As garagens que revolucionaram o mundo

em Geral.

Captação de recursos, rodadas de investimento, capital de giro… Esses são desafios de grande parte dos empreendedores no início de seus negócios. Com a competitividade do mercado atual, a maioria das empresas realmente precisará de um ou mais de um deles. Porém, temos exemplos para nos mostrar que isso não é uma condição à qual todos devem se submeter. Com determinação, foco, trabalho árduo e boas ideias você pode começar o seu negócio realmente do zero.

garagem-de-gênio

Essa pequena lista é uma prova disso. São negócios que começaram em garagens do vale do silício e de outras partes dos EUA e deram supercerto. Reflita: de pelo menos uma dessas marcas você é um usuário ou um fã, correto?

Você e bilhões de outras pessoas em todo o planeta se relacionam diretamente com estas empresas que nasceram literalmente na garagem das casas de seus fundadores e mudaram o mundo revolucionando seus segmentos. Confira quais são essas marcas sobre as quais estamos falando.

Google

Sim, começamos por essa gigante que domina diversos segmentos da internet. Larry Page e Sergey Brin, recém-formados pela Universidade de Stanford, alugaram a garagem de uma amiga – Susan Wojcicki, que mais tarde se tornaria uma executiva da empresa – em setembro de 1998.

Foram dias e noites de trabalho pesado no desenvolvimento do que hoje conhecemos como o buscador do Google. O objetivo deles era criar um site que pudesse indexar e manter todos os tipos de informações disponíveis na web, de forma acessível para todos os tipos de usuários no mundo. É desnecessário falar do sucesso que obtiveram neste propósito. Hoje, a empresa, que já possui diversos outros produtos, como o Gmail, YouTube, Google+ e Google Drive, mira cada vez mais alto, investindo em inovações como o Google Glass e o projeto do carro que não precisa de motorista (em fase de testes).

Apple

A Apple é outra marca mundialmente famosa, rivalizando com o Google em diversos segmentos. Em comum entre as duas há o fato de que começaram suas atividades em garagens. Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne desenvolveram o primeiro computador Apple em 1976, na garagem dos pais de Jobs.

Este Apple foi vendido por $ 500 dólares para uma loja local, dando aos jovens empreendedores o entusiasmo para persistir na ideia. Então vieram outras versões até que a Apple se tornou uma empresa mundialmente conhecida com o lançamento da linha Macintosh, que rendeu a eles milhões de dólares. Hoje em dia a Apple é líder mundial em tecnologia, criando dispositivos revolucionários como o iPhone, iPod e o iPad.

Microsoft

Todo usuário de computadores conhece a Microsoft. Ela é certamente a mais importante empresa de software no mundo, e foi criada em uma pequena garagem na cidade de Albuquerque, nos Estados Unidos, por Bill Gates e seu amigo Paul Allen.

O primeiro sistema operacional criado pela empresa foi licenciado por $ 80.000 dólares. Os dois continuaram trabalhando no desenvolvimento de sistemas similares e alguns anos depois lançaram o Windows, que se tornou um ícone da microcomputação. Hoje em dia o Windows é de longe o sistema operacional mais usado no mundo, presente em cerca de 80% de todos os computadores do planeta.

Amazon

A Amazon.com é o maior e mais amado e-commerce do mundo, referência para os empreendedores do segmento nos cinco continentes. Foi criada em 1994 como uma loja virtual de livros por Jeff Bezos em uma garagem em Washington. Em julho de 1995, a Amazon fez a sua primeira venda e desde então não parou de crescer. Hoje a companhia compra, vende e entrega livros em 48 países diferentes.

Além da tecnologia

Por algum motivo, as empresas de tecnologia são os exemplos mais numerosos de negócios que começaram em garagens e revolucionaram o mundo. Mas existem outros, como a Disney World, que começou na garagem do tio de seu fundador, Walt Disney, em Los Angeles, e a banda de rock Nirvana, que ensaiava em uma garagem de Seattle e se tornou grande parte do movimento grunge nos anos 1990..

E então, se você tem disposição e uma boa ideia, só resta saber: tem um espaço sobrando aí na sua garagem?