Você sabia que o Facebook é a rede social mais usada no Brasil? Isso é o que indica o relatório Social Media Trends, feito pela Rock Content em 2017. Com base nessa informação, fica evidente que a rede não pode ficar de fora de uma estratégia de marketing digital, certo? Não só isso, o ideal é ir além e investir — usando o Facebook Ads.

Por ser a rede social mais popular, ela é também a que mais atrai empresas para ser usada como um canal de comunicação e interação com clientes. Para ser mais exato, de acordo com a pesquisa citada, 94% dos negócios estão presentes nesse meio. Com tanta competitividade, há uma necessidade crescente de investir em anúncios pelo Facebook Ads para atingir os objetivos do negócio.

Porém, para ser eficiente é necessário saber usar essa ferramenta de forma estratégica, tirando o máximo de seu investimento. Apesar de parecer simples, existem diversas possibilidades disponíveis para os negócios criarem anúncios com os mais diversos objetivos — aumentar as vendas, ganhar seguidores, apresentar novos produtos etc.

Pensando nisso, colocamos abaixo as principais informações sobre o Facebook Ads e como usar essa ferramenta em sua estratégia de marketing digital de forma eficiente. Leia até o final para conferir!

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    O que é o Facebook Ads?

    O Facebook Ads é uma plataforma de anúncios desenvolvida pelo Facebook para que marcas e empresas possam criar conteúdo pago ou impulsionar suas publicações dentro da rede social, gerando alcance superior que o orgânico.

    Ela funciona dentro da própria rede social e pode ser usada por pessoas que possuem páginas. O conteúdo criado é exibido no feed de notícias do público selecionado ou no canto superior direito da mesma página.

    Publicações feitas de forma orgânica também podem ser impulsionadas, ou seja, é possível investir um valor qualquer para que ela alcance mais pessoas do seu público, gerando assim, mais interações.

    Quais os tipos de anúncio disponíveis?

    A plataforma oferece diversos tipos de anúncios para serem criados pelas marcas, atendendo assim, suas diversas necessidades estratégicas. Cada opção varia conforme o objetivo de uma campanha, divididas em três etapas de um ciclo de vendas, sendo elas:

    • gerar awereness: alcançar o máximo de pessoas possíveis para a criar reconhecimento de marca;
    • consideração: gerar tráfego para a página, engajamento, instalar aplicativos, iniciar conversas com a marca, gerar leads ou visualizações de vídeo;
    • conversão: gerar vendas, levar para o website ou loja da empresa e apresentar produtos e serviços.

    Os anúncios podem ser criados em diferentes formatos, se adequando melhor a cada objetivo de sua campanha. As opções disponíveis, são:

    • vídeo;
    • imagem;
    • coleção: conjunto de imagens;
    • carrossel: conjunto de imagens e vídeos, cada qual com um link individual;
    • apresentação multimídia: criação de um vídeo com imagens e outros vídeos da marca;
    • canvas: exclusivo para conteúdo móvel, oferece uma funcionalidade de tele cheia para os anúncios;
    • geração de cadastros: apresenta um formulário de coleta de dados em conjunto de uma imagem ou vídeo;
    • ofertas: apresenta descontos para um produto ou serviço, criado com uma imagem, vídeo ou carrossel.

    Quais as vantagens da estratégia para o negócio?

    Fica evidente que incluir o Facebook Ads em sua estratégia de marketing digital oferece diversos benefícios para o negócio. Colocamos abaixo os principais. Confira!

    Permite uma alta segmentação do público

    Uma das características que aumenta o sucesso das campanhas criadas pela plataforma é sua alta segmentação do público. Ao criar anúncios, é possível delimitar o público impactado pelas seguintes características:

    • idade;
    • gênero;
    • idiomas;
    • localização: região, cidade, estado ou país;
    • dados demográficos: relacionamento, ocupação, formação, domicílio, preferências políticas, afinidade étnica, etc.;
    • interesses: hobbies, costumes e gostos;
    • comportamento: dispositivos que usa para acessar a rede social, sistemas operacionais, etc.;
    • conexões: com a página, público da marca, aplicativo ou eventos.

    Aumenta a visibilidade da marca

    Por ser a rede social mais usada pelos brasileiros, o canal se torna uma grande forma de aumentar a visibilidade da marca. Os anúncios patrocinados ou campanhas podem alcançar até 50 milhões de usuários, mostrando todos os benefícios e diferenciais da empresa.

    Oferece rápido retorno

    Outro benefício que o Facebook Ads garante é o retorno rápido em suas campanhas, principalmente para as de conversão. Ao criar um anúncio, ele pode ser exibido no mesmo dia para sua audiência e, em menos de 24 horas, é possível ter cliques e interações com o conteúdo.

    Apresenta dados para conhecer melhor o cliente

    As campanhas do Facebook Ads também te ajudam a conhecer melhor seu público dentro da rede. Ao avaliar e comparar os dados de cada anúncio é possível identificar seus gostos e comportamentos, encontrando oportunidades de otimização para suas campanhas e investimento.

    Como começar a investir?

    Defina um orçamento

    O primeiro passo para começar sua estratégia com Facebook Ads é compreender o quanto do orçamento pode ser destinado para a ferramenta. O ideal é começar com pouco e fazer testes, identificando quais formatos e campanhas trazem os melhores retornos para seus objetivos.

    Identifique o objetivo da ação

    Agora, é o momento de definir qual será o objetivo de sua campanha. Como falamos, existem diferentes opções para as marcas que variam de acordo com seu funil de vendas (atração, consideração e conversão). Determine aquele que mais faz sentido com seu plano geral de marketing para começar a estruturar sua campanha.

    Estruturar a campanha

    A partir do objetivo definido, você deve selecionar qual à audiência da campanha, criando sua segmentação, escolher as opções de localização de acesso, ou seja, quais momentos do dia da audiência ela deve receber seus anúncios.

    O próximo passo é estabelecer o orçamento desejado e cronograma de apresentação. Seu investimento pode ser feito para o dia ou para toda a campanha, ou seja, você pode determinar o máximo que deseja gastar diariamente. Além disso, é possível estabelecer um período de exibição da campanha.

    Por fim, defina o formato do conteúdo, inclua suas mídias, texto e links para chegar ao resultado final do anúncio. Avalie como ele será exibido em cada tipo de dispositivo e selecione se todos devem ser usados em sua campanha, para então, começá-la!

    Mensure seus resultados

    O último passo de uma campanha é acompanhar e mensurar seus resultados, avaliando o desempenho de cada anúncio criado. Pode-se comparar anúncios, públicos, horários e conteúdos para definir quais características geram melhores resultados para a empresa e usar essas informações para otimizar as próximas campanhas.

    Todo o processo de criar, acompanhar e mensurar os resultados de uma campanha pelo Facebook Ads pode ser um desafio, principalmente para pequenos empreendedores que estão começando no mercado. Essa atividade demanda tempo e conhecimento, o que acaba sendo difícil quando se possui tantas outras demandas e obrigações no negócio.

    Por esse motivo, muitas pessoas procuram o apoio de uma empresa especializada em anúncios online e estratégia de marketing digital. Esses parceiros garantem melhores desempenhos e maior retorno para as campanhas criadas, seja no Facebook Ads, Google Adwords ou outros formatos digitais.

    Agora que você conhece os benefícios do Facebook Ads e como uma empresa parceira é importante para o sucesso de sua estratégia de marketing digital, acha que é o momento de investir? Então entre em contato com a Locaweb, especialista no assunto, e comece seu projeto!