Contratar uma empresa especializada de recrutamento para pesquisas e testes de usabilidade costuma ser o caminho mais rápido, mas normalmente custa caro. Se seu projeto não tem um orçamento que comporte a tercerização do recrutamento, a melhor saída é fazer por conta própria. Mas quem já tentou fazer isso sabe que não é tarefa das mais fáceis.

Independentemente de qual caminho você vai escolher para recrutar tem duas coisas que você precisa saber para garantir a qualidade da seleção dos seus participantes:

1.  Definir com clareza o perfil adequado para o seu teste.
2.  Não restringir a definição de perfil a dados demográficos.

Em entrevista realizada por Jared M. Spool, Dana Chisnell, da UsabilityWorks, co-autora do Handbook of Usability recomenda evitar o uso de dados demográficos como descrição de perfil de usuário. Porque, por exemplo, a idade não é necessariamente um indicador de comportamento, desempenho ou especialização. Se quisermos saber como os diferentes comportamentos e experiências afetam a maneira como as pessoas irão utilizar uma determinada aplicação, precisamos olhar para além da idade. Ao definir o perfil, considere a experiência do participante com uma determinada funcionalidade ou atividade, frequência de uso de uma plataforma, software ou internet de acordo com os objetivos do seu estudo.

Se você vai fazer o recrutamento por conta própria, tenha em mente que você vai precisar selecionar participantes que tenham alguma motivação para participar da pesquisa, que sejam cooperativos e articulados. Se o partipante não apresenta essas características fica bem díficil extrair dele o que você precisa. A sessão de teste deixa de ter foco na avaliação do produto e se torna uma administração do participante.

Como encontrar participantes motivados, cooperativos e articulados?
Você pode encontrar pessoas dispostas a participarem do seu estudo de diferentes formas:
– Utilizar uma listagem de clientes da sua empresa
– Disponibilizar um questionário de recrutamento no seu site
– Convidar interessados através do twitter
– Convidar amigos (em último caso)

Divulgue que você está a procura de participantes para testes e pesquisas. Uma vez que você tem uma lista de pessoas interessadas, o passo seguinte é descobrir se a pessoa que tem motivação e interesse em participar do teste está dentro do perfil que você procura.  Você pode iniciar a  seleção de participantes através de e-mail ou questionário de recrutamento online.

Ao montar um questionário para recrutamento, opte por perguntas simples e objetivas que deixem claro qual é o grau de familiaridade que o usuário tem com determinada funcionalidade ou sistema de acordo com os objetivos da sua pesquisa. Em seguida, agrupe os respondentes que tem o mesmo tipo de experiência. Por exemplo, Você pode fazer testes com pessoas que tenham experiência básica ou avançada com determinada funcionalidade ou com usuários e não usuários da sua ferramenta mas não deve comparar resultados de um grupo com o outro.

Depois entre em contato com as pessoas que estão dentro do perfil procurado para agendar os testes. Jackob Nilsen sugere que você faça testes de usabilidade com pelo menos 5 usuários por perfil, segundo ele, com esse número de pessoas já é possível encontrar pelo menos 75% dos problemas. Se não conseguir agendar testes com pelo menos 3 pessoas com o mesmo perfil, é recomendado entrar em contato com mais pessoas e continuar o recrutamento para que você consiga ter uma amostragem significativa ao comparar os resultados.

Gráfico Jackob Nielsen - Usability problems found x Number of test users
Gráfico Jackob Nielsen – Usability problems found x Number of test users

E com quantas pessoas é preciso entrar em contato até conseguir selecionar o número desejado de pessoas? Conto pra vocês no próximo post sobre recrutamento de participantes para testes e pesquisas. Aguardem!