5 motivos para tomar café agora mesmo

em Geral.

Se você gosta de café tanto quanto a gente, sabe que todo dia é dia para tomar uma boa xícara. Só que talvez você não saiba que neste mês, em 14 de abril, comemoramos o Dia Internacional do café.

Ainda não se sabe porque a data foi escolhida, mas não podemos deixá-la de lado. Por isso, listamos 5 motivos para você sair da cadeira e tomar aquele cafezinho bem quentinho e saboroso que está esperando por você neste exato momento. Confira:

// Vida longa para quem toma café

Foi realizada uma pesquisa nos Estados Unidos com mais de 400 mil pessoas durante 14 anos e os estudiosos compararam a taxa de mortalidade entre os que bebem e os que não bebem café.

Sabe qual foi o resultado? Menos mortes entre aqueles que tomavam pelo menos três xícaras da bebida por dia. Você pode saber mais sobre, lendo a matéria publicada pela Revista Superinteressante. Vida Longa, próspera e com café! ;)

// Mais café, mais memória

Quando consumido no horário certo, o café pode melhorar a sua memória. Para obter esse benefício, jovens adultos deveriam tomar uma xícara pela manhã, já as pessoas mais velhas deveriam tomar uma xícara à tarde. Saiba mais sobre o estudo no artigo publicado pela Revista Galileu.

// O café pode acabar

Precisa de mais um motivo para sair agora da cadeira e pegar um café? Esse é um pouco triste: infelizmente o café corre o risco de extinção. Segundo um estudo realizado pelo Instituto Australiano do Clima, por causa do aquecimento global, a área de cultivo do café será reduzida pela metade até 2050.

Mas diante disso, as plantações podem ficar mais produtivas na África Oriental e outras regiões. Segundo a matéria publicada na Superinteressante, com o aumento da concentração de CO2, a produção vegetal pode ser turbinada. Saiba mais.

// Está cansado? Tome café!

Tomar um cafezinho antes de tirar uma soneca de 15 minutos pode lhe deixar mais descansado. Sim, isso mesmo. Tomar café um pouco antes de deitar pode lhe fazer bem.

A Universidade Laughborough, no Reino Unido, realizou um estudo com 12 pessoas que estavam com problemas para dormir. Eles tomaram um copo grande de café e depois dormiram durante 15 minutos.

Quando acordaram, fizeram um teste usando um simulador de estrada e tiveram que dirigir por duas horas. A atividade mostrou que as pessoas que tomaram o café e depois dormiram tiveram um desempenho superior do que as pessoas que só haviam tomado o café ou só dormido. Saiba mais sobre a pesquisa.

// Tome café para ser mais positivo

Está para baixo? Tomar algumas xícaras de café podem lhe fazer ver o lado bom da vida, ou pelo menos prestar mais atenção em palavras positivas do que nas negativas. A cafeína aumenta a transmissão de dopamina, neurotransmissor que produz sensações de prazer e alegria.

A substância estimula o lado esquerdo do cérebro, responsável por controlar a linguagem, e lhe faz distinguir palavras mais rapidamente – principalmente as positivas, já que segundo a ciência o ser humano tende a reconhecer primeiro as expressões com bons significados.

E então, depois desses 5 motivos fica difícil não correr para tomar uma boa xícara de café, não é mesmo? Celebremos! o/

Você também pode gostar