Veja quais são os principais pontos a serem analisados na hora de pensar em uma campanha de e-mail marketing e confira o que é preciso para criar a sua!

Quando você entra em um mercado para comprar molho de tomate, por exemplo, e se depara com diversas embalagens semelhantes, qual você escolhe? E um livro? Você escolhe somente pelo nome da obra, do autor, ou quando vê uma capa que se destaca no meio de todos os outros livros pega por curiosidade de ao menos ver sobre qual assunto se trata?

Os exemplos citados acima são algumas amostras de que nos dias de hoje o design deixou de ser somente um “trabalho artístico”, e se tornou parte importante da estratégia de comunicação de um produto ou serviço. O layout é a principal forma de chamar a atenção do público-alvo e se destacar no meio de tantas ofertas existentes no mercado.

No caso da criação de um e-mail marketing não é diferente. Investir em um bom layout, com design pensado no impacto visual que você quer causar aos clientes é fundamental no conjunto de ações para que uma campanha de e-mail marketing seja bem sucedida e tenha um bom retorno. Veja, então, algumas dicas e cuidados com layout e design desejáveis para criar e-mails marketing de sucesso:

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    Boas práticas para criação de um e-mail marketing

    Criação em HTML

    Todos os grandes provedores de e-mail têm algum tipo de proteção/bloqueio contra mensagens que contenham apenas imagens. Criar um e-mail marketing em HTML é fundamental para aumentar a entregabilidade e taxa de visualização das suas campanhas. Para isso você pode contar com os templates prontos ou com o editor de conteúdo, que estão disponíveis no Email Marketing Locaweb. As duas opções criam os e-mails na linguagem HTML de forma simples e rápida.

    Tamanho da arte de email marketing

    Alguns provedores como o Hotmail e Gmail usavam janelas de tamanhos diferentes que acabavam escondendo partes importantes do layout como as barras de rolagem horizontais, por isso antigamente o formato padrão era de 600 pixels.

    Atente-se para usar um tamanho que seja legível em diferentes tamanhos de tela, inclusive em dispositivos móveis. A maioria das empresas envia emails com a largura entre 600 e 700 pixels, mas outras empresas também fazem experimentos com formatos mais largos.

    Personalize

    Já pensou em enviar um e-mail para uma grande base e poder chamar cada contato pelo nome ou cargo? Usando essas variáveis, você pode aumentar o relacionamento com esse contato, em contrapartida a sua taxa de clique e abertura também podem aumentar. Além disso, campanhas segmentadas são ideais para engajar o público, como e-mail de aniversário, datas sazonais e lançamentos de produtos.

    Assunto do email

    O assunto é a parte mais importante do email, pois é a primeira coisa que o destinatário lê. Use no máximo 20 a 41 caracteres, caso sejam mais longos do que isso, a chance de aparecer cortado na versão mobile da caixa de entrada do destinatário é grande. Evite os caracteres especiais (!@#$%¨&), pense no conteúdo que o e-mail irá divulgar e seja coerente na criação do título com o texto do corpo do e-mail. Lembre-se que conteúdos confusos não vendem.

    Proporção de imagens e texto no e-mail

    Use poucas imagens para evitar os efeitos do bloqueio automático, a referência de mercado é de no mínimo 60% texto e 40% imagens. Para atrair o interesse do destinatário escolha imagens que remetam a emoção que quer provocar com o conteúdo.

    O tamanho aceito pelos provedores de email é pequeno: 100kbs por imagem única e, somando-se todas as imagens presentes no email, de 500kbs. Por isso, é importante colocar poucas imagens e reduzir o tamanho delas.

    tamanho ideal email marketing

    Cores

    Use cores contrastantes e texturas diferentes para despertar o interesse, mas evite cores berrantes e contrastes que possam tirar a atenção da leitura do e-mail. Recomenda-se que utilize uma paleta de no máximo duas cores sempre com um fundo claro e uma cor de texto escura.

    Fontes

    O objetivo da mensagem é comunicar através de palavras, portanto evite o uso de fontes pequenas e o excesso de tipos de fontes. Utilize no máximo dois tipos diferentes de fontes, e procure usar fontes que sejam comuns a todos os computadores, para não correr o risco de desconfigurar a mensagem.

    Call to action

    Deixe claro no e-mail qual a ação que você deseja que o remetente faça (comprar algo, preencher um formulário, ir para um site), para isso explore diferentes formas de chamar a atenção como links sublinhados, setas e no mínimo 1 botão de ação, usando sempre textos que entreguem uma solução e cores que possam destacar.

    Testes

    Antes de enviar a mensagem para a lista completa, envie um teste para o seu e-mail. Verifique se todos os links estão corretos, se todas as imagens estão carregando e não deixe de fazer aquela última revisão no texto, enviar um e-mail com algum erro de português ou erro de digitação pode afetar e muito a sua campanha.

    Ferramentas de Email Marketing

    Uma ferramenta perfeita para criar email marketing de maneira fácil e de forma inteligente, fácil de usar e muito prática. A ferramenta de e-mail marketing funciona com o sistema arrasta e solta, basta escolher o template do email marketing que mais te agrada e começar a criar e-mails marketing do seu jeito e com a cara da sua empresa.

    Além dessas dicas, lembre-se de sempre enviar conteúdos relevantes para o seu mailing, o que significa redobrar atenção sobre os assuntos que os seus clientes mais se interessam. Uma forma de obter essa informação é analisar o comportamento dos visitantes do seu site – onde mais clicam, página que tem maior visitação, tempo de visitação e fluxo de acesso são informações que podem ajudar a enriquecer a sua base de contatos.

    Com a ferramenta de Email Marketing da Locaweb você pode contar com essas vantagens em todos os planos:

    • Classificação de contatos: contatos classificados conforme o engajamento e interação dos e-mails enviados;
    • Datas comemorativas: consulte sugestões da ferramenta e programe seus envios;
    • Campos personalizáveis: customize seus envios com nome, data ou outras informações;
    • Testes de envio: antes de enviar suas campanhas, visualize a aparência de sua entrega;
    • Relatórios: dados para analisar suas campanhas sem complicação;
    • Formulário opt-in: pronto para se integrar ao seu site ou e-commerce e captar novos contatos;
    • Criador de email marketing: crie e personalize suas mensagens ou utilize um dos nossos modelos prontos;
    • Segmentação: escolha seus envios por tipo de comportamento.

    E ai, gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de mais dicas para alavancar às vendas do seu negócio!

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