Normalmente, quando estão começando um negócio, os microempreendedores individuais (MEI) se veem em meio a uma grande quantidade de afazeres. Por outro lado, não contam com o suporte de uma equipe, principalmente devido ao orçamento limitado. Nesse sentido, as ferramentas para MEI podem facilitar o dia a dia desses pequenos e novos empreendimentos.

Graças à tecnologia, hoje, esses empresários têm acesso a diversos serviços. São milhares de sistemas e aplicativos — muitos deles gratuitos — que podem ser utilizados a partir de um smartphone.

Quer conhecer as principais ferramentas para MEI e saber como elas podem ajudar no seu negócio? Então, siga a leitura do post e alavanque, de uma vez por todas, a gestão da sua empresa!

1. Qipu

Trata-se de um aplicativo gratuito para iOS e Android desenvolvido especialmente para MEIs. O Qipu consegue gerenciar as finanças do negócio permitindo o todo o acompanhamento fiscal a partir do smartphone.

O app tem um funcionamento bem simples, intuitivo e está em português, o que facilita bastante. Para começar a utilizá-lo, depois da instalação o empreendedor precisa apenas inserir alguns dados da empresa e fazer seu cadastro.

Merecem destaque três recursos do aplicativo. O primeiro é a mobilidade, já que o empresário pode acessar todos os dados inseridos no app de qualquer dispositivo conectado à internet, uma vez que tudo ficar armazenado na nuvem.

Outro recurso fundamental é o sistema de notificação, que lembra o usuário das datas importantes, como o dia do pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples)  — muito importante para o planejamento tributário.

Porém, o recurso que mais ajuda o empresário, sem dúvida, é a possibilidade de gerenciamento do negócio. Por meio do app, o usuário consegue acompanhar a movimentação financeira da empresa, visualizar despesas, receitas, emitir notas etc. Enfim, o aplicativo reúne todos os recursos necessários para a gestão do empreendimento.

2. Yapay

A cobrança por boleto bancário reduz a inadimplência, um dos grandes problemas enfrentados por MEIs. Antigamente, esse tipo de cobrança só era feito por grandes empresas, mas esse processo foi democratizado com a chegada de serviços especializados, como o Loop, a ferramenta de emissão de boletos da Yapay.

Além da facilidade para efetuar a cobrança, esse tipo de serviço tem baixo custo — cerca de R$ 3,50 por boleto pago. No caso de assinatura ou cobrança recorrente, é permitido automatizar o envio por e-mail, por exemplo, ou gerar um carnê de pagamentos, com a possibilidade de envio pelos Correios para quem prefere os meios off-line.

O sistema ainda gera relatório para mostrar quanto foi recebido e faturado no período e faz toda a intermediação com os bancos.

3. WhatsApp Business

Trata-se da versão do aplicativo de troca de mensagens direcionada para empresas e empreendedores de todos os portes, inclusive MEI. O WhatsApp Business facilita a interação com o cliente à medida que oferece meios para automatizar, classificar e responder rapidamente às mensagens.

A ferramenta de respostas rápidas ainda salva os textos enviados com mais frequência para que possam ser reutilizados. Essa é uma boa maneira de responder às perguntas mais frequentes.

O empreendedor pode criar um perfil comercial com informações úteis para o seu cliente, como descrição da empresa, website, e-mail e endereço físico. Para que não haja nenhum tipo de fraude, a conta sempre é verificada.

4. G Suite

O G Suite, antigo Google Apps, oferece soluções para armazenamento em nuvem, ferramentas de produtividade e trabalho colaborativo, além dos mais diversos softwares e produtos desenvolvidos pela Google, como o Gmail, Hangouts e Agenda.

O Google Drive, por exemplo, é um serviço de armazenamento e sincronização feito para quem precisa criar, guardar e compartilhar todos os seus documentos na nuvem. Ele deixa a vida do MEI muito mais prática, afinal, os documentos ficam organizados em um mesmo local e acessível de qualquer dispositivo.

Já o Google Docs, Sheets e Slides são, respectivamente, um processador de texto, uma planilha e um programa de apresentação. Eles possibilitam que o MEI acesse ou modifique arquivos em tempo real, durante reunião corporativa, por exemplo, o que acaba gerando uma grande economia de tempo.

Como essas soluções são baseadas em computação em nuvem, as alterações são salvas automaticamente e fica registrado um histórico de revisões.

Para o MEI que não pode disponibilizar de recursos para viagens ou mesmo reuniões extras, o Hangouts  é uma excelente opção. Essa ferramenta do G Suite suporta conversas de texto, voz e vídeo com até 25 participantes, além de ser multiplataforma, isto é, funciona com qualidade tanto no desktop quanto em dispositivos móveis, independentemente do sistema operacional.

5. Loja Integrada

Se você tem um comércio e quer aumentar o faturamento, a Loja Integrada pode ser uma oportunidade. Esse aplicativo, com versão gratuita, possibilita que o microempreendedor cadastre até 50 itens com um limite de 5 mil visitas por mês.

A criação da loja virtual é bem simples e intuitiva. A solução também oferece formas seguras de pagamento, tanto para o empresário quanto para o cliente. Entre as vantagens do aplicativo ainda estão o suporte online e as ferramentas disponíveis para melhorar as vendas.

Por meio da Loja Integrada, o MEI também pode divulgar os seus produtos em sites como o Mercado Livre e o Elo 7.

6. E-mail profissional

No mundo corporativo, um e-mail profissional é fundamental para quem deseja passar credibilidade. Na busca pela fidelização do cliente, por exemplo, ele faz toda a diferença e mostra que você, mesmo como microempreendedor individual, está disposto a entregar um serviço de excelência, sem amadorismo.

Existem algumas plataformas disponíveis para atender às necessidades do MEI. A Locaweb, por exemplo, fornece e-mail profissional (xxxx@suaempresa.com.br), inclusive dentro de pacotes com domínio grátis, hospedagem para site, maior espaço de armazenamento, integração com tarefas e sincronização com dispositivos. Isso sem contar o suporte 24 horas por dia.

Enfim, as ferramentas para MEI oferecem uma série de facilidades para o microempreendedor individual que, certamente, poderão ajudá-lo a alavancar seu negócio, principalmente por meio de uma gestão mais eficiente e otimizada.

Gostou das dicas do artigo? Então, assine a nossa newsletter e receba outras informações que vão ajudá-lo a fazer sua empresa crescer!

[rock-convert-pdf id=”1010″]

 
Exibir ComentáriosOcultar Comentários

Faça um comentário