Registrar um domínio para sua empresa é um dos primeiros passos para garantir a presença online do seu negócio. Ele, afinal, será o endereço de seu empreendimento na rede mundial de computadores, o seu nome na internet.

O domínio, além de indicar para o usuário como chegar até o seu site, pode mostrar, por meio da extensão, qual o seu ramo de atuação e ainda trazer credibilidade ao seu negócio.

Já deu para perceber que não dá para começar um negócio sem antes registrar um domínio, certo? Então, siga a leitura do post e descubra como fazer isso da melhor forma. Vamos lá?

O que é um domínio?

Basicamente, trata-se do endereço digital do seu site na internet. Assim como acontece com os endereços físicos, não há dois domínios iguais, ou seja, que contenham exatamente as mesmas palavras e a mesma extensão.

Isso porque o domínio nada mais é do que a tradução do número de IP do servidor em que estão armazenados os dados da empresa. Ele substitui uma combinação de 12 dígitos, o que seria muito difícil para memorizar.

Além disso, contar com um endereço online próprio e personalizado, apresenta uma série de vantagens. Confira a seguir!

Credibilidade

Algumas plataformas oferecem domínio e hospedagem de sites sem custo. A princípio, parece um grande benefício, principalmente para uma empresa que está começando. Mas não é bem assim que funciona.

Esse tipo de facilidade não transmite profissionalismo. Por outro lado, ao investir em um domínio próprio — o que, inclusive, requer pouco dinheiro —, a empresa será reconhecida como uma organização segura e confiável. O internauta saberá que não se trata de um negócio amador.

Com o domínio, você ainda poderá contar com e-mail profissional, o que, sem dúvidas, passa mais credibilidade e profissionalismo.

Alcance

Para um negócio online, como um e-commerce, o domínio é fundamental. Somente com ele, será possível ter sua loja virtual funcionando com seus produtos e serviços à disposição dos clientes.

Mas, para uma empresa física, contar com um domínio também é muito importante. Dessa forma, ela poderá ser encontrada com mais facilidade nas ferramentas de busca. Um site próprio garante melhor posicionamento no ranking do Google, por exemplo.

Levando em consideração que a maior parte do tráfego vem justamente dos dispositivos de busca, pensar em registrar um bom domínio é parte crucial do planejamento de divulgação de uma empresa.

Como escolher um bom domínio?

O domínio será a marca registrada da sua empresa na internet. Para não errar na escolha, siga as nossas dicas.

Pense em algo simples

O nome fantasia de sua empresa deve ser a primeira escolha. Mas, antes, você precisará verificar se não existem negócios com o mesmo nome ou com domínios muito parecidos.

De qualquer forma, o melhor caminho é sempre escolher algo simples e de fácil memorização, caso o nome da sua empresa já esteja sendo utilizado, tente o mesmo nome, mas com outras extensões.

Prefira domínios curtos

A chance de o usuário errar um domínio muito longo é grande. Nesse caso, há, inclusive, a possibilidade de o internauta cair no site de um concorrente, o que, certamente, você não quer.

Por isso, prefira sempre os domínios curtos, de fácil escrita e que não deixem o usuário em dúvida.

Utilize palavras-chave

Quando não se tem uma marca definida, o uso da palavra-chave é a melhor maneira de encontrar um bom domínio. Dessa forma, você conseguirá evidenciar o assunto de que seu site tratará.

Se o objetivo for, por exemplo, oferecer aulas de inglês, você poderá escolher um domínio do tipo aprendainglesonline.com.

Registre mais de uma extensão

Essa é uma dica muito importante. Ao registrar mais de uma extensão, você evitará que seu site perca tráfego para a concorrência e que outras pessoas ou empresas registrem domínios similares ao seu. Aproveitando o exemplo da escola de inglês, para que todos os usuários que acessarem o seu site sejam direcionados para a sua página, o ideal é que você registre:

  • aprendainglesonline.com;
  • aprendainglesonline.com.br;
  • aprendainglesonline.net;
  • aprendainglesonline.net.br.

Seja rápido

Na internet, há novas ideias surgindo a cada segundo. Por isso, é muito importante que você registre logo o seu domínio. Muitos empreendedores que deixam o registro para o dia seguinte acabam perdendo um domínio perfeito. Aí, o jeito é se contentar com uma segunda opção.

Como a Locaweb pode ajudar nesse processo?

A credibilidade de uma empresa de hospedagem brasileira com mais de 20 anos de atuação e 320 mil sites ativos, sem dúvidas, já deve ser levada em consideração por quem pretende registrar um domínio.

Além disso, o registro de domínio pode funcionar como uma porta de entrada para outros serviços oferecidos pela empresa. Para se ter uma ideia, quem opta pelo sistema de hospedagem, contratação de e-mails corporativos ou pelo criador de sites tem o registro disponibilizado de maneira gratuita por um ano.

Vale ressaltar que outra vantagem que a Locaweb oferece é o valor de contrato fixo, sem grandes alterações na renovação. Muitas empresas oferecem descontos consideráveis no primeiro ano, mas com um aumento que pode superar os 200% na renovação.

Acompanhe outros diferenciais da Locaweb!

Homologa o endereço em diversas extensões

Ao registrar um domínio com a Locaweb, o cliente já verifica a disponibilidade do endereço desejado e, ainda, consegue homologá-lo em diversas extensões disponíveis.

Depois, é só fazer um cadastro. Em pouco tempo, o domínio já estará ativo e pronto para conectar clientes à sua empresa.

Aceita pagamento por boleto

Além de aceitar pagamento por meio de cartão de crédito, a Locaweb também emite boleto bancário, com valores convertidos em Real. Vale ressaltar que a grande maioria das empresas do ramo faz a cobrança em moeda estrangeira, deixando o cliente exposto à variação cambial e à taxa referente ao Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF).

Oferece suporte 24 horas

Imagine o prejuízo que significa para uma loja virtual ter que esperar até o próximo dia útil para resolver problemas, como a queda de um servidor. A Locaweb oferece suporte 24 horas durante os 7 dias da semana.

Esse suporte pode ser acessado por diversas plataformas, como e-mail, telefone, chat e, até mesmo, por aplicativo. O cliente sempre é atendido por um consultor qualificado pronto para resolver seu problema, evitando, assim, qualquer eventual prejuízo para a empresa.

Enfim, agora que você já conhece a importância de registrar um domínio e, mais do que isso, de escolher a empresa certa para tal, entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços e planos.
[rock-convert-pdf id=”1006″]

Exibir ComentáriosOcultar Comentários

Faça um comentário