assim, reduzir custo com telefonia é uma possibilidade real diante das diversas formas de otimizar a comunicação. Isso significa que em um mundo cada vez mais conectado, a mobilidade toma cada vez mais espaço. Além disso, a tecnologia torna-se um importante aliado para aumentar a satisfação dos seus clientes e a experiência com o seu negócio, reduzindo custos e transformando processos arcaicos. 

Agora que você já viu como o reduzir custo com telefonia e quais ferramentas podem se encaixar na sua empresa, conheça 2 ferramentas para investir o quanto antes!

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