A pesquisa de palavras-chave é uma importante etapa do planejamento de marketing de uma empresa. Os termos mais adequados serão responsáveis por atrair mais tráfego para páginas do seu site ou blog e, além disso, qualificar essa chegada de usuários.

Para realizar uma pesquisa de palavras-chave eficiente é preciso seguir alguns parâmetros básicos. Isso é o que vai garantir que na sua estratégia as melhores palavras ou termos sejam usados, ou seja, aqueles que mais têm incidência de buscas em sites como o Google.

Vamos ajudar você a entender mais sobre a importância da pesquisa de palavras-chave! Veja como ela impacta sua estratégia, a relação com os mecanismos de busca e como realizar uma com eficiência.

Navegue pelo índice

    O que é a pesquisa de palavras-chave?

    A todo instante os usuários da internet fazem pesquisas com diferentes termos em buscadores como Google ou Bing. Cada uma dessas entradas vai levá-los a uma série de resultados que tenham relação com as palavras usadas na busca.

    Da ótica de quem pesquisa, são termos comuns, mas do profissional que trabalha com essa estratégia e depende de um bom posicionamento da sua página, dependem de um bom estudo de palavras-chave. Quem quer ser encontrado na internet precisa ligar suas páginas a esses termos, já que eles trazem conteúdos associados a ele.

    A pesquisa de palavras-chave é a atividade de planejamento em que se define quais desses termos serão usados em uma estratégia de marketing digital. Por isso, é indispensável realizar uma busca eficaz e ampla, que ajude a encontrar quais palavras mais são usadas dentro de um determinado tema ou assunto.

    Um exemplo básico: você vende refeições veganas e tem sua loja virtual e um blog que alimenta com posts sobre o tema. Naturalmente, a intenção é que o público vegano seja atraído.

    Para atrair usuários que têm interesse pelo assunto, tanto no blog quanto na loja, é importante usar as palavras-chaves correspondentes, ou seja, aquelas utilizadas em pesquisas para encontrar conteúdos como o seu. Seguindo nesse exemplo, essas pessoas podem fazer pesquisas de termos como:

    • refeições veganas;
    • refeição vegana;
    • veganismo;
    • comida vegana;
    • comida vegana barata;
    • comida vegana boa;
    • comida vegana congelada.

    A pesquisa de palavras-chave é justamente o momento em que os termos mais recorrentes são pesquisados. Uma vez encontrados, eles precisam ser posicionados nas páginas da empresa e em pontos estratégicos para gerar visibilidade. Isso ajuda suas páginas a serem encontradas facilmente a partir da busca dessas palavras.

    pesquisa de palavras-chave

    Qual a importância dessa prática?

    A pesquisa de palavras-chave tem um grande impacto na estratégia de posicionamento de uma empresa na web. Quanto mais qualificada ela for, maior a visibilidade e o sucesso de um negócio na internet. Assim, mais pessoas poderão chegar até o seu conteúdo e seguir nas conversões que você propõe.

    A seguir, entenda melhor a importância da pesquisa em diferentes pontos cruciais para que a presença da sua empresa na internet seja realmente produtiva.

    Planejamento de marketing

    As palavras-chave estarão em todo conteúdo que você publicar na web: em um blog post, no cabeçalho de uma página da sua loja virtual, na descrição de um produto, no título de um vídeo, entre outros. Cada um desses elementos faz parte da estratégia, então a pesquisa de palavras-chave é crucial ao fazer o planejamento.

    Antes de desenvolver cada uma dessas ações e conteúdos, definir os melhores termos a serem usados faz toda diferença. A pesquisa vai ajudar a ter as palavras-chave mais acessadas dentro de cada conteúdo publicado dentro das suas estratégias. Isso garante maior fluxo de usuários sendo atraídos qualificadamente.

    Elaborar linha editorial de conteúdo

    Conteúdos como blog posts seguem uma linha editorial que, além de ser definida pelo segmento da empresa, também é influenciado pelas palavras-chave. Tudo gira em torno delas, já que a proposta desses textos é atrair pessoas interessadas no seu negócio. A partir dos termos é possível definir o tema dos conteúdos que serão publicados.

    Seguindo o exemplo anterior, suponhamos que o termo “refeições veganas congeladas” seja apontado como um dos mais buscados na pesquisa de palavra-chave. Dessa forma, a equipe de marketing entenderá que é possível produzir um conteúdo como: “veja como conservar refeições veganas congeladas na geladeira”.

    Otimizar o site para os mecanismos de busca

    É impossível falar de palavra-chave e não citar SEO (Search Engine Optimization). Tratam-se de técnicas de otimização de páginas e conteúdos para que o Google faça a melhor entrega de conteúdo de acordo com o termo que está sendo buscado. Para que o seu conteúdo tenha um bom posicionamento nos buscadores, é essencial que você pratique as boas práticas de SEO na sua página.

    Em lojas virtuais, é importante usar a palavra-chave em cabeçalhos e em subtítulos, marcando os termos como “heading 2” e “heading 3”. Além disso, é preciso usar com moderação as palavras-chave, já que o excesso torna o conteúdo artificial e pode gerar punições do Google.

    Como garantir uma boa pesquisa de palavras-chave?

    Uma pesquisa de palavras-chave deve seguir alguns parâmetros que façam com que ela tenha resultados realmente relevantes para a estratégia da empresa. A seguir, saiba como executar uma busca eficaz pelos termos mais buscados por usuários!

    Defina palavras-chaves importantes ao seu negócio

    Primeiramente, é fundamental saber quais palavras são importantes para seu negócio. Seguindo o exemplo deste conteúdo, um negócio que vende refeições veganas pode usar uma grande seleção de palavras, como:

    • “veganismo”;
    • “vegano”;
    • “vegan”;
    • “comida vegana”;
    • “refeição vegana”
    • “alimentação vegana”.

    A partir disso, a pesquisa de palavras-chave ajuda a entender quais desses termos tem maior procura, além de outros detalhes que vão direcionar o marketing da empresa.

    Pesquise a partir de temas

    Quais temas são relevantes para o seu negócio? Você pode pensá-los para gerar conteúdos para blog que sejam impactantes ao consumidor e que gerem a chegada de usuários. A partir desses temas é possível pensar em termos relevantes e então pesquisá-los para entender como são buscados no Google.

    Faça pesquisas contínuas

    A pesquisa de palavra-chave é um trabalho contínuo e não deve parar no planejamento. A posição de termos mais buscados é dinâmica e muda a todo tempo, assim como outros surgirão. Continuar esse trabalho garante o uso das melhores palavras, colocando suas páginas e conteúdos mais bem posicionados no Google.

    Use boas ferramentas

    A pesquisa de palavras-chave deve ser feita sempre com um suporte de uma ferramenta adequada. Ela mostrará os termos mais buscados, indicando o volume, recorrência, densidade e uma série de outros dados muito importantes. Entre as principais ferramentas vale o destaca para estas:

    • Ubersuggest;
    • Google Correlate;
    • Google KeyWord Planner;
    • SEMrush;
    • Keyword Tool.

    Uma boa pesquisa de palavra-chave pode posicionar sua loja virtual e seus conteúdos no topo dos resultados do Google! Os melhores termos estão sempre prontos para dar mais visibilidade à sua empresa na web.

    Quer mais dicas e conteúdos como este? Assine nossa newsletter e receba tudo diretamente no seu e-mail!